Português (Brasil)

MRS e prefeitura inauguram viaduto e ponte em Conselheiro Lafaiete

MRS e prefeitura inauguram viaduto e ponte em Conselheiro Lafaiete

Data de Publicação: 24 de julho de 2024 15:22:00 Portal 14B: investimento foi de R$ 46 milhões e a inauguração ocorrerá nesta quinta-feira (25)

Compartilhe este conteúdo:

 Por redação... 

Um ano após a MRS Logística iniciar a construção do Viaduto Padre Ermano José Ferreira, que liga as ruas Antônio Aureliano e Valério Eugênio e da Ponte Geraldo Dias Moreira, ligando a Rua Barreto à Rua Antônio Aureliano, as estruturas serão inauguradas no próximo dia 25, às 10 horas. A empresa contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete/MG e as obras representam um investimento de R$ 46 milhões na segurança ferroviária e na mobilidade urbana da cidade, serão eliminadas duas passagens em nível. Trata-se de uma das maiores intervenções viárias da história do município.
O viaduto, com 160 metros de extensão, e a ponte, de 40 metros, foram projetados para melhorar a mobilidade na área urbana, trazendo benefícios significativos para a população e promovendo uma integração mais equilibrada e segura entre a ferrovia e o ambiente urbano.

"Em 2022, a MRS renovou a sua concessão e se comprometeu em realizar investimentos em grandes projetos como este, que refletem diretamente na melhoria da mobilidade urbana e segurança das pessoas que cruzam a linha férrea. A entrega, dentro do prazo, tanto do viaduto quanto da ponte, corrobora o compromisso da MRS em realizar investimentos que eliminam riscos de acidentes. Será uma satisfação estar em Lafaiete, no dia 25 de julho, concluindo o ciclo desta obra", ressalta Gustavo Bambini, Diretor de Relações Institucionais da MRS.

"Estas importantes obras que estão sendo entregues são resultado do diálogo e parceria entre a Prefeitura de Lafaiete e a MRS, representando um marco na infraestrutura e mobilidade urbana de Conselheiro Lafaiete, trazendo um grande avanço para a segurança e bem-estar da população! Estamos orgulhosos de participarmos deste momento que certamente trará um impacto positivo na vida dos nossos cidadãos e da nossa cidade", afirmou o prefeito Mário Marcus.

Com a inauguração do viaduto, as seguintes ligações foram estabelecidas:

  • A rua Dias de Souza, a partir do dia 25, terá uma ligação direta com o novo viaduto;
  • O trânsito na rua Antônio Aureliano, no Bairro Cachoeira, também está conectado ao novo viaduto;
  • A passagem em nível que ligava a rua Dias de Souza à rua Ângelo Marzano foi fechada para veículos, sendo substituída por uma travessia de pedestres que atende todas as normas de acessibilidade;
  • A rua Ângelo Marzano não tem mais saída para veículos em direção à rua Dias de Souza;
  • As ligações para a rua Marechal Floriano Peixoto e para a rua Valério Eugênio permanecem inalteradas em seus fluxos;
  • A passagem em nível que ligava a rua Valério Eugênio à rua Barreto foi fechada para veículos. Agora, há uma passagem para pedestres que atende a todas as normas de acessibilidade;
  • A rua Barreto está ligada à rua Antônio Aureliano através de uma ponte construída sobre o rio Bananeiras;
  • Foi construída uma rotatória de retorno na rua Valério Eugênio, próxima à rua Jaci Santana Rabêlo;
  • O fluxo na Avenida Monsenhor Moreira não foi alterado.

Plano de investimentos
A intervenção faz parte do Plano de Investimentos da MRS para a renovação da concessão da empresa, aprovado em julho de 2022, pelo formador das políticas públicas para o setor: a pasta ministerial ligada aos Transportes e Logística (Ministério dos Transportes) e com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outras esferas de governo.

Inauguração também da Oficina de Manutenção de Equipamentos de Via

Ainda no dia 25, a MRS inaugura, às 15 horas, em cerimônia reservada para colaboradores e convidados, a Oficina de Manutenção de Equipamentos de Via, localizada em São Brás do Suaçuí/MG. O objetivo é proporcionar ainda mais conforto e segurança, melhor controle de peças e estoque de componentes, além de aumentar a quantidade de atendimentos de manutenção em um menor tempo de retenção de equipamentos e maquinários.

O projeto teve dois anos de planejamento, dois anos para a construção e finalização e as obras contaram com 140 profissionais. A oficina será capaz de atender todos os 60 equipamentos de grande porte da empresa, tendo a capacidade anual de, aproximadamente, 100 visitas.

Entre os maquinários que podem passar pela Oficina estão: a Desguarnecedora Total de Lastrosocadorasesmerilhadoras, entre outros.
 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário