Português (Brasil)

Aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 volta a ser paralisada em Santos Dumont

Aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 volta a ser paralisada em Santos Dumont

Quarta-feira foi o segundo maior dia de vacinação em Santos Dumont

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar
 

 

Santos Dumont voltou a suspender a aplicação da primeira dose contra a Covid-19. Na tarde desta quinta-feira (15), a Prefeitura informou a baixa no estoque e a paralisação temporária do serviço.


A falta de imunizantes para a primeira aplicação não interfere na vacinação de quem precisa tomar a segunda dose, que segue garantida nos próximos dias, de acordo com a Prefeitura.


Essa é a segunda vez, em uma semana, que o estoque de vacinas para a aplicação da primeira dose acaba em Santos Dumont. Na quarta-feira (7), a Secretaria de Saúde enfrentou a mesma situação. Na época, o problema foi resolvido com o envio de uma carga emergencial de 210 doses pela Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), um dia depois da baixa no estoque sandumonense.
O JM e a TvMont entraram em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde, que informou uma negativa da SRS-JF em enviar novamente uma remessa emergencial para SD.



“Nós pedimos, mas eles não tem quantitativo para repassar. Vamos ter que esperar uma nova remessa vinda do Estado na próxima semana para continuar com a aplicação da primeira dose”, disse Odinéia Amorim, coordenadora do Departamento.
Questionada sobre a possibilidade de usar as vacinas destinadas à segunda dose na aplicação da primeira, Odinéia informou que foi aconselhada pela SRS-JF a não adotar essa medida.


“Tudo indica que chegará uma nova remessa de vacinas na próxima semana, mas não consigo te dar garantias. Então, não aconselhamos vocês a usarem porque se houver algum atraso ou imprevisto, a cidade – Santos Dumont – pode ficar em uma situação complicada”, informou a SRS em conversa com a coordenadora sandumonense.


Segundo maior dia de vacinação na cidade
Na quarta-feira (14), o JM e a TvMont mostraram a grande movimentação durante todo o dia no centro de vacinação, montado na quadra do Colégio São José. O fluxo alto de pessoas deu-se pela ampliação da imunização de idosos de 65 anos ou mais.
Segundo a Prefeitura, na quarta (14), 668 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Santos Dumont – 546 D1 e 122 D2 -, se tornando o segundo maior dia de vacinação na cidade. O primeiro segue sendo o sábado, dia 27 de março, em que a Prefeitura organizou um plantão e autorizou a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ao todo foram 1.210 doses aplicadas, sendo 1.202 de primeira dose e oito de segunda.


“A equipe tem trabalhado muito, de forma incansável, não medindo esforços para imunizar nossa população. Temos agentes comunitários de saúde e funcionários da fiscalização nos ajudando na vacinação, todos empenhados pra que tudo dê certo”, disse Odinéia.
Doses extras não chegaram na quarta-feira
Diante da grande movimentação e alta procura pela vacina, a Secretaria de Saúde teve receio que a quantidade de doses fosse insuficiente e solicitou uma remessa extra à SRS-JF.


JM e TvMont conversaram com Rosangela Garcia, secretária de saúde, que chegou a afirmar no início da tarde que a cidade havia conseguido um quantitativo extra de “300 doses para ajudar cumprir a demanda”. No entanto, essas doses não chegaram ao município.


Veja o comunicado da Prefeitura sobre a paralisação nesta quinta-feira


“A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi novamente paralisada temporariamente na tarde desta quinta-feira, 15, em virtude do fim do estoque dos imunizantes destinados a primeira aplicação.


A retomada da campanha acontecerá imediatamente ao recebimento de novas doses. A divulgação será feita, como de costume, através dos canais oficiais da Prefeitura, bem como repassada aos veículos de imprensa do município.


A aplicação da segunda dose do público já atendido com a primeira está garantida, e continuará nos próximos dias. Verifique seu cartão de vacina e compareça na data correta para a completa imunização contra a Covid-19″.

 

Compartilhe este conteúdo: