Português (Brasil)

Você conhece o Bairro São Sebastião?

Data de Publicação: 25 de setembro de 2021 15:04:00 Na segunda semana da nossa série especial sobre os bairros de Santos Dumont, trazemos um raio-x do bairro que todo sandumonense conhece

Compartilhe este conteúdo:

Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello 

Quem não conhece, nunca ouviu falar ou sequer passou pelo bairro São Sebastião? Para um sandumonense, essas perguntas são indispensáveis, não é? Afinal, sandumonense que é sandumonense conhece um dos principais bairros da cidade. 

O bairro São Sebastião está localizado entre o bairro Quarto Depósito e o centro de Santos Dumont, e dependendo de onde você vem, pode ser a primeira parada de quem está chegando na cidade.

O local é muito bem estruturado e conta com: farmácias, açougues, mercados, padarias, mercearias, postos de gasolina, açaiterias, lojas de roupa, de artigos eletrônicos, de materiais de construção e acabamentos, bares, quitandas, casa lotérica, escolas, policlínica, posto de saúde, além de uma das principais igrejas católicas da cidade que leva o nome do bairro, entre outras igrejas e muitos outros estabelecimentos e pontos de referência da cidade.

Comércio

Já na entrada da cidade, você encontra o Supermercado EPA Plus, inaugurado em 2019, com um investimento de 15 milhões de reais em uma área de 18 mil m², na antiga sede da Indústria de Meias Palmira. O supermercado recebe pessoas de toda a cidade para fazer compras, além de empregar muitos trabalhadores do município.

A gasolina está cara né? Motoristas, fiquem ligados! O bairro tem dois postos de combustíveis onde vocês podem comparar os preços da gasolina e do etanol, e escolher o que melhor se adequa ao seu bolso. 

O bairro conta com algumas pequenas igrejas, entretanto, a maioria dos fiéis se dividem entre duas grandes igrejas do bairro: a Paróquia São Sebastião, igreja católica que foi fundada em 1950 e está localizada na rua 15 de Fevereiro, e a Igreja do Evangelho Quadrangular, fundada no ano de 1958, administrada pelo Rev. Carlos Fonseca Soares, e localizada na Rua Otávio Soares.
Nas dependências da Paróquia São Sebastião, funciona a PSF (o chamado "postinho") Dionísio Auzier Bentes Sobrinho, e o necrotério Sala de Velórios São Sebastião, administrado pela Funerária Santos.

A jovem Eleiza Quetz, de 22 anos, sempre morou na Rua Valdemar Silva (rua dos operários), estudou em escolas da região e trabalha em um laboratório de análises clínicas, também, no bairro:

"Tenho planos futuros de sair da cidade, mas enquanto estou aqui não me vejo morando em nenhum outro bairro. Vejo o São Sebastião como a minha casa, aqui tem tudo que preciso."

Eleiza é frequentadora da lanchonete Zé Careca, localizada na Rua dos Expedicionários, área do bairro conhecida como "Grota das Bananeiras". 

"Eu gosto daqui porque o atendimento é excelente, o Mailson (proprietário do estabelecimento) além de tratar a gente muito bem, ainda criou um ambiente gostoso com o melhor hambúrguer da cidade" conta a jovem.

Educação

O bairro conta com a Escola Estadual Engenheiro Henrique Dumont, popularmente conhecida como "Polivalente", localizada na Rua Otávio Soares. E oferece o ensino fundamental II e o ensino médio de forma gratuita, além de cursos técnicos pelo programa Pronatec.

Fernanda Lima foi aluna e, posteriormente, professora de geografia na escola:

"O Polivalente foi o começo do universo do meu conhecimento, abriu as portas para o mundo, me conduziu para outros saberes, foi onde me tornei uma pessoa com grandes ideias. O tempo passou e retornei ao meu começo (dessa vez como professora). Onde me realizei como profissional, transmiti meus saberes, mostrei caminhos e pensamentos críticos aos meus alunos. Não esqueço minha primeira aula lá, foi um dia memorável."

O "Polivalente" apresenta uma ótima infraestrutura preparada para receber seus alunos com biblioteca, quadra esportiva, auditório, pátio coberto e descoberto, área verde, sala dos professores e cantina. 

Também localizada no bairro São Sebastião, a Escola Estadual Doutor Vieira Braga é pública e oferece o ensino fundamental I. 

Saúde

O bairro São Sebastião é a localização da Policlínica Municipal, no Hospital Samaritano, onde também funciona o Centro de Triagem da Covid-19 Celeste Azevedo, que recebeu o nome em homenagem a falecida mãe do atual prefeito, Carlos Alberto Azevedo (Cidadania).
O centro de triagem foi inaugurado no dia 1° de setembro de 2021, funciona das 07h até às 19h e oferece gratuitamente testes PCR da Covid-19. 

Além da policlínica e do centro de triagem, essa semana foi inaugurada a unidade da ACISPES (Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra). A unidade é a primeira filial do consórcio que abrange 27 municípios da região e começou a funcionar no dia 20 de setembro de 2021.

"Posso falar por todos daqui de casa, o que gostamos mais aqui é o fato de termos praticamente tudo o que precisamos: loteria, mercados, farmácia, escolas… E agora com a ACISPES aqui pertinho, vai ficar melhor ainda! É um bairro onde nunca tivemos problemas e moramos a vida inteira aqui, gostamos muito!", afirma Maria Isabel, de 23 anos, moradora do bairro. 

Na Rua Capitão Nestor, se encontra o Lar São Miguel, asilo da cidade que pertence a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), uma organização dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Mensalmente, o asilo pede doações de um item específico, como fraldas geriátricas. 

Segurança

A 63ª CIA de Polícia Militar de Minas Gerais, está localizada na 15 de Fevereiro, rua onde também se encontra o Presídio de Santos Dumont. 

Atualmente, o Presídio é responsável por cerca de 40 detentos que realizam atividades na cidade através de um parceria entre o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e a Prefeitura Municipal de Santos Dumont.

Segundo o Governo de Minas, os custodiados limpam ruas do município, postos de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e cemitérios. 

De acordo com a Sejusp-MG (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais), os detentos trabalham de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h, com uma hora de almoço, e dormem em casa. Recebem ¾ do salário mínimo e têm direito à remição de pena, ou seja, para cada três dias trabalhados é reduzido um dia do cumprimento das sentença.

O prédio foi construído na década de 80, com a finalidade de abrigar provisoriamente até 52 detentos, que ficavam sob custódia da Polícia Civil de Minas Gerais. Hoje, sob a gerência da Sejusp, o presídio comporta até 200 detentos em um prédio com condições precárias. 

"Aqui em casa todo mundo tem medo, é óbvio que acreditamos na reintegração desses indivíduos à sociedade, todos merecem voltar depois de cumprir suas penas, mas não me sinto seguro morando tão perto, já houve fuga uma vez. O presídio tá no meio de um bairro muito populoso, não pode isso", relata Carlos Alberto, de 62 anos, morador do bairro São Sebastião.

Ainda na Rua 15 de Fevereiro, está a base do 4ª Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, o quartel é a única unidade militar de cavalaria do estado de Minas Gerais.

Lazer 

O que não falta no bairro é local para a prática de esportes. A própria Escola Estadual Engenheiro Henrique Dumont cede seu campo e suas quadras, além disso, na Rua Odete Mendes Luiz, está localizado o campo do Vila Nova Futebol Clube. 

Para quem gosta de uma "pelada" num campo de areia, o bar / lanchonete e complexo esportivo Hélio Alvim Soccer é o lugar certo. 

Se você é sandumonense, com certeza já ouviu falar do bar Zói de Égua, o estabelecimento vem reunindo muitos jovens e adultos aos fins de semana.
Com cerveja gelada, porções e música boa, o bar funciona até a meia-noite e, segundo frequentadores, todas as normas contra a Covid-19 são respeitadas.

Transporte

Para chegar ou sair do bairro, na praça da Paróquia São Sebastião, há um ponto de táxi, mas se você prefere economizar, quase todas as linhas de ônibus da Celeste Viplan passam por algum ponto do bairro. 
Entre essas linhas, a Capitão Nestor x Barra é a única que realmente está direcionada ao bairro, e tem nele seu ponto final.

Como você pôde notar, o bairro São Sebastião é um bairro completo, ou quase completo. Se você ficou curioso ou interessado em conhecer melhor algum dos pontos citados acima, aproveite e venha nos fazer uma visita!

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário