Português (Brasil)

Educandário Santa Terezinha celebra missa em comemoração aos 80 anos de sua fundação

Educandário Santa Terezinha celebra missa em comemoração aos 80 anos de sua fundação

Data de Publicação: 30 de setembro de 2021 19:23:00 Missa será realizada na sede da instituição nesta sexta-feira, dia 1º de outubro. Mês de Santa Terezinha também será comemorado

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter

Em comemoração aos 80 anos de fundação do Educandário Santa Terezinha, uma missa será realizada nesta sexta-feira, dia 01 de outubro, às 19h, na sede da instituição. A missa também comemorará o mês de Santa Terezinha.

Situado no coração da cidade, o Educandário Santa Terezinha nasceu de um projeto de Deus, arraigado no coração de homens como o juiz de direito e vicentino Dr. João Martins de Oliveira, que no dia 07 de setembro de 1941 fundou o orfanato para meninas, que até hoje é uma referência para a cidade.

A reunião que instituiu a criação de uma das mais tradicionais instituições de ensino do município, aconteceu no salão nobre do Clube Palmirense, e contou com a presença do prefeito Jacques Gabriel Panssardi prefeito na época, do padre José de Luca, que instituiu a primeira diretoria da entidade, composta por Aldo Pareto e Jacques Panssardi como presidentes de honra; Dr. José Vieira Marques – presidente efetivo; Antônio Cançado Macedo – secretário; e Aurélio Neves – tesoureiro.    

Em 1954, a congregação das ‘Irmãs Missionárias Consolata’ assumiu a obra, permanecendo até fevereiro de 1962. Em 13 de fevereiro do mesmo ano, as 'Irmãs Missionárias da Consolata' transferiram a direção da obra e também a doação de todo o patrimônio para a Congregação das ‘Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade’, fundadas por São Luiz Orione.

“O Educandário Santa Terezinha é uma instituição dirigida pelas ‘Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade’, mas por 13 anos foi dirigida pelos Vicentinos, depois 8 anos pelas irmãs Oblatas, depois nós, como ‘Pequenas Irmãs da Caridade’. Temos 59 anos à frente desta instituição”, diz Irmã Félix.

Naquele período, o Educandário atendeu, exclusivamente, ao programa de abrigo para meninas, na faixa de 0 a 16 anos, que eram encaminhadas por autoridades judiciárias, desenvolvendo atividades para a formação integral das crianças assistidas.

“Hoje, nós estamos agradecendo primeiramente a Deus, pela existência e pelos 80 anos do Educandário Santa Terezinha em Santos Dumont. Agradecemos também o carinho de todos os sandumonenses. Durante todo este tempo tivemos o momento das crianças internas, éramos um internato, diziam que era um orfanato, mas as crianças não eram órfãs. As crianças ficavam aqui para que seus pais, que eram da roça, pudessem trabalhar, ou aqueles que quisessem trabalhar deixavam seus filhos em um lugar seguro. Em 1998, o orfanato deu lugar ao Centro Educacional Dom Orione. Nós passamos a atender as meninas durante o dia, já não éramos mais um internato”, explicou Irmã Félix.

Hoje, um novo projeto da entidade está em desenvolvimento, que é a construção de uma quadra poliesportiva coberta, estimada em R$ 378.163,30, obra que está sendo executada pela empresa Maurício Sebastião Lopes. A construção terá uma grande importância para o desenvolvimento educacional e esportivo das crianças e jovens assistidos.

O Educandário é uma entidade sem fins lucrativos, que ainda hoje busca cumprir o seu papel junto à sociedade sandumonense e que está sob a supervisão das irmãs Félix, Maria das Dores e Maria das Graças, responsáveis pela administração do complexo.

Pandemia e retorno às aulas

De acordo com a Irmã Félix, as aulas retornam na próxima segunda-feira, dia 04 de outubro, juntamente com a volta às aulas no município.

“Temos esperança de que tudo isso vai passar, a gente vê a graça de Deus, as coisas estão difíceis, mas Deus fez com que essa vacina surgisse, é um sinal de Deus. Nós estamos preparando com muita alegria um ambiente para que as crianças sejam bem acolhidas e que sintam como se estivessem na própria casa deles. Não é fácil, mas também não é impossível, pois vemos as providências de Deus”, conclui a Irmã.

 

Fotos: Gilberto Freire

Edição: Gláucia Rabello

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário