Português (Brasil)

Empresário de Santos Dumont faz linda homenagem aos Papais Sandumonenses

Empresário de Santos Dumont faz linda homenagem aos Papais Sandumonenses

Data de Publicação: 7 de agosto de 2021 01:59:00 Mostrando a educação dos filhos e o amor à esposa, empresário da cidade do “Pai da Aviação” conta sua história como Pai e demonstra os percalços e prazeres na construção de uma família.

Compartilhe este conteúdo:

Neste domingo, 08 de agosto, segundo domingo do mês, a cidade de Santos Dumont, como tantas outras pelo mundo, estará envolvida numa atmosfera paternal em razão das comemorações do Dia dos Pais.

Diversas homenagens serão demonstradas em gestos, reuniões familiares e mensagens pelas redes sociais enfatizando a importância da figura de Pai na construção de uma família.

O papel de um Pai dentro de um lar é quase que padrão na opinião de todos que possuem ou já tiveram ao seu lado a presença do Pai e o Portal 14B foi procurar essa figura paternal para ilustrar uma homenagem a todos os pais sandumoneses.

A luta de um pai

Conhecemos de perto a família do empresário Cláudio Volpe e sua história de vida, naturalmente fez revelar a importância do papel de Pai na construção dela. Inspirado no amor aos filhos, à esposa, e, sustentado como um filho que também foi amado por um Pai, Cláudio construiu seu legado no conceito da disciplina e no empreendedorismo que no dia a dia passa aos seus filhos, herança didática adquirida do próprio Pai que, também, ensinou aos seus irmãos. Uma história de superação, dedicação, seriedade na construção de uma família que se estrutura nos pilares sólidos da formação familiar.

No Brasil, o segundo domingo de agosto é quando a maioria das famílias se reúne para, em um gesto de carinho, presentear os patriarcas. Mas, ao contrário do que muitos afirmam, o Dia dos Pais não foi criado apenas para estimular o comércio.

Celebrar a importância do papel paterno na vida familiar é algo que ocorre há mais de quatro mil anos. O jovem Elmesu, na antiga Babilônia, esculpiu em argila o que seria considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais. Os desejos de vida longa e saúde para os pais perpetuaram-se por diversas civilizações, a princípio de maneira informal.

Oficialização

A história mais conhecida e que resultou na criação do Dia dos Pais nos Estados Unidos tem origem no desejo de uma filha de homenagear a figura paterna. William Jackson Smart foi um agricultor e veterano de guerra norte-americano que criou seus seis filhos, entre eles um recém-nascido, após o falecimento de sua esposa durante o parto. Em 1909, em Washington, sua filha Sonora Louise Smart Dodd ouviu um sermão para o Dia das Mães e teve a ideia de celebrar o que seria um dia dedicado aos pais.

A filha do ex-combatente não poupou esforços para que a figura paterna também fosse homenageada. Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, localizada no Condado de Spokane, em Washington, além de pedir ajuda para uma entidade de jovens cristãos do município. Após as solicitações, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho do mesmo ano, data do aniversário de William Jackson. A rosa foi escolhida como símbolo da homenagem, sendo as vermelhas para os vivos e as brancas em memória dos mortos.

A comemoração norte-americana ganhou proporção com o passar dos anos e, em 1924, o então presidente Calvin Coolidge tornou nacional a ideia de Sonora. Somente em 1966, no entanto, houve a proclamação oficial que determinou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (Father's Day) nos Estados Unidos. Já o feriado nacional foi oficializado por Richard Nixon no ano de 1972.

Brasil

No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.

Sylvio Bhering era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e marcou em seu calendário de comemorações o dia 16 de agosto como o Dia do Papai. A data foi escolhida para coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo.

A celebração espalhou-se pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, assim como acontece no Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Ótima reportagem!Dia do pai tem que ser comemorado, com a mesma intensidade, como o dia da mãe!