Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 21 de fevereiro de 2024 16:26:00 21 de fevereiro de 2024

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

  LULA

É de surpreender a postura adotada pelo presidente Lula contra o Estado de Israel. Não sou a favor da guerra, mas sou a favor de Israel se defender das agressões do Hamas, que reconheço ser um grupo terrorista. Ao contrário do que diz o nosso presidente, sei que o povo de Israel através dos séculos tem sido perseguido e não foi só por Hitler. Várias foram as tentativas de extirpar a presença judaica deste mundo. Os povos babilônios, egípcios, gregos, romanos tentaram, até mesmo Hitler que acabou virando história.

Nosso presidente pouco sabe de história, deve ser por isso que continua a comer calango. Não é por um acaso que na segunda-feira pela manhã Lula foi declarado “persona non grata” por Israel para vergonha do Brasil. Agora resta saber qual postura o povo de Deus tomará diante de tamanha infame!

  RODRIGO PACHECO

O presidente do Senado da República Rodrigo Pacheco (PSD) após tomar conhecimento da fala de Lula, foi bastante firme ao cobrar do presidente uma retratação ao povo de Israel. Pacheco tem sido uma importante voz para trazer o presidente à realidade. Faço votos que consiga. Lula desgastou a postura pacífica e de conciliação de nossa diplomacia. Naturalmente, esse é o maior prejuízo a imagem internacional do país.

  GUERRA

Acredito que a guerra em Gaza esteja por terminar, uma vez que falta Israel conquistar a última cidade do enclave que é Rafaf. Ao entrar no território o Exército de Israel terá trabalho para desmobilizar as milícias do Hamas. Somente depois de saber quem é quem, a assistência social deve ser liberada imediatamente ao povo palestino sem distinção. Daí em diante deverá ser pensado em quem governará o enclave. A boa notícia é que o fim das hostilidades esteja perto. 

  REFUGIADOS

Uma questão que o Estado de Israel tem a obrigação de resolver é quanto a uma solução para a população palestina em Rafaf. Ela não pode ser exposta aos combates entre o Exército de Israel e o Hamas. O governo israelense tem que achar uma solução ou criar um corredor humanitário para a retirada de idosos, mulheres e crianças. Quanto aos homens palestinos aptos para o combate deve se fazer um pente fino a fim de identificar possíveis guerrilheiros do Hamas.

A população palestina tem pago um alto preço e todos sabem disso.  

  NABIHA

Um forte abraço à querida amiga Nabiha Nicolau, que mantém estreitos laços com o Grupo da Terceira Idade Alegria de Viver. Ele que além de fundadora foi uma presidente muito atuante. Faço votos para que ela se mantenha ativa no grupo por muitos e muitos anos.

  FIM DA MAMATA

O senador Flávio Dino (PSB-MA) vai entrar com uma proposta de emenda à Constituição (PEC) na segunda-feira (19) que propõe o fim das aposentadorias compulsórias de militares, juízes e promotores como punição aos que forem condenados por cometer delitos graves. A proposta de Dino é muito simpática, mas pode encontrar resistência de parlamentares. Você acredita que o Congresso irá transformá-la em lei?

  ABÍLIO DINIZ

Na noite do último domingo (18), o Brasil perdeu uma de suas maiores referências do comércio nacional que foi o empresário Abílio Diniz. O empresário morreu aos 87 anos, em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

Lamentavelmente, essa é uma grande perda para o país.

  TROMBA D´ÁGUA

Na noite de segunda-feira (19) as comunidades da Vila Brandão, São Sebastião da Barra, Cidreira, Patrimônio dos Paivas, Perobas, Rio Abaixo, Ponte Preta e Cachoeirinha foram vítimas de uma tromba d´água. Pontes caíram, casas e estradas foram alagadas, causando um verdadeiro transtorno aos moradores da região. A Defesa Civil e várias secretarias do governo Betinho (Cidadania) estão agindo para minimizar os efeitos do temporal que se seguiu por horas.

Naturalmente, o governo busca viabilizar o contato com essas comunidades e quando possível recuperar as estruturas que foram destruídas.

ELEIÇÃO

Grande parte dos parlamentares da Câmara de Santos Dumont encontra-se indecisa quanto a seu futuro político para as próximas eleições. Diante da aproximação do pleito de 06 de outubro, os parlamentares ainda não decidiram sobre deixar ou não a atual sigla partidária. Naturalmente, em abril próximo teremos a janela partidária, período este que qualquer parlamentar poderá mudar de sigla sem qualquer problema, ou possibilidade de perda do mandato.

De todos os vereadores com quem conversei, nenhum eu cravo uma decisão quanto a mudar de partido, porém é esperado que alguns realmente mudem, mas somente no mês de abril.

FIM DA SAIDINHA

O Senado aprovou nesta terça-feira (20) o projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas, mas mantém a autorização para que detentos em regime semiaberto possam estudar fora da prisão. Como os senadores fizeram mudanças, a proposta será analisada novamente pela Câmara dos Deputados, que aprovou o projeto em 2022.

A bandidagem abusou desta regalia, e a resposta do Senado pode ser confirmada pela Câmara dos Deputados. Tudo indica que será sancionada pelo presidente da República.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário