Federação PSOL Rede retira candidatura de Luiz Antônio e apoiará Evandro Nery nas eleições em Santos Dumont
Data de Publicação: 8 de agosto de 2024 11:48:00 Portal 14B: Decisão foi tomada em convenção online, na última segunda-feira (5)
Por Redação...
A federação PSOL Rede decidiu por retirar a candidatura de Luiz Antônio (Psol) à Prefeitura de Santos Dumont para apoiar Evandro Nery (PT) nas eleições municipais de 2024. Após convenção online, realizada na última segunda-feira (5), a decisão foi tomada por meio de votação.
Através de uma nota, a federação justifica o posicionamento alegando que a candidatura de Evandro, que tem Dra. Fabiana Martins como vice, é única viável para o campo progressista no município, passando a integrar a coligação majoritária "Santos Dumont feliz de novo".
"A Federação PSOL REDE, após intenso debate, decidiu que apoiar a candidatura do Professor Evandro Nery e da Dra. Fabiana Martins em Santos Dumont é a única opção viável para nós, do campo democrático popular progressista. Consideramos de extrema importância conter o avanço da extrema direita e do bolsonarismo em nossa cidade. Para nossa Federação, integrar a coligação "SANTOS DUMONT FELIZ DE NOVO", além de ser motivo de grande orgulho, representa também uma maneira de fortalecer nossas bases na defesa do governo do Presidente Lula em nossa cidade. É amplamente conhecido que as demais candidaturas em Santos Dumont estão alinhadas à política fascista de Bolsonaro. Diante disso, conclamamos a todos para que marchemos juntos na defesa de uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável".
Procurado pela reportagem, Luiz Antônio, que chegou a lançar sua candidatura majoritária com Pelé Dramático como vice, informou que a decisão foi contra sua vontade.
"Colocaram duas pessoas compradas na federação para votarem contra a gente e fazer uma outra convenção sendo que já havíamos feito uma antes e homologado nossa candidatura. Você afundou de vez sua candidatura - se referindo a Evandro - perseguindo dois trabalhadores", afirmou Luiz Antônio.
Por sua vez, a Federação Brasil da Esperança de Santos Dumont, composta por PT, PCdoB e PV repudiou as acusações feitas pelo membro do PSOL e informou que foi procurada pela direção estadual da Federação Rede Psol para formalizar o apoio à candidatura de Evandro Nery. O grupo ainda reforçou que a decisão foi tomada de forma democrática.
"Vale lembrar que uma federação partidária deve seguir regras jurídicas específicas, e as convenções não podem ser realizadas de forma isolada, mas sim em conjunto pelos partidos da federação, neste caso, Rede e PSOL. Conforme consta na ata da convenção da Federação PSOL REDE, disponível no site da Justiça Eleitoral, o processo foi conduzido de forma legítima, de acordo com as regras jurídicas que regem as federações partidárias, com a participação do membro do PSOL em questão, que atuou como vice-presidente da convenção e viu sua tese ser democraticamente derrotada pela maioria dos votos, que preferiram apoiar acoligação "Santos Dumont Feliz de Novo", diz trecho da nota.
Confira na íntegra a nota Federação Brasil da Esperança de Santos Dumont
Nota oficial:
Prezados,
A Federação Brasil da Esperança de Santos Dumont, composta por PT, PCdoB e PV, vem, através desta nota, esclarecer e repudiar veementemente as acusações feitas por um membro filiado ao PSOL de Santos Dumont. Esclarecemos que recebemos o apoio oficial da Federação PSOL REDE, que nos procurou através da direção estadual e de demais filiados ao diretório municipal, expressando desejo de apoiar a candidatura do Professor Evandro Nery e da advogada Fabiana Martins Palmieri para a prefeitura municipal. Eles reconheceram que, neste momento, a união do campo progressista e popular de Santos Dumont, base do governo do Presidente Lula, é essencial.
Em nenhum momento, a Federação Brasil da Esperança tomou o partido de ninguém. Vale lembrar que uma federação partidária deve seguir regras jurídicas específicas, e as convenções não podem ser realizadas de forma isolada, mas sim em conjunto pelos partidos da federação, neste caso, Rede e PSOL. Conforme consta na ata da convenção da Federação PSOL REDE, disponível no site da Justiça Eleitoral, o processo foi conduzido de forma legítima, de acordo com as regras jurídicas que regem as federações partidárias, com a participação do membro do PSOL em questão, que atuou como vice-presidente da convenção e viu sua tese ser democraticamente derrotada pela maioria dos votos, que preferiram apoiar a coligação "Santos Dumont Feliz de Novo", representada pelo Professor Evandro Nery.
Recebemos com orgulho o apoio da Federação PSOL REDE, endossado por membros da Rede de Santos Dumont, incluindo representantes da direção nacional da Rede e da direção estadual do PSOL, que também defenderam o apoio à nossa candidatura. Este apoio reforça nosso compromisso de unir o campo verdadeiramente progressista em nossa cidade.
Atenciosamente,
Federação Brasil da Esperança - Santos Dumont - MG
Santos Dumont, 7 de agosto de 2024.
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|