Português (Brasil)

Flexibilização no comércio gera otimismo no setor para o Dia dos Pais

Flexibilização no comércio gera otimismo no setor para o Dia dos Pais

Data de Publicação: 6 de agosto de 2021 23:06:00 Data é celebrada no próximo domingo (8) e expectativa é alta entre os comerciantes de Santos Dumont. A Fecomércio prevê uma movimentação de mais de R$ 600 milhões em Minas

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter

Apego emocional da data e avanço da vacinação são dois dos fatores que contribuem para os comerciantes olharem com bons olhos para as vendas de Dia dos Pais em 2021. A ocasião, celebrada no próximo domingo (8), abre o período de datas comemorativas do segundo semestre, tradicionalmente a fase mais rentável do ano para o setor econômico.

Em Santos Dumont, as recentes flexibilizações e a queda nos indicadores da pandemia, geram otimismo em vários setores. Bares e restaurantes, por exemplo, tiveram nesta semana a liberação de entretenimento. Além disso, com a cidade na Onda Verde, há a expectativa de uma presença maior do público nos estabelecimentos nos próximos dias.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), uma pesquisa capitaneada pela entidade mostrou que a data deve movimentar R$ 629,3 milhões em MG, com 86,4% dos comerciantes esperando resultados iguais ou superiores em relação ao ano passado.

Ainda conforme a Fecomércio, o período do Dia dos Pais gera um impacto positivo para 59% das empresas do comércio varejista do estado. Esse impacto ocorre, principalmente, no segmento de tecidos, vestuário e calçados (78,0%); combustíveis e lubrificantes (64,3%); produtos alimentícios, bebidas e fumo (58,9%), joias, ótica, artigos recreativos e esportivos e eletrônicos (55,6%); além de móveis e eletrodomésticos (53,6%).

Segundo Odilon Esteves, um dos sócios-proprietários da Sport Esteves, loja especializada em artigos esportivos no centro de Santos Dumont, já foi possível perceber um movimento satisfatório nessa semana. O comerciante explica que o Dias dos Pais é aguardado com ansiedade, principalmente porque em 2020 as restrições no comércio impediram que a loja tivesse retorno positivo nas vendas.

"A diferença é gritante. Ano passado estávamos fechados, enfrentando momentos difíceis de restrição. Esse ano está diferente, o movimento tem sido bom durante a semana, acredito que deve aumentar hoje e amanhã. Aqui o público vem atrás de, principalmente, camisas de time de futebol. Em seguida, vem a procura por materiais como caneleira, tornozeleira, tênis de futsal, society e calçados no geral que também saem bastante. São presentes bons e acessíveis", disse. 

Sindicomércio projeta funcionamento do setor "normalizado" no segundo semestre 

André Borges, presidente do Sindicomércio de Santos Dumont, também vê com otimismo a data do próximo domingo, principalmente, se comparada com o mesmo período do último ano: "No ano passado foi muito fraco, já 2021 estamos enxergando com otimismo. O dia das mães, por exemplo, já foi uma data melhor que em 2020, a cidade passa por momentos de flexibilização, o que aquece o comércio". Neste ano, 59% das empresas do setor devem ser beneficiadas pelo período, que coincide com a chegada das promoções de inverno.

O segundo semestre é cercado de boas expectativas para quem trabalha no setor. Ainda em julho, o pagamento de parcelas do décimo terceiro deu uma demonstração daquela que pode ser, enfim, a esperada retomada econômica.

"A gente já sente que está melhorando. Com as recentes flexibilizações já estamos praticamente com o comércio normalizado, claro que precisamos seguir as medidas sanitárias como uso de máscara, distanciamento, uso do álcool gel. A expectativa é muito boa, muitos empresário estão investindo nos seus negócios, melhorando, comprando bastante, repondo estoque. Os setores de vestuário também já começaram o abastecimento para o período de primavera-verão", revelou André Borges.

Ainda segundo o presidente da entidade, o avanço da vacinação para um público mais jovem também é outro fator que vai contribuir expressivamente para a recuperação financeira do setor. 

"Em relação à vacinação, a gente acha que poderia estar mais rápido. Por outro lado, entendemos que não é culpa da Prefeitura, mas sim do fluxo de vacinas que vem para o município. Sabemos que estamos com mais de 50% da população vacinada com a primeira dose e entramos agora na faixa etária dos 30 anos. Isso é muito importante porque é a população economicamente mais ativa, que inclusive trabalha no comércio, serviço e indústria. Com esse grupo vacinado, o fluxo no comércio melhora muito".

Horário sugerido

O horário de funcionamento do comércio para o Dia dos Pais é até às 16h do sábado (7), em Santos Dumont. André Borges explica como funciona a decisão: 

"O nosso horário de funcionamento para essas datas comemorativas é sempre uma sugestão. Fazemos uma reunião e uma pesquisa como em todos os anos. Sugerimos o horário de 16h no sábado, mas aquelas empresas que se sentem em condições de funcionarem até 18h, 19h, têm toda liberdade de fazerem isso. Não existe uma regulamentação municipal para o horário de funcionamento do comércio, isso nos dá esse tipo de liberdade".

No entanto, o presidente alerta para as questões que envolvem empregados e empregadores: "É importante ressaltar que as empresas têm que seguir as normas trabalhistas de descanso semanal remunerado, as 44h de trabalho semanal. O que passar disso, paga-se hora extra", afirmou.

Fotos: Gilberto Freire / Sport Esteves

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário