Português (Brasil)

Exposição sobre Alberto Santos Dumont marca as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Exposição sobre Alberto Santos Dumont marca as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Data de Publicação: 17 de agosto de 2023 17:30:00 Evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (18), na Praça Cesário Alvim. História sobre a ferrovia também foi um dos destaques do dia

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter...

 

A Praça Cesário Alvim, no Centro de Santos Dumont, recebeu na tarde desta quinta-feira (18) a exposição realizada pelos alunos da rede municipal de ensino em homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a Divisão do Arquivo Público e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultura, faz parte da comemoração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico 

Ao todo, mais de 500 trabalhos alusivos à vida do "Pai da Aviação", suas obras, criações e invenções foram expostos.

"Esses são trabalhos de um semestre inteiro. É um trabalho muito complexo, eles estão trabalhando temas sobre Alberto Santos Dumont, mas cada um trabalhou uma parte, balões, histórias, família, amigos, curiosidades e cronologia. Eles estão se inteirando da vida dele", conta Rosa de Fátima, representante da Divisão de Arquivo Público.

Ferrovia foi um dos destaques do evento

Além do precursor da aviação, a ferrovia também foi um dos destaques do dia. A doutoranda em museologia e patrimônio, Geísa Soares, apresentou a exposição fotográfica "Santos Dumont e os trens. As ressonâncias do patrimônio ferroviário apitam na estação", que busca compreender o elo que conecta os bens ferroviários e os trilhos da ressonância advindas da patrimonialização.

"Nós esse ano colocamos também sobre a ferrovia porque Alberto Santos Dumont só nasceu aqui, porque o pai dele veio para cá na construção da ferrovia e aí veio a história da cidade que se desenvolveu em cima disso. Então nós temos a parceria da Geísa com um trabalho maravilhoso", explica Rosa.

A Associação Locomotiva Zezé Leone e a Associação dos Ferroviários e Amigos, também marcaram presença no evento com o apito da Zezé Leone, fotografias das décadas passadas da locomotiva, da estação e dos ferroviários.

Apresentações musicais também fizeram parte das celebrações

Não foram só as fotografias e trabalhos que fizeram parte das celebrações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico. As crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e os alunos do Centro Municipal Artístico e Musical Johann Sebastian Bach (CEMAM) abrilhantaram a tarde com apresentações musicais.

 

 

 

Fotos: Isabella Sad

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário