Português (Brasil)

Câmara irá propor à Prefeitura implantação de transporte coletivo gratuito aos finais de semana e feriados em Santos Dumont

Câmara irá propor à Prefeitura implantação de transporte coletivo gratuito aos finais de semana e feriados em Santos Dumont

Data de Publicação: 13 de setembro de 2023 11:19:00 Iniciativa foi do vereador Flávio Faria (PTB) e contou com apoio dos demais vereadores. Porém, prerrogativa é do poder Executivo

Compartilhe este conteúdo:

Por Gilberto Freire - Repórter... 



Já imaginou transporte público gratuito aos finais de semana e feriados em Santos Dumont? Essa é a proposta que a Câmara irá fazer à Prefeitura. A iniciativa é do vereador Flávio Faria (PTB), presidente do Legislativo, e contou com o apoio dos demais parlamentares. 

“Com relação ao que vou propor ao Executivo, foi uma ideia que várias cidades estão adotando. É claro que é uma prerrogativa do Executivo, ele é quem tem que assumir estes dias de feriado, sábados e domingos para que as pessoas tenham uma passagem gratuita. É bom para o comércio, as pessoas vão movimentar mais, vão às praças, irão passear mais, visitar parentes e assim foi feito em Juiz de Fora. O Executivo de lá acatou uma decisão do Legislativo, e é isso que vou propor aqui. Agora sabemos que é uma prerrogativa do Executivo e ele quem pode fazer isso, porque terá que fazer o pagamento às empresas pela gratuidade. Não é uma coisa só de Santos Dumont, Juiz de Fora está fazendo, Leopoldina e vários outros municípios do estado estão fazendo isso. Justamente para movimentar o comércio, movimentar as pessoas e é isso que vamos propor. Isso é importante e não só interessante para a cidade mas para toda população”, disse Flávio em entrevista ao Portal 14B.  

O vereador sandumonense ainda revelou que, ao saber da medida tomada em JF, entrou em contato com Zé Márcio (Garotinho), presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora. 

Garotinho explicou que a medida havia sido tomada em outros municípios e que após conversa com os vereadores, sugeriu à prefeita Margarida Salomão (PT) que adotasse a medida. Como por meio de regra a Câmara Municipal não pode gerar gastos ao município, é de competência do Pode Executivo implantar tal medida. Assim, a prefeita solicitou que o projeto fosse encaminhado para a Casa Legislativa. 

Na opinião de Edésio Paulino, usuário de transporte público, a medida seria um acerto em Santos Dumont.

“Seria bom para Santos Dumont se tivesse transporte aos sábados, domingos e feriados de graça. O pessoal que mora longe poderia fazer compra na cidade e isso seria muito bom e importante. Isso iria melhorar muito nossa economia, acho muito bom”, afirmou. 

Apoio de outros vereadores

O vereador Flávio deu o primeiro passo na Câmara de Santos Dumont, buscando o consenso dos demais vereadores ao tema. Os parlamentares foram receptivos à ideia.  

O vereador Conrado (PT) comentou que deveria ser feito um estudo de impacto sobre as contas das empresas. Esse estudo é importante, pois precisa-se conhecer o atual custo desta implantação, bem como preparar o orçamento para essa operação. 

Flávio Faria cogitou a possibilidade dos parlamentares abrirem mão de parte da emenda impositiva de que cada um tem direito, para se criar um fundo de compensação às empresas. 

Ainda naquela reunião, ficou definido que a Casa editaria uma minuta de propostas a ser assinada por cada um dos parlamentares e encaminhada ao prefeito Betinho (Cidadania), sugerindo a ele que encaminhasse um projeto similar à Câmara.

 

Foto: Gilberto Freire

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário