Ministério da Educação lança formação de professores para o Novo Ensino Médio
Data de Publicação: 28 de outubro de 2021 17:13:00 Programa de ensino aplicado ao mercado de trabalho entrará em vigor a partir de 2022
Por Gilberto Freire - Repórter
O Ministério da Educacão (MEC) lançou uma formação específica para professores do ensino médio de escolas públicas e privadas na última terça-feira (26). O objetivo é preparar os profissionais para a implantação do Novo Ensino Médio que entrará em vigor em todo o país a partir de 2022.
O programa possui cinco formações gratuitas que estão disponíveis no Avamec, referentes a cada uma das áreas do conhecimento que estarão nas matrizes curriculares no ano que vem: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além disso, haverá o módulo “Mundo do Trabalho”, que mostra como os docentes poderão orientar os estudantes sobre projeto de vida, carreira e empreendedorismo.
Os módulos são de 180 horas. Além da teoria, haverá propostas de aplicação prática, indicando soluções pedagógicas voltadas à interdisciplinaridade. O objetivo é atingir os 505.782 docentes de ensino médio que atuam nas escolas públicas. Os docentes da rede privada também poderão se beneficiar dessa formação.
A proposta do MEC com o Novo Ensino Médio visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, considerando as complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
“Diante das alterações curriculares e pedagógicas, que têm impactado diretores escolares, professores e alunos, o MEC sentiu a necessidade de preparar os docentes do ensino médio para se sentirem seguros na implementação da nova organização do ensino.”, explica o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.
Opinião da Especialista em Educação
O Portal 14B conversou com a professora sandumonense Joseane Netto, Mestre em Letras e Especialista em Educação, que falou a respeito da proposta do MEC:
“A formação de professores aqui no Brasil sempre foi deficitária. Na maioria das vezes, os cursos de Licenciatura não preparam os professores para a realidade da sala de aula e o docente se vê 'obrigado' a fazer cursos extras para se sentir mais apto ao exercício de sua função. Porém, esses mesmos cursos acabam por repetir um mesmo padrão: a teoria e não a prática", analisa a especialista.
Para Joseane, a formação proposta pelo MEC é importante desde que possibilite ao professor os subsídios necessários para sua prática.
"Longe de mim ser pessimista. Há muitos cursos de formação de professores que buscam fazer com que o docente seja não só observador de sua realidade, mas também propositor de intervenções pontuais para a resolução de questões voltadas para o ensino e a aprendizagem e outras questões inerentes ao ambiente escolar. Nesses cursos o professor torna-se pesquisador e exercita sua autonomia e sua autoria diante das diversidades do dia a dia", comenta a mestre.
De acordo com Joseane, o Novo Ensino Médio é e continuará sendo, por um bom tempo, um grande desafio, pois, segundo ela, "a educação no Brasil continua desigual, com oportunidades desiguais, de racismo e preconceitos vários".
"Espero que essa formação traga substância para que os professores possam exercer sua função de forma mais rica e que não seja só mais um curso ou mais uma obrigação que o profissional deverá cumprir”, conclui ela.
Fotos: Canal do Ensino / Arquivo Pessoal Joseane Netto
Edição: Gláucia Rabello
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