Português (Brasil)

Reunião pretende levantar nomes de candidatos para compor Conselho de Política Cultural de Santos Dumont

Reunião pretende levantar nomes de candidatos para compor Conselho de Política Cultural de Santos Dumont

Data de Publicação: 18 de abril de 2024 19:10:00 Portal 14B: Encontro está marcado para ser realizado às 20h de terça-feira (23), na sede da Associação Comercial

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter...

 

Será realizado na próxima terça-feira (23), a partir das 20h, na sede da Associação Comercial Empresarial (ACE), uma reunião marcada pelo Fórum da Cultura de Santos Dumont com o objetivo de levantar nomes de candidatos habilitados que possam compor o Conselho de Política Cultural do município. 

Os candidatos serão apontados conforme as atuações nas seguintes áreas culturais:

- Área musical
- Setor literário
- Setor audiovisual
- Danças
- Artes plásticas
- Artes cênicas

Segundo Tiago Guimarães, presidente da Associação Ação em Movimento Artístico de Santos Dumont (AMA), a reunião é fruto do movimento artístico chamado Viva a Cultura Local (VCL) promovido nos dias 09 e 16 de abril, em que foi convocada toda classe artística e gestores para discutir políticas públicas culturais da cidade.

"A segunda reunião da VCL dia 16/04 contou com a presença da secretária de Educação, Bárbara, que autorizou a realização do Fórum de Cultura no dia 23/04 e a Conferência de Cultura para o dia 30/04. No dia 23, cada área cultural descrita no sistema municipal de cultura (nova redação 2018), levantará nomes que poderão se apresentar na conferência cultural dia 30 e tomar posse na formação de um novo Conselho de política cultural", explicou Tiago.

Para Aline Barbosa, que é fotografa e participa ativamente das discussões sobre o tema, a criação do conselho possibilitará o fomento da área cultural na cidade, principalmente, através dos recursos disponibilizados pela Lei Paulo Gustavo e pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

"Estamos atrasados em tudo, a Lei Paulo Gustavo não foi executada ainda e agora além dessa execução acumularam também a execução da PNAB, que garante recursos pelos próximos cinco anos a estados e municípios que a aderiram" disse.

Ainda de acordo com Aline, nesse primeiro momento, a orientação é que o município se adeque para receber o recurso nos próximos anos.

"Nunca houve um edital cultural com recursos municipais, mesmo a LOA prevendo R$ 46.000.000 para a Educação. Nesse momento a sociedade civil está se dispondo a ajudar o município na construção do CPF cultural, para que se adeque e possa exercer as políticas de fomento que estão sendo executadas em todo país", concluiu.

 

 

 

Fotos: Marco Evangelista Simone Moreira

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário