Português (Brasil)

Toque de recolher e remessa extra de vacinas: veja a situação de Ewbank da Câmara

Toque de recolher e remessa extra de vacinas: veja a situação de Ewbank da Câmara

Data de Publicação: 1 de julho de 2021 11:50:00 Mortes por Covid-19 mais que dobraram nos últimos dias. Prefeito baixou um decreto restringindo as atividades no município e determinando toque de recolher a partir das 21h

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação 

O sinal de alerta foi ligado em Ewbank da Câmara em relação à Covid-19. Nessa quarta-feira (30) o município, localizado a cerca de 15km de Santos Dumont, recebeu da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) uma reserva técnica contendo 200 doses da vacina contra a Covid-19. Além da medida do órgão regional, o prefeito José Maria Novato (Cidadania) baixou um decreto restringindo ainda mais as atividades na cidade, inclusive, com um toque de recolher após às 21h.

Há uma semana o Portal 14B esteve na cidade e entrevistou o prefeito José Maria, que demonstrou preocupação com a situação do município. Na época, o número de mortes havia dobrado para 8 em uma semana. Agora, de acordo com a secretária de Saúde, Márcia Valéria Bittar, são 14 óbitos confirmados até essa quarta. Além disso, a cidade de 3.923 habitantes com 365 casos positivos desde o início da pandemia, sendo 13 pessoas monitorados pela Secretaria de Saúde.

Ewbank encontra-se na faixa amarela do Minas Consciente, com 73% da população vacinável imunizada com a primeira dose e, desde o aumento dos casos e das mortes, foram divulgadas novas medidas restritivas. “Hoje estendemos o decreto até o próximo dia 12, com toque de recolher à partir das 21h e comércio aberto até 19h. Depois só delivery”, enfatizou a secretária de Saúde, Márcia Valéria Bittar em entrevista à Tribuna de Minas, alertando a população: “A comunidade precisa usar máscara, sair de casa só quando for necessário, manter o distanciamento e usar álcool em gel, porque essas são as medidas principais que precisamos seguir”. 

Segundo Márcia, essas mortes estão relacionadas ao fato de que o município estava em um momento tranquilo da epidemia, que resultaram em algumas flexibilizações acompanhando o Minas Consciente, uma vez que o município integra o programa estadual. “Mesmo com a informação, as pessoas extrapolam, participando de festinhas, de encontros. Temos uma área rural muito grande, e a população saía da parte central da cidade, onde estava fechado, e buscava alternativas, resultando em aglomerações e recusa de uso de máscara. Sem falar que temos uma população que se desloca diariamente da cidade para trabalhar”, ressaltou a secretária.

Restrição de atividades

De acordo com o atual decreto, ficou determinado que estabelecimentos como bares, restaurantes, clubes, pastelarias, pizzarias, lanchonetes e afins, de amplo acesso de pessoas, estão proibidos de funcionar, sendo permitido apenas o sistema de delivery. As demais atividades comerciais são permitidas até 19h. Também ficou proibida a realização de cultos, missas, encontros religiosos e similares em todas as igrejas, espaços religiosos e imóveis de qualquer natureza. Ainda de acordo com o decreto, está proibido o funcionamento de academias de ginástica, quadras esportivas e poliesportivas públicas e particulares, bem como campos de futebol públicos e particulares, onde sejam praticados esportes coletivos.

A medida proíbe a realização de torneios ou campeonatos, em área pública ou particular, sob pena de aplicação de multa aos organizadores e interdição do local ou do estabelecimento.

No início da semana foi realizada a higienização e desinfecção das vias públicas da cidade, como forma de combater a proliferação do vírus.

Fotos: Divulgação Prefeitura de Ewbank da Câmara

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário