Português (Brasil)

Você conhece o Bairro Quarto Depósito?

Data de Publicação: 18 de setembro de 2021 12:16:00 A partir de hoje, aos sábados, o Portal 14B trará uma série com a história e as principais referências dos nossos bairros . Acompanhe e conheça um pouco mais sobre a nossa cidade

Compartilhe este conteúdo:

  Por Mariana Figueiredo - Estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello

Para quem vem de Juiz de Fora, o bairro está localizado logo no início da cidade de Santos Dumont.

A linha férrea Dom Pedro II foi instalada no município em 1877, em decorrência da criação da primeira fábrica de laticínios da América do Sul, situada na região rural da cidade. A linha foi criada com o objetivo de abastecer a capital do país, na época, o Rio de Janeiro, com os laticínios produzidos em Santos Dumont.

Com a necessidade de manutenção das máquinas, foi criado o 4° Depósito de Máquinas e ao redor do depósito, os funcionários, tanto naturais da cidade quanto oriundos de outros municípios, construíram casas, mercados e padarias. Assim, nasceu o bairro.

Educação

Se você já passou pelo bairro alguma vez, deve ter visto o antigo galpão onde funcionava o 4° Depósito, que hoje, pertence ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, ou IF Sudeste, que oferece cursos técnicos e cursos de graduação de forma gratuita à população, recebendo alunos de todo o Brasil.

A estudante de Engenharia Ferroviária e Metroviária, Gabrielly Apolinário se deslocava de outro bairro da cidade para estudar no IF, antes da pandemia da Covid-19.

"Ter uma faculdade gratuita na cidade traz inúmeros benefícios, além de ser uma Instituição Federal, ainda gera muita economia pois não preciso gastar com transporte intermunicipal, e tenho o conforto e a praticidade em relação a tarefas como trabalhos em grupo. E o Campus Santos Dumont é lindo né?", ressalta a estudante.

O bairro conta, também, com a Escola Estadual Governador Bias Fortes, popularmente conhecida como escola Vocacional. A escola é pública e oferece o ensino fundamental II e ensino médio.

Comércio

O comércio do bairro é diversificado e conta com padarias, açougues, agropecuárias, restaurantes, mercearias, barbearias, lava jato, loja de material de construção e até um estúdio de tatuagem.

O tatuador Felipe Figueiredo, proprietário do estúdio SD Ink fala sobre a importância do bairro: "No começo, em 2019, eu só atendia clientes do bairro, pessoas que me conheciam. Com o tempo, meus próprios clientes começaram a divulgar meu trabalho. Hoje, eu recebo pessoas da cidade toda pra tatuar comigo, mas não penso em mudar meu estúdio de lugar, comecei aqui e aqui é meu lar".

Amplamente conhecida, a tradicional loja Patiche Marmoraria e Materiais de Construção, atua no mercado há mais de vinte anos e têm clientes em todos os bairros da cidade.

Lazer

O bairro conta com apenas um local de lazer gratuito, a Praça da Bíblia, onde há bancos, brinquedo, uma academia ao ar livre e muita vegetação.

Apesar da proibição de bicicletas, skates e bolas na praça, é possível ver, principalmente nos finais de semana, crianças andando de bicicleta, skate, patins, além das brincadeiras tradicionais de futebol, pique e outras.

A praça da Bíblia recebeu uma réplica do avião 14 Bis, doada pelo Carlos da Fonseca Soares, pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular à Prefeitura no último dia 27 de julho, em homenagem aos 132 anos da cidade de Santos Dumont.

Ao redor da praça, na rua Antônio Fernandes, há uma capela em homenagem a São Jorge, conhecido por ser o santo guerreiro dos católicos. A capela recebe pessoas de toda a cidade para as missas, sobretudo, no dia 23 de abril em que é comemorado o dia do beato, em que é realizada uma festa com músicas e barraquinhas de guloseimas.

Ao seu redor, está localizado, também, o restaurante e lanchonete Ateliê da Batata, cujo carro chefe é a receita de "batata rosti", com diversos sabores. Local agradável para reunir a família e amigos.

Apesar de ser privado, um local muito procurado pelos jovens do bairro Quarto Depósito e região é o Clube Social Olímpico Ferroviário, que possui piscina com vestiários, campo de futebol com arquibancada, quadra esportiva, bar e lanchonete.

Hoje, o clube se encontra fechado, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mas o campo do chamado "Social" é palco para os famosos jogos da Copa Cultura de Santos Dumont, tradicional torneio de futebol amador da cidade.

A parte esquecida

Ruas sem asfalto, casas à beira do rio e famílias carentes formam a parte do bairro que parece esquecida pelas autoridades.

Como é o caso das ruas Maria do Carmo Silva e Carlos Augusto do Nascimento, ambas na área do bairro conhecida como comunidade São Cosme e Damião, que até hoje não recebeu pavimentação.

Nas redes sociais, uma moradora da comunidade desabafa: "No calor é tanta poeira que não dá pra aguentar, e nos tempos de chuva a rua alaga, o rio enche e entra água dentro das casas."

À beira da linha férrea, os moradores da comunidade, liderados por João Bosco, figura conhecida em todo o bairro, construíram um jardim com materiais recicláveis para embelezar a paisagem.

Há também, no bairro, algumas importantes construções abandonadas. Uma delas é o antigo Centro Ferroviário de Cultura, o Cefec, que pertencia à Rede Ferroviária Federal, e hoje é de propriedade da Prefeitura Municipal de Santos Dumont.

"Daqui uns anos só teremos fotos, nem ruínas existirão mais, é essa a herança histórica que deixaremos: fotos. Cadê a valorização de nossos patrimônios?", questiona Aparecida Mendes, moradora do bairro sobre o abandono do local.

Também abandonado, o Ginásio Poliesportivo tem hoje suas dependências ocupadas por famílias carentes que fizeram do local seu novo lar.

Assistência Social

O CRAS Edyr Ramos de Faria, localizado na saída do bairro Quarto Depósito em direção à Vila Esperança, é um local público, onde são oferecidos para a população diversos tipos de serviços de assistência social, com a finalidade de melhorar a vida da comunidade.

Através do atendimento fornecido pelo CRAS no município, as famílias em condição de risco recebem orientações, como a inscrição e controle do Cadastro Único, item necessário para o ingresso em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Transporte

Se quiser visitar o bairro, a empresa que fornece o transporte coletivo da cidade, a Celeste Viplan, oferece uma linha direta: Constantino Horta x Ponte Preta. Além de duas linhas que cortam partes do bairro: Boa Vista x Bairro da Glória  e Vila Esperança x Santo Antônio.

Venha conhecer o bairro Quarto Depósito, um lugar aconchegante, em que os moradores adoram um bom bate-papo, e aproveite para visitar nossas principais referências.

 

Fotos: Mariana Figueiredo

         Peterson Escobar

         Estefanio Richelle

         IF Santos Dumont

         CRAS Edyr Ramos de Faria

         Imagens de Internet

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário