Português (Brasil)

Por conta do feriado, vacinas da Pfizer vão chegar em SD na próxima semana

Por conta do feriado, vacinas da Pfizer vão chegar em SD na próxima semana

Data de Publicação: 2 de junho de 2021 23:01:00 Uso do imunizante será destinado a pessoas com comorbidades ou deficiência permanente e vai seguir um cadastro montado pela Prefeitura

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter

Prevista para chegar pela primeira vez a Santos Dumont na terça-feira (1), a vacina da Pfizer será entregue à cidade apenas na próxima semana. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram com responsáveis pela Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) e, por conta do feriado da próxima quinta-feira (3), decidiram pela mudança. Na visão da pasta municipal, é mais seguro iniciar a vacinação da Pfizer em uma semana livre de paralisação para minimizar o risco de perdas.

Os imunizantes da Pfizer estão previstos para chegar na próxima segunda-feira (7), data em que a Secretaria de Saúde planeja estrear a aplicação dessa vacina na cidade. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas da Pfizer podem ser armazenadas e conservadas em uma temperatura de 2ºC a 8ºC por 31 dias, a orientação anterior era de cinco dias.

Uso da Pfizer em SD

Santos Dumont receberá 1.596 doses da Pfizer, no entanto, esse imunizante requer alguns cuidados específicos. O frasco contém seis doses da vacina de 0,3 ml cada, ao passo que cada dose de CoronaVac e AstraZeneca corresponde a 0,5 ml. Por conta do tratamento diferenciado da vacina da Pfizer, uma funcionária da saúde de SD será enviada à Regional de Saúde de JF, na manhã de segunda-feira (7), para receber orientações e treinamentos a respeito da manipulação do imunizante da empresa norte-americana. 

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, as vacinas da Pfizer serão utilizadas para a primeira dose de pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Uma das exigências do Estado para que os municípios recebam vacinas da Pfizer é apresentar mecanismos de agendamento para a vacinação. De acordo com Odinéia Amorim, coordenadora da Vigilância em Saúde, já existe um pré-cadastro na cidade que será utilizado nesse caso.

"Já temos um pré-cadastro para a CoronaVac porque algumas pessoas, por solicitação médica em função de alguma intercorrência, não podem tomar a AstraZeneca. Nós iremos iniciar a vacinação da Pfizer com essas pessoas que estão aguardando", explicou a coordenadora. 

Outra exigência do Estado é que vacinação da Pfizer não ocorra fora das Unidades de Saúde, de forma que as condições de preparo e conservação estejam rigorosamente preservadas. Diante disso, a imunização com a vacina norte-americana deve ocorrer na Sala de Vacinas Santos Dumont. Já a quadra do Colégio São José, continuará reservada para a aplicação da CoronaVac e da AstraZeneca.

No entanto, Odineia ressalta que não é possível que as pessoas escolham qual vacina preferem tomar. Essa administração é feita pelo município, de acordo com critérios técnicos e logísticos, além da condição médica da pessoa. Desse modo a aplicação da Pfizer não vai acontecer por ordem de chegada na Sala de Vacina, pelo contrário, funcionários da saúde vão entrar em contato com as pessoas. 

Andamento da vacinação no município

Na atual etapa da campanha, pessoas com comorbidades a partir dos 35 anos podem ser vacinadas contra o novo coronavírus, das 9h às 16h30, na quadra do Colégio São José. Para essa categoria, é necessário apresentar receitas ou um laudo que comprove a comorbidade. Veja aqui a lista descritiva das comorbidades e a documentação necessária que este público-alvo precisa para se vacinar.

Na quarta-feira (2), o município retomou a aplicação da segunda dose da CoronaVac, depois de receber 300 doses do imunizante fabricado pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Quem precisa tomar a segunda dose deve apresentar o cartão de vacinas que é fornecido no ato da aplicação da primeira dose. Neste cartão estão informações importantes como a data da aplicação da primeira dose, a confirmação da fabricante da vacina que foi aplicada e também informações técnicas sobre o imunizante. 

Foto: Reuters

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário