Português (Brasil)

Dia 07 de setembro é marcado por carreatas, protestos e demonstrações de cidadania

Dia 07 de setembro é marcado por carreatas, protestos e demonstrações de cidadania

Data de Publicação: 7 de setembro de 2021 22:36:00 Organização do evento estimou mais de 300 veículos participantes durante as manifestações

Compartilhe este conteúdo:

Por Gilberto Freire

Em comemoração ao 199º ano da Independência do Brasil, neste dia 07 de setembro centenas de pessoas mobilizadas e participaram da carreata em ato público em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) e ao país. O ato atende a convocação nacional e acontece em meio à escalada da crise institucional entre o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Na concentração ocorrida na Praça da Bíblia, marchas e hinos exaltavam o civismo verde e amarelo, acabou ditando o espírito nacional e a cidadania.

Um dos organizadores foi Walmyr Duarte Júnior que contou a nossa reportagem o propósito da carreata neste importante dia:

Olá eu sou Duarte patriota e hoje estamos aqui neste sete de setembro, estamos reunindo aqui todos os brasileiros de bem, patriota, família, para que possamos fazer nossas reivindicações de um Brasil melhor, um país sem corrupção, um STF mais limpo. Um fim do STF com juízes mais competentes, que não haja em interesses de um ou de outros. Com juízes imparciais, certos com o Brasil, com os brasileiros e que possa julgar os políticos realmente pelos crimes que eles cometeram e assim ter um Brasil melhor, um Brasil avante, Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”.   

Walmyr Duarte nos informou para a carreata sairia o trajeto da Praça da Bíblia até o centro da cidade, percorrendo as ruas Antônio Fernandes; 15 de Fevereiro; Dr. Guilherme de Castro; Av. Presidente Getúlio Vargas até a Praça Cesário Alvim; seguindo pela Rua Afonso Pena até a Travessia do Fritz retornando pela Av. Rui Barbosa, Vieira Marques, chegando a Terminal Rodoviário Hermínia Chaves Pedro na Avenida Getúlio Vargas e retornando em seguida a Praça da Bíblia onde foi finalizado o ato.

A organização do evento estimou em seu inicio pelos menos 300 veículos entre carros de passeios e motocicletas, e acabou sendo surpreendida pelo grande numero de ciclistas. 

Nossa reportagem conversou também com o servidor público Rafael Novais Correa:

Meu nome é Rafael, tenho 27 anos, este movimento significa muito para mim. Por quê? Eu sou jovem, tenho um futuro pela frente tenho minha filha também. Este evento significa muito porque é para acabar com a corrupção. Meu partido não é Bolsonaro, meu partido não é o Lula. Meu partido é o Brasil. Por isso eu estou aqui neste movimento em favor de nossa pátria”.

Vários curiosos observavam este grande movimento seguido com o tradicional buzinaço em todo o eu trajeto, que foi escoltado pela Polícia Militar e supervisão da Fiscalização Sanitária do Município.

Outras manifestações

Na segunda-feira (06), véspera do Dia da Independência, foi realizada por organizações que fazem oposição ao governo federal uma distribuição de panfletos. Porém, o ato foi interrompido por ocasião de não estarem licenciados junto a Fiscalização Sanitária, em conflito com a legislação vigente.

Região

Como é de se esperar, em Juiz de Fora, que hoje é um dos maiores centros econômicos do estado, também houve manifestações pró e contra o governo. 

Os juiz-foranos foram às ruas da região central da Manchester Mineira para apoiar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Alinhados à agenda nacional, os manifestantes reivindicaram a destituição de ministros da Suprema Corte e a implementação do voto impresso, além de “liberdade de expressão”. A manifestação percorreu as principais ruas do centro da cidade.

Fazendo contra ponto as manifestações de apoio ao governo, o tradicional Grito dos Excluídos, também marcou as manifestações da classe trabalhadora neste feriado. Foram realizadas manifestações na Praça do Bairro Santa Luzia, Zona Sul de Juiz de Fora. O movimento reuniu representantes de mais de 40 entidades, além da população em geral, e pediu o fim do governo de Jair Bolsonaro.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário