Ministério da Saúde autoriza vacinação de pessoas de 18 a 59 anos
Imunização deve ocorrer paralelamente à vacinação dos grupos prioritários
Por Redação
O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (28), a nota técnica que define os novos critérios de vacinação, estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.
Com a organização recém-anunciada, estados e municípios terão permissão para vacinar a população geral de 18 a 59 anos, por ordem decrescente de idade. A aplicação de imunizantes para grupos prioritários, entretanto, deve ser mantida. Além disso, a vacinação de trabalhadores da educação será iniciada em paralelo à da população geral.
Além dos professores, os novos critérios incluem todos os outros trabalhadores desse ambiente, como faxineiro e pessoal da manutenção. O documento prevê que funcionários de creches e pré-escolas deverão ser os primeiros da fila de prioridade. Depois, a vacinação vai ampliando para os que trabalham em pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e educação de jovens e adultos (EJA). Por último, entram os profissionais do ensino superior.
A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A CIT conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).