Português (Brasil)

Tucano-toco é eletrocutado em fiação no centro de Santos Dumont

Tucano-toco é eletrocutado em fiação no centro de Santos Dumont

Data de Publicação: 28 de setembro de 2021 16:22:00 Moradores gravaram o acidente na manhã desta terça-feira (28)

Compartilhe este conteúdo:

 Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello

Um tucano-toco foi eletrocutado na manhã desta terça-feira (28), na Rua Coronel Serrado, área central de Santos Dumont. 

De acordo com o vídeo e o relato de testemunhas, que estão circulando nas redes sociais, o tucano foi eletrocutado após ser atacado por passarinhos que estavam protegendo seu filhotes em um ninho, no transformador. O animal não sobreviveu. 

Tucanos são aves sem hábitos migratórios, que vivem em bando e se alimentam principalmente de frutas, complementando a dieta com pequenas presas. As aves podem ser vistas em vários locais da cidade, sobretudo em lugares arbóreos, elas embelezam a paisagem e chamam a atenção de todos.

Segundo o Sargento Paulo de Sá, a Polícia Militar Ambiental não foi acionada.

A chefe da divisão do Meio Ambiente da Prefeitura, Amanda Costa, ao ser procurada pela reportagem do Portal 14B, disse que também não foi informada sobre o acidente, e que não existem medidas preventivas para evitar acidentes com os tucanos.

"Infelizmente não tem nada que possamos fazer para evitar acidentes, eles são animais silvestres, então não podem ser capturados. Mas sempre que houver um acidente como esse, a Polícia Ambiental deve ser acionada para tomar as providências e encaminhar o animal ferido para receber tratamento", observou Amanda.

Vale ressaltar que o tucano é uma espécie ameaçada de extinção na América do Sul, devido a fatores como desmatamento e redução de florestas tropicais, poluição ambiental e caça indiscriminada.

 

Foto: Imagem capturada de vídeo em circulação nas redes sociais

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário