Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 18 de agosto de 2023 18:11:00 18 de agosto de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

  GUARDA CORPO

Os passageiros da linha Dr. Constantino Horta, no Bairro Quarto Depósito, andam por demais preocupado com as condições de segurança no local. Na esquina desta via com a Rua José Victor Cerqueira, há grande preocupação para quem desembarcar dos ônibus, pois o local tem uma estreita faixa de terra. Caso o passageiro se desequilibre, pode vir a cair na parte baixa da via e ter sérias complicações devido a queda. Para que isso não aconteça, seria bom que a Secretaria de Obras providenciasse um guarda corpo para proteger passageiros e ciclistas. Em duas ocasiões distintas o local foi notícia por conta de dois acidentes em que ciclistas não conseguiram se manter a via e caíram na parte baixa da Constantino Horta, tendo sérias complicações de saúde após a queda.

  POSSE

Na quarta-feira desta semana Clésio Oliveira Santos deixou a presidência da Associação dos Diabéticos. Assumiu a presidência Edmilson Inácio de Souza, que na oportunidade pretende buscar melhorias para as pessoas que sofrem com este tipo de patologia. Faço votos de sucesso e de muitas realizações.

  CONTAS PÚBLICAS

A Prefeitura Municipal como dito semana passada aqui mesmo nesta coluna tem procurado equilibrar as suas contas. Tanto o prefeito Betinho quanto a secretária de Administração Josi Azevedo tem mantido esforços no sentido de não ampliar as despesas.

Essa situação é compreensível, uma vez que a cada dia que passa o mandato do prefeito vai se aproximando do fim, mas a questão fiscal tem que ser encarada de frente, pois os gastos do Executivo tem que estar em patamares administráveis. A grande preocupação das autoridades do Legislativo é quanto à folha de pagamento. Cedo ou tarde, o chefe do Executivo terá que reduzir secretaria e demitir para equilibrar suas contas.

  INDEPENDÊNCIA

Visando cortar despesas, o prefeito Betinho optou para este ano em cancelar as comemorações do Dia 07 de Setembro, data da Independência do Brasil. Embora seja feriado nacional, não haverá o tradicional desfile cívico-militar. Porém a comemoração segue normal em todo o país.

  JEP

Com o cancelamento das comemorações do Dia da Independência do Brasil por conta de despesas, outra importante comemoração fica na berlinda. O tradicional JEP – Jogos Estudantis da Primavera que anualmente era motivo de orgulho das escolas tem sido relegado a um plano secundário em sua realização.

Evidentemente existe a possibilidade de que o evento não ocorra, devido a falta de prazos para seu planejamento. Na verdade, faltou organização por parte das autoridades.

  DIA DA ASA

Outro evento de grande importância para a cidade é o Dia da Asa. Com os frequentes contingenciamentos de recursos pelo Executivo, existe a possibilidade das comemorações também desta data serem canceladas.

Este desequilíbrio fiscal de despesas e receitas se dão por conta da demora de repasses da União para despesas constitucionais, tipo Fundeb.

O consolo até o momento são as promessas da reinauguração do 14-Bis na Praça Bagatelle, no trevo sul da cidade e o sobrevoo da Esquadrilha da Fumaça, com todas as suas aeronaves.  

 GABINETE DE CRISES

Na manhã desta sexta-feira (18) foi realizada na sede do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado Leve a primeira reunião entre os membros do Gabinete de Crise para o presente ano.

Reuniram-se para discutir estratégias, os comandantes do 4º Esquadrão, da 63ª Cia de Polícia Militar, secretários municipais e integrantes da Defesa Civil.  

  PINTURA

Não é que a nossa Igreja Matriz de São Miguel está ficando ainda mais bonita. É tanto cuidado que é fácil admirar o trabalho que está sendo realizado na conservação da estrutura deste nosso patrimônio.

O cuidado dispensado à conservação do prédio, está recebendo a atenção da população, que também admira todo empenho da direção da Matriz. Parabéns pela dedicação.

AUXÍLIO-ALUGUEL

Foi aprovado pelo Senado da República o projeto de lei que prevê o pagamento de auxílio-aluguel, por até seis meses, para mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social e econômica. A matéria segue para sanção presidencial. No ano de 2022, 18,6 milhões de mulheres foram vítimas de violência doméstica no Brasil.

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário