Português (Brasil)

Polícia Militar Ambiental realiza 'Operação Asas II 2021' em Santos Dumont

Polícia Militar Ambiental realiza 'Operação Asas II 2021' em Santos Dumont

Data de Publicação: 18 de novembro de 2021 15:20:00 Durante a fiscalização, uma mulher de 60 anos recebeu um auto de infração de cerca de 73 mil reais por irregularidades na criação de pássaros

Compartilhe este conteúdo:

 Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello 

Na última terça-feira (16), a equipe da Polícia Militar Ambiental em Santos Dumont visitou alguns locais suspeitos de irregularidades no sistema de criação amadora de pássaros estabelecido pelo Ibama. 

Durante a fiscalização em uma residência no bairro Córrego do Ouro e no bairro Nossa Senhora Aparecida, foram apreendidos cinco pássaros nativos de fauna silvestre, além de ter sido lavrado um auto de infração no valor de R$11.832,00.

Já na quinta-feira (17), também durante a realização da 'Operação Asas II 2021', a equipe ambiental da PM compareceu ao bairro Quarto Depósito, onde foi recebida por uma mulher de 60 anos, que informou aos policiais que em seu plantel, algumas aves foram soltas e outras morreram.

Entretanto, durante a fiscalização nos fundos da residência, foi constatada a existência de um viveiro de aproximadamente 12m², cercado por tela. No viveiro foram encontrados pássaros de fauna silvestre exóticas, popularmente conhecidos como canários belga, além de um pintagol, pássaro híbrido gerado através de cruzamento ou manipulação genética, proibidos pelo órgão ambiental.

Ainda na residência do Quarto Depósito foram encontrados quatro pequenos viveiros, onde estavam quatro casais de canários-da-terra, sendo que um casal portava anilhas em desconformidade com a licença obtida. Quanto às outras 49 espécimes constantes na relação de criador amador de passariformes, não estavam no local, caracterizando extravios de espécimes da fauna de que detenha a guarda ou deixar de mantê-las em local declarado.

Mediante tudo isso, os polícias tomaram as medidas administrativas cabíveis, onde foi lavrado um auto de infração equivalente a R$73.950,00, além da apreensão dos oito pássaros da espécie especial canário-da-terra, juntamente com três viveiros e uma gaiola de metal, e também, o recolhimento de um pintagol juntamente com uma gaiola de metal, que foram encaminhados ao centro de triagem de animais silvestres do IEF de Juiz de Fora.

A suspeita assinou um termo de circunstanciado de ocorrência para o posterior comparecimento ao juizado especial da Comarca em Santos Dumont.

 

 

Fotos: Divulgação PMMA

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário