Português (Brasil)

Filhos criam vaquinha para construir casa para mãe em Santos Dumont

Filhos criam vaquinha para construir casa para mãe em Santos Dumont

Data de Publicação: 11 de agosto de 2021 13:05:00 Há um ano, a residência de dona Ivanilda foi invadida por uma enchente. Estrutura do imóvel está em condições precárias

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter

Há cerca de um ano, uma enchente invadiu a casa de dona Ivanilda Maria Lameu, na comunidade de Cachoeirinha, em santos Dumont, e destruiu móveis e eletrodomésticos. Na época, uma força tarefa foi montada por parentes e vizinhos, que ajudaram a recuperar alguns dos bens materiais perdidos na chuva. No entanto, de lá pra cá um outro problema passou a preocupar a família: a frágil estrutura da casa.

As paredes com infiltração e rachaduras, o teto com buracos e a proximidade com o córrego, fazem do lugar uma área de risco. Ademais, a iminente chegada de novos períodos chuvas e o receio de que algo pior possa acontecer, fizeram com que filhos e parentes criassem uma "vaquinha online" para buscar ajuda na construção de uma nova casa para dona Ivanilda. 

"Embora com ajuda de amigos e vizinhos a gente tenha conseguido repor alguns bens materiais, minha mãe ficou muito traumatizada com a enchente do ano passado. A estrutura da casa está bem precária. Em um final de semana que estive lá, minha mãe me relatou sobre o medo que é viver lá, aquilo me deixou muito mal. Mas por outro lado, a gente não tem de onde tirar dinheiro. Essa campanha foi o jeito que encontrei de fazer alguma coisa", disse Gisele Aparecida Lameu, uma das filhas de Ivanilda.

Dona Ivanilda, 53, é beneficiária do Bolsa Família e, atualmente, mora com um dos filhos e um neto de 10 anos. Gisele e Renilce, as outras duas filhas, moram em Juiz de Fora. A distância impossibilita as duas de acudirem a mãe e o irmão com rapidez, em caso de urgência.

A vaquinha virtual para a construção da casa, em um outro local em Cachoeirinha foi criada há um mês. A meta é de R$ 25 mil e até o momento, segundo a própria família, foram arrecadados R$ 540,00 e materiais de construção como brita e cimento. Além disso, um vizinho colocou um trator à disposição para ajudar no desterro do novo local. A intenção é retirar os três moradores da situação de risco o mais rápido possível.

"Quando chove aqui, ligo pra minha mãe. Quando ela não atende já começa a bater um desespero, aí ligo para os vizinhos, para os parentes mais próximos pra saber como está a situação lá. Então tudo que entrar de doação, a gente já vai começar a construir pra tirar o pessoal de lá o mais rápido possível", conta Gisele.

Além da vaquinha online, há a possibilidade de contribuição, com doação de qualquer valor, via Pix: 106.216.296-00. Mais informações podem ser obtidas pelos números 9 9904-7777, 9 9992-0998, 9 9934-5294 ou ainda 9 9837-0387.

Fotos: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário