Português (Brasil)

Voto impresso e fim da corrupção foram temas principais da manifestação em apoio a Bolsonaro

Voto impresso e fim da corrupção foram temas principais da manifestação em apoio a Bolsonaro

Data de Publicação: 19 de julho de 2021 23:46:00 Passeata de carros e motos tomou conta das ruas da cidade nesta tarde de domingo em apoio ao presidente Jair Bolsonaro

Compartilhe este conteúdo:

O domingo (18) na cidade de Santos Dumont foi marcado por uma enorme manifestação de sandumonenses em apoio ao governo federal de Jair Bolsonaro, onde manifestantes cobraram dos deputados e senadores, como tema principal, uma postura favorável ao voto impresso auditável (PEC 135/19) nas eleições de 2022.

Centenas de manifestantes, entre motoristas e motociclistas, se concentraram na Praça da Bíblia (Bairro 4° Depósito) e saíram em carreata pelas principais vias da cidade promovendo um “buzinaço”, agitando bandeiras do Brasil e repudiando a postura antagônica de partidos e políticos às ações que o governo federal vem tentando implantar no país.

A manifestação expressava uma indignação aos políticos que se posicionam contrários às medidas adotadas pelo governo do presidente Bolsonaro que tem trabalhado para implantar no sistema eleitoral brasileiro a auditoria do voto impresso, a flexibilidade comercial na pandemia para evitar o colapso financeiro do país e ao combate à corrupção detectada nas investigações da Polícia Federal como prática comum da política em Brasília em governos anteriores, fatos que solaparam os cofres públicos durante décadas no Brasil e que hoje são denunciados pelo governo de Jair Bolsonaro.

Entendendo a PEC 135/19

A PEC tem autoria da Deputada Federal Bia Kicis (PSL-DF) e pretende realizar uma mudança significativa no sistema eleitoral brasileiro com a inclusão de cédulas de papel junto às urnas eletrônicas, popularmente debatido atualmente como o voto impresso. 

“Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

(…)

§ 12 No processo de votação e apuração das eleições, dos plebiscitos e dos referendos, independentemente do meio empregado para o registro do voto, é obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas, de forma automática e sem contato manual, em urnas indevassáveis, para fins de auditoria.”

A proposta busca incluir o parágrafo 12, no Art. 14 da CF, para o processo eleitoral. Isso significa que o eleitor, assim que realizar o voto na urna eletrônica, irá visualizar um documento impresso confirmando seu voto. Em seguida, a cédula é depositada automaticamente em uma urna lacrada que será utilizada para fins de auditoria. Dessa maneira, a urna eletrônica não seria descartada, haveria uma inclusão de outra urna com cédulas impressas depositadas pelos eleitores.

Críticas à postura que o STF vem adotando nos últimos anos e ao pedido de impechemant sobre o presidente da república, atual discussão no senado federal, também foram temas na expressão de repúdio dentro da manifestação realizada pelos sandumonenses.

A manifestação foi organizada pelas redes sociais sem nenhum vínculo partidário e de maneira espontânea durante toda a semana com um convite à família sandumonense. A chamada viralizou naturalmente pelo Facebook e Whatsapp numa convocação sem cunho partidário. Não houve nenhum registro de confusão e todo ato transcorreu de maneira muito pacífica no protesto de motoristas e motociclistas, encerrando a manifestação no final da tarde deste domingo.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário