Português (Brasil)

MRS aprova projeto de revitalização da praça no bairro Vila Esperança

MRS aprova projeto de revitalização da praça no bairro Vila Esperança

Data de Publicação: 21 de setembro de 2021 20:16:00 Próximo passo será a aprovação da licitação para a contratação das empresas para a obra da praça cujo orçamento prévio é de R$ 250 mil

Compartilhe este conteúdo:

 Por Mariana Figueiredo - Estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello

A MRS, operadora logística que administra a malha ferroviária de Santos Dumont, aprovou o projeto para a revitalização da Praça José Januário da Costa, na entrada do bairro Vila Esperança.

A proposta, criada em 2019, é de autoria da arquiteta e moradora do bairro Tamires Belchior, que conhece de perto as dificuldades e potencialidades do local. 

O projeto tem o objetivo de transformar o espaço para que seja reintegrado à sociedade, com playground, academia ao ar livre, iluminação e instalação de câmeras de vigilância.  

A Adesan (Agência de Desenvolvimento de Santos Dumont), através da coordenadora Sheila Naves, foi a responsável por encaminhar o projeto à MRS e buscar, junto à operadora, os meios necessários para que o projeto seja concretizado.  

Sheila conta que observou a falta de atividades de lazer para crianças em todo o município, principalmente para as carentes, uma vez que a única forma de lazer era através de brinquedos infláveis e trampolim, e decidiu ajudar. 

"Através de uma reunião na MRS, a Adesan apresentou o Projeto ‘Nosso Parquinho’, que busca apoio de empresas privadas para a criação e revitalização de praças. Na época, a gente tinha mapeado oito bairros, e nessa reunião nos foi pedido que incluíssemos mais sete, principalmente os que fazem parte da área de linha", disse a coordenadora da Adesan.

O projeto foi encaminhado à MRS, que autorizou o programa e irá financiar integralmente o valor da obra. Sheila conta, ainda, que o projeto “Nosso Parquinho” ajudou a dar o ponta pé inicial na revitalização.

"A Adesan conseguiu captar, através de emenda parlamentar, parte do recurso. E a Prefeitura entendeu a necessidade de investir em áreas públicas e dobrou o recurso para que fosse feito uma licitação para a compra de playgrounds para 12 localidades do município. Com isso, conseguiremos atender várias localidades, como a Vila Esperança", ressaltou Sheila.

Os moradores Francisco Araújo e Estefanio Richelle, presidente e vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Esperança, respectivamente, contam que já haviam participado de reuniões com a Prefeitura, inclusive, justificando a necessidade de revitalização devido à principal queixa dos moradores, que é o receio de frequentar a praça, uma vez que é um ambiente propício para tráfico e usuários de drogas.

"Os próprios moradores não frequentam a praça por medo, o objetivo desse projeto é devolver o lugar para a população, essa é a ideia que eu tive há dois anos e desde o início tivemos o apoio da Adesan", relata Estefanio.

Estefanio explica que, com o projeto já aprovado, os moradores esperam a aprovação da licitação para a contratação das empresas para a obra da praça, cujo orçamento prévio é de R$ 250 mil.

Hoje, a praça conta com um trailer de lanches que, segundo Sheila, será retirado do local com a autorização da proprietária. 

"Foi decisão da MRS que o trailer fosse tirado, pois onde está é um ‘ponto cego’ para os maquinistas" conta Sheila.

Ao ser procurada pelo Portal 14B, a proprietária do trailer disse que, até o momento, não foi informada pela MRS sobre o futuro de seu trailer, mas que o vice-presidente do bairro a comunicou sobre a necessidade de o relocar.

 

Fotos: Mariana Figueiredo

Imagens projeto: Tamires Belchior

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário