Português (Brasil)

Vereador encaminha denuncia ao Ministério Público e pede esclarecimentos ao Samu

Vereador encaminha denuncia ao Ministério Público e pede esclarecimentos ao Samu

Data de Publicação: 18 de janeiro de 2024 16:26:00 Solicitação foi baseada em suspeita de omissão de socorro. Samu Cisdeste explica o ocorrido

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

O vereador Conrado Luciano Batista (PT) encaminhou ao Ministério Público uma denúncia e um pedido de providências com relação a suposta omissão de socorro por parte do SAMU, que é dirigido pelo CISDESTE  - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste.

A denuncia partiu de uma moradora da Rua Capitão Nestor, Leandra Oliveira, que em dezembro de 2023 solicitou atendimento a seu pai, o idoso R.S., que passou mal e necessitou de atendimento médico de urgência. Em contato com o SAMU pelo 192, ela foi informada pela atendente que não havia uma ambulância de plantão disponível para o atendimento.

A moradora conseguiu o transporte para levar seu pai ao hospital, mas quando passou pela Rua Dr. Guilherme de Castro foi surpreendida com uma ambulância na garagem da sede da instituição. Seu pai foi encaminhado ao hospital por um veículo particular, onde ficou internado por seis dias e depois foi a óbito. 

Diante do quadro da grande perda e da frustração pela falta de atendimento, a moradora denunciou o ocorrido nas redes sociais afirmando: “ABSURDO!!! Foi acionado por mim o SAMU pelo 192 para socorrer meu pai. Fiz a ocorrência, abri o pedido de emergência e o médico autorizou a ambulância. QUARENTA minutos depois...nada de SAMU chegar! Simplesmente liguei novamente e nada! Por fim, o médico disse que havia acontecido um acidente na BR e que a ambulância não chegaria mais para buscar meu pai que sofre de desautonomia e sofre com as constantes crises...”. 

A informação chegou até o vereador Conrado Luciano Baptista (PT), que após a aprovação de seu requerimento no Plenário da Câmara na última segunda-feira (15), encaminhou a denúncia e um pedido de providências ao Ministério Público, e ainda solicitou informações ao Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O Portal14B entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do SAMU na tarde de terça-feira (16), solicitando detalhes sobre a situação. A assessoria emitiu uma nota sobre o ocorrido:

“A respeito do ocorrido no dia 02 de dezembro, na cidade de Santos Dumont, o SAMU-192 CISDESTE esclarece que:

A base descentralizada de Santos Dumont é composta por uma Unidade de Suporte Básico (USB), que é tripulada por um Técnico de Enfermagem e um Condutor Socorrista, e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que é tripulada por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista.

No momento em que a senhora Leandra Oliveira acionou o 192 para atendimento ao seu pai, a USA estava empenhada em outra ocorrência, cujo paciente havia sofrido traumatismo cranioencefálico. Desta forma,  seria empenhada a USB para atendimento ao genitor da mesma.

No entanto, a ambulância USA apresentou defeito e, como o paciente atendido por aquela unidade estava em estado grave, foi preciso empenhar a USB para transferi-lo para Juiz de Fora.

Desta forma, a viatura fotografada pela sra. Leandra estava aguardando reparo na base.

O SAMU-192 CISDESTE esclarece, ainda, que mantém uma rigorosa gestão de manutenção de suas viaturas, com paradas programadas e ckeck-lists a cada troca de plantão, a fim de manter elevada disponibilidade das ambulâncias, evitando, assim, que haja redução no emprego dos veículos em situações de urgência e emergência”.

Foto: Arquivo

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário