Português (Brasil)

23 de Outubro sem brilho

Data de Publicação: 21 de outubro de 2021 20:15:00 Corrida de kart na Avenida Getúlio Vargas, jogos com grandes clubes do Rio e BH. Já que hoje é dia de #tbt, vamos relembrar como eram as comemorações do Dia da Asa em Santos Dumont

Compartilhe este conteúdo:

 Por Clézio Paulo de Sá - Colunista

A festa do Dia da Asa, 23 de outubro, que já foi o maior acontecimento cívico de nossa cidade e que marca o brilhante vôo do 14-Bis, o maior feito do nosso conterrâneo, o genial Alberto Santos=Dumont, há alguns anos vem perdendo a sua grandiosidade devido à falta de representatividade política do nosso município junto aos governos estadual e federal.

Quem viveu nessa cidade nos últimos setenta anos do século passado, se orgulhava das festividades que marcavam a “Semana da Asa”, entre os dias 16 e 23 de outubro.

Era uma semana marcada por uma série de eventos alusivos a esse importante acontecimento histórico. Havia recitais de grandes orquestras, corais, bandas militares, concursos culturais, competições esportivas, festivais de músicas, trovas, shows e até corrida de kart  na Avenida Getulio Vargas e jogos da nossa seleção com grandes clubes do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Os desfiles do dia 23 de outubro despertavam elogios de todas as autoridades que nos visitavam. As escolas primavam em suas apresentações, bem como o 4º Esquadrão, a Polícia Militar, os cadetes da Epcar, as bandas de músicas, o 9º Grupo de Escoteiros e várias ouras entidades. O palanque na praça ficava cheio de autoridades: governador, deputados, senadores, ministros, secretários de estado e todas as autoridades do município de Santos=Dumont e cidades vizinhas.

A festa de entrega das Medalhas de Santos=Dumont, nos graus ouro, prata e bronze, em Cabangu, fazia parte das festividades de Santos=Dumont com total apoio do governo de Minas Gerais e da Epcar. Era um acontecimento de projeção nacional contando inclusive com as presenças de presidentes da República como Juscelino Kubistcheck, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva.

Jornais, revistas e as principais estações de rádios e tv’s de todo Brasil faziam cobertura sobre esse auspicioso acontecimento. Cabangu fica lotado de visitantes, agraciados, familiares e autoridades.

Os tempos mudaram, desvincularam a festa de Cabangu das festividades da cidade, fazendo a entrega das medalhas em dias diferentes e sob a orientação exclusiva do cerimonial do Governo de Minas.

Com isso, as solenidades do dia 23 de outubro foram esvaziadas em termos de projeção nacional, muitas autoridades, inclusive da cidade, deixaram de comparecer, a data foi politizada, os alunos e as escolas desmotivados, mas o povo continua comparecendo para prestigiar os desfiles.

Em 2020, devido a pandemia da Covid-19, as festividades foram canceladas e nesse ano parece que o mesmo irá acontecer, isso porque, até agora, não houve qualquer tipo de comunicação por parte da prefeitura.

Esse fato nos trás grandes desilusões, mas é esse o clima reinante em todo território nacional. Vamos nos contentar recordando fatos do passado, dizendo com muita saudade que nas festas de 23 de outubro Santos=Dumont, tinha isso, aquilo e acolá, cantando: “Tempo bom, não volta mais, saudade...”

 

Fotos: Reprodução

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário