Português (Brasil)

COMTRAM sob pressão cobra aprovação de projetos ligados à mobilidade urbana

COMTRAM sob pressão cobra aprovação de projetos ligados à mobilidade urbana

Data de Publicação: 17 de setembro de 2021 18:05:00 Conselho também sugere mudanças no projeto de bicicletário

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter

O Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (COMTRAM) realizou uma reunião ordinária, na tarde da última quarta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde discutiu vários assuntos relacionados ao trânsito da cidade e da mobilidade urbana.

Inicialmente, o presidente Clésio Oliveira Santos abriu as discussões sobre temas que são relevantes ao município, que estavam em pauta para serem apreciados pelo conselho.

Loteamento Belvedere

Um dos projetos, foi uma solicitação realizada pelo empresário Paulo Vieira, que alertou a entidade para a situação do loteamento Belvedere, que desde sua implantação não foi contemplado com sinalização vertical e horizontal.

Segundo o secretário de Transporte e Trânsito Paulo Mendes Barreto Filho, “a empresa responsável pela construção e venda do loteamento é quem deveria instalar toda a infraestrutura, cabendo a ela também instalar a sinalização vertical e horizontal de trânsito, bem como as placas indicativas das ruas as quais pertencem, mas tudo isso dentro dos parâmetros que a legislação exige”.

Bicicletário

Outro assunto que foi bastante debatido é a questão do bicicletário, que é uma proposta do vereador Conrado Luciano Baptista, que chegou ao conselho para também ser deliberada. O projeto de Lei Nº 023/2021, foi lido pelo presidente e vários conselheiros citaram a importância do mesmo para o cidadão que não tem onde guardar sua bicicleta.

O conselheiro Edmilson Inácio de Souza, representante do bairro São Sebastião, questionou no momento se o projeto era prioridade, pois comentou que antes de se aprovar o bicicletário, o conselho deveria cobrar mais a questão da municipalização do trânsito.

Lembrando que o projeto que municipaliza o trânsito da cidade havia sido aprovado pelo conselho no primeiro semestre do ano e agora se encontra na Câmara Municipal, para que os vereadores deliberem sobre o assunto, porém a demora é real e há muitas cobranças por parte da população a respeito do tema.

Clésio Santos comentou que caso aprovado e implantado pela Secretaria de Transportes, “o bicicletário vai fazer com que o cidadão sandumonense pare de usar os postes de iluminação como estacionamento, pois tal imagem acaba denegrindo o centro da cidade”.

Votação

Na votação da matéria, a aprovação deu-se por maioria simples, com voto contrário de Edmilson, que justificou o voto pela prioridade deste projeto em relação à municipalização do trânsito. E oportunamente, cobrou uma providência para a falta de informações sobre a questão.

Outro comentário bastante relevante foi a do tenente da PM Christian Victorino, que manifestou favorável ao projeto da instituição do bicicletário, mas que a matéria também pudesse prever penalidades aos infratores da nova lei.

Finalizando, durante a reunião ficou deliberado que o conselho solicitaria informações ao Poder Legislativo quanto a tramitação do projeto de municipalização do trânsito, bem como as sugestões ao projeto do vereador Conrado.   

 

Foto: Gilberto Freire

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário