Português (Brasil)

VÍDEO: bombeiros são acionados para resgaste de tucano em Santos Dumont

VÍDEO: bombeiros são acionados para resgaste de tucano em Santos Dumont

Data de Publicação: 3 de setembro de 2021 14:36:00 Ave ficou presa em uma linha de pipa, no alto de uma árvore, nos fundos de uma casa localizada na rua Dr. Guilherme de Castro

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter

Uma tentativa de resgate de um tucano mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros, na manhã desta sexta-feira (3), em Santos Dumont. A ave ficou presa numa linha de pipa, no alto de uma árvore, nos fundos de uma casa localizada na rua Dr. Guilherme de Castro. Apesar dos esforços dos militares, o animal se desvencilhou da linha e alçou voo.

A casa em questão é de propriedade do senhor Carlos Alberto de Andrade. O aposentado, de 62 anos, conta como percebeu que o tucano estava de fato preso no local, que faz divisa com a mata do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. 

"Tenho o hábito de fazer uma caminhada de manhã. Quando estava preparando o café, por volta das 6h, escutei uns barulhos estranhos mas não consegui identificar. Fui até a laje e tive a sensação de que era alguma ave, achei que estava sendo atacada, mas não dei muita bola e saí. Quando retornei pra casa, continuei ouvindo o barulho, aí que fui olhar com atenção e pela maior claridade percebi que o tucano estava preso numa linha de pipa, no alto da árvore", revela.

Segundo aposentado, foram os vizinhos que entraram em contato com os bombeiros: "Me deu dó porque eu gosto muito de animal, mas não tive possibilidade de ir lá tirar. Comentei com o pessoal aqui na vizinhança, aí eles ligaram para os bombeiros".

Os militares do 4º Batalhão de Bombeiros de Juiz de Fora já estavam em Santos Dumont para atender uma ocorrência de derramamento de óleo e se deslocaram logo em seguida para o resgaste do tucano. A reportagem do Portal 14B esteve no local e conversou com o sargento Claudiney vasconcelos, responsável pela ação.

"A princípio o tucano estava realmente preso em uma linha de pipa no alto da árvore. Utilizando de técnicas de salvamento de altura, a gente subiu até o local, porém quando o militar se aproximou da ave, ela se desvenciclhou da linha levantou voo".

A ação durou cerca de 40 minutos e contou com a presença de três militares da corporação, além do auxílio de moradores do local. O sargento Claudiney explicou qual teria sido o procedimento em caso de resgaste da ave deixou um recado para a população.

"No caso, se tivesse sido feita a captura do animal, ele apresentando algum tipo de lesão, a gente iria encaminhar para o Ibama em Juiz de Fora. Na região, esse tipo de ocorrência é frequente envolvendo, além dos próprios tucanos, maritaca, coruja e outros tipos de aves. 

A orientação que podemos deixar é que para as pessoas não soltaem pipas em áreas que as linhas podem agarrar em algum lugar, além de claro não usar linhas com potencial cortante, que inclusive têm a comercialização proíbida. Em caso de qualquer dúvida, entrar sempre em contato com o corpo de bombeiros pelo 193", finalizou.     

Veja a entrevista em vídeo com o sargento Claudiney Vasconcelos:

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário