Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 18 de janeiro de 2023 19:58:00 18 de janeiro de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

  MESA DIRETORA

A Câmara Municipal de Santos Dumont empossou o presidente Flávio Faria (PTB), vice-presidente Niltinho (Rede) e o secretário Tim Chora Neném (Cidadania) na última sexta-feira. A nova diretoria foi bastante prestigiada e contou com a presença ilustre do deputado Luiz Fernando Faria (PSD), do prefeito Betinho (Cidadania) e também do ex-prefeito Bebeto Faria (PSD).

  FLÁVIO FARIA

Este novo mandato com certeza vai dar maior visibilidade ao vereador Flávio e aos demais componentes da mesa diretora. Em um momento que eles estão no meio do mandato de parlamentar, de olho em uma eventual reeleição em 2024. Flávio é um bom parlamentar e num futuro breve pode optar por uma candidatura ao Palácio Alberto Santos Dumont

  LUCIANO GOMES

Ele deixou o comando da Câmara em 31 de dezembro, mas busca aperfeiçoamento de seu mandato. Luciano Gomes recebeu um certificado do Curso Legislativo – “Peças Orçamentárias”, promovida pela Câmara Municipal de Matias Barbosa, realizado em 10 de junho de 2021. Embora tenha se passado quase dois anos, somente agora o certificado chegou às suas mãos, na tarde de segunda-feira (16). Mas isso não torna o esforço menos importante, mas mostra que o parlamentar está sempre em busca da qualificação e aperfeiçoamento de seu mandato. Quem ganha com isso? Na verdade é a população.

  OBRAS

O secretário de Obras Oscar Toledo deve ser chamado à Câmara Municipal para expor a situação em que o município se encontra depois das fortes chuvas. No momento o que não falta para ele é trabalho. Outra coisa que deve ser cobrada do secretário é a situação da Rua Machado de Assis e do Morro dos Coutinhos. Ambos os locais necessitam de intervenções de sua secretaria, mas antes que isso tenha início, os parlamentares querem fazer cobranças.

  AGRICULTURA

Outro secretário que também deve ser convidado a ir ao Legislativo é o secretário Pedro Paulo dos Reis. A situação das estradas tem causado transtornos à população e tem deixado os parlamentares bastante irritados. Quando o problema são as estradas rurais, o tráfego de pessoas e produtos ficam interrompidos, gerando prejuízos absurdos. Pedro Paulo deverá nos próximos dias explicar o que sua secretaria está fazendo para recuperar essas vias. 

  EVANDRO SARUBBI

Na terça-feira (17), o também empresário Evandro Sarubbi (União Brasil) reuniu-se com lideranças de nossa cidade visando as eleições de 2024, em que ele tem claras pretensões em ocupar o Palácio Alberto Santos Dumont. Evandro, na eleição de 2022, foi um dos políticos mais bem avaliados pela população da região. Naturalmente vem angariando apoio regional aos seus projetos.

PISO

O prefeito Betinho tem pela frente uma tarefa dura em sua administração. Ele, que vira e mexe está de mãos dadas com os professores, vai ter que estudar um meio de dar atenção ao piso da categoria. Não bem assumiu o cargo, o ministro da Educação Camilo Santana aumentou o piso nacional para a educação em 14,94%. Isso sem avaliar se estados e municípios teriam como arcar com os custos do aumento. Que os professores merecem o aumento isso é inegável, mas tem que ser feito dentro de um planejamento onde a arrecadação comporte essa despesa. Caso contrário, vai virar um problema. Vamos ver no que vai dar. 

RECEPTAÇÃO

A Prefeitura de Juiz de Fora e Forças de Segurança estão fazendo um pente fino para coibir a receptação de metais nos ferros-velhos. Particularmente acho que aqui em Santos Dumont isso deveria ser feito também, pois há lei que trata do assunto. Ano passado o vereador Keilon Mazilão (União Brasil) conseguiu aprovação de seu texto em que diz o que pode e não pode. A nova lei foi um avanço para a cidade e é mais um instrumento de combate a receptação.

FERNANDO HADDAD

O ministro da Economia pretende construir uma reforma fiscal para o país, o que faz muita gente arrepiar os cabelos. Naturalmente todos nós sabemos que o Brasil precisa de uma reforma que seja eficiente, mas justa. Lamentavelmente aqui qualquer reforma, quando é justa, não é eficiente, e quando é eficiente não é justa, sendo que o maior beneficiado é sempre a União. Esta detém a iniciativa, é eficiente em arrecadar e muitas vezes não interessa ser justa. O ministro Fernando Haddad pretende colocar sua reforma em prática nos próximos seis meses, aproveitando a lua de mel com o congresso. Será que vai conseguir?

ASSEMBLEIA

O governador Romeu Zema (Novo) está de olhos nas negociações do que acontece na Assembleia de Minas, uma vez que estamos há 164 dias para eleger sua nova mesa diretora. Naturalmente o governador tem o deputado de sua preferência para ocupar a presidência, e o nome mais cotado é o do deputado Roberto Andrade. Quem fica muito feliz é o amigo Wolfgang Jorge Coelho, amigo de ambos.

A eleição será no dia 2 de fevereiro.

  VEÍCULO

Na terça-feira desta semana a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica recebeu um veículo para atender as ocorrências de nossa região. O veículo, devidamente caracterizado, foi fruto de indicação do parlamentar  Patrus Ananias (PT), que atendeu solicitação do vereador Conrado Luciano Baptista. Parabéns aos parlamentares, à população que será beneficiada e aos patrulheiros Juliane Guimarães e Wanderson Paiva.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário