Português (Brasil)

33ª edição do Ibitipoca Off Road acontece neste fim de semana

33ª edição do Ibitipoca Off Road acontece neste fim de semana

Data de Publicação: 28 de julho de 2023 12:12:00

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação...

Acontece neste fim de semana a 33ª edição do Ibitipoca Off Road (IOR), considerado uma das provas mais tradicionais do circuito nacional. São cercade 500 motos divididas em 18 categorias e 50 carros em quatro classes. Sobre duas rodas a disputa mais uma vez é válida pelo Brasileiro de Enduro de Regularidade.

Segundo a programação, mais uma vez a Faculdade Suprema, em Juiz de Fora, será o ponto de partida e chegada da competição. A primeira moto larga às 6h30 do sábado (29), com parada em Lima Duarte. O primeiro carro inicia a prova às 9h. Mesmos horários do domingo, com os primeiros pilotos completando o desafio a partir das 14h.

Os percursos serão de 444km e 394km para as motos – a depender da categoria – e de 443km para os carros. Haverá, ainda, premiação para todas as categorias, a partir das 19h do último dia.

A organização trouxe para este ano algumas trilhas que não integravam o roteiro havia mais de uma década. Numa região de rara beleza, os caminhos escolhidos reúnem diferentes tipos de piso (terra batida, areia, pedra) e constantes variações de altitude. Entre os quase 500 pilotos nas motos, destaque mais uma vez para a categoria GPS, criada para atrair novos praticantes ao esporte – exige apenas um smartphone com suporte preso ao guidão da moto.

Na Elite, não faltam feras. A lista é puxada pelo atual campeão Emerson Loth, o Bombadinho (KTM Pro Tork), e conta também com Jomar Grecco (Gasgas), pentacampeão do Enduro da Independência e tetra do IOR); Guilherme Trancoso e Luciano Paiva (vencedor em 2021). Dois pilotos mais acostumados às provas de velocidade se juntam ao grupo. Bruno Crivilin (Honda), representante brasileiro no Mundial de Enduro, mostrou que também sabe navegar e, em 2021, ficou com o segundo lugar. Tiago Wernersbach (Honda), campeão brasileiro de rally cross-country na categoria Brasil, anda com uma CRF 450 RX.

Outro nome dos ralis (e com passado no Enduro FIM) que compete este ano é Gabriel Soares, o Tomate. Inscrito na Sênior / Graduado, ele encara a oportunidade como preparação para o Sertões. Participação numerosa entre as mulheres, com destaque para a goiana Bárbara Neves (Honda), atual campeã.

Troféu sustentável

Os cerca de 50 carros do rally de regularidade 4×4 se dividem em quatro categorias: Pro, Turismo, Novato/Turismo Light e Pais e Filhos.

O IOR também aposta na sustentabilidade e, além de ser um evento Carbono Zero, premiará os melhores com troféus criados pelo artista plástico pernambucano Jota Azevedo a partir de resíduos.

 

Foto:  Alberto Barbosa/Mundo Press

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário