Português (Brasil)

Delegado da Polícia Civil pede aos vereadores mais apoio para a causa dos animais em Santos Dumont

Delegado da Polícia Civil pede aos vereadores mais apoio para a causa dos animais em Santos Dumont

Data de Publicação: 19 de outubro de 2021 20:26:00 Falta de um canil municipal prejudica o acolhimento de animais vítimas de maus-tratos na cidade

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter

O delegado da Polícia Civil, Dr. Daniel Gomes de Oliveira, esteve na Câmara Municipal na última quarta-feira (13), conversando com os parlamentares sobre a necessidade de se ter uma política pública voltada para os animais, em Santos Dumont. A reunião foi agendada pelo vereador Felipe da Silva Chaves (DEM), que entendeu a necessidade do município ter uma política clara e que resolva definitivamente a questão.

A visita do delegado ao Parlamento foi motivada pela falta de um abrigo permanente para os animais em condições de maus-tratos ou qualquer outro tipo de risco. O delegado pediu uma solução para o problema, afirmando que se o houvesse um canil municipal, ajudaria muito os trabalhos realizados na cidade em prol dos animais.   

Por muito tempo Santos Dumont aplicou esforços na construção de um canil municipal na região do ‘Parque da Lago’, próximo à Mantiqueira. Mas por questões ambientais, e após o canil ficar pronto é que a interdição judicial impediu seu funcionamento. Nos dias atuais, não há um abrigo público que possa apoiar cães, gatos e outros animais apreendidos por violência doméstica e maus-tratos, por parte de seus proprietários ou por terceiros na cidade.

Durante a reunião, vários vereadores se manifestaram a favor de um abrigo para amparar os animais. O presidente Luciano Gomes (Cidadania) disse que marcará uma reunião com prefeito Betinho (Cidadania) para discutir a questão.

A proposta para a construção de um abrigo tem oficialmente a autorização da Câmara, os recursos foram alocados na Lei Orçamentária Anual (LOA) para essa importante finalidade. No momento, o que falta para a execução da obra é a vontade política. Questões técnicas ambientais deverão ser avaliadas pelo Executivo, e a partir daí, haverá uma análise sobre a viabilidade da presente proposta ou de estudar uma alternativa que garanta uma solução para o impasse.

“Viemos aqui para buscar o apoio do Legislativo para a causa animal. A Polícia Civil vem recebendo muitas denúncias de maus-tratos aos animais e infelizmente alguns dos animais resgatados não estão tendo uma destinação adequada. Estamos tendo dificuldade em conseguir lares provisórios para eles. As ONGs da cidade têm nos ajudado, assim como a zoonoses, mas nós precisamos do apoio do Poder Legislativo para que junto com o Poder Executivo, a gente consiga ter efetivamente um local para destinar estes animais", afirmou Dr. Daniel Gomes.

O vereador Felipe Chaves falou sobre o crime:

“Desde que o Dr. Daniel chegou à cidade, tenho observado que ele tem se dedicado muito às causas animais. Aqui temos muitos casos de maus-tratos aos animais de ruas, cães e gatos, e também de abandono. As pessoas têm que se conscientizar que abandono é crime. Estamos buscando entrar em um consenso. Se conseguiremos reativar o canil ou que a Prefeitura possa dar uma base em uma parceria com a Polícia Civil. Esse é um trabalho importante que está sendo feito na cidade. Também podemos fazer parceria com as clinicas veterinárias. Às vezes as pessoas atropelam os animais e não sabem para onde levar. A Prefeitura pode muito bem fazer convênio com uma ou mais clínicas que possam acolher estes animais.”

 

 

Fotos: Gilberto Freire

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário