Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 15 de agosto de 2024 10:07:00 15 de agosto 2024

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter...

   AGENDA ELEITORAL

Amanhã 15/08 é o último dia para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

DIA 16/08

Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet; Data a partir da qual a utilização de ‘live’ por pessoa candidata para promoção pessoal ou de atos referentes a exercício de mandato, mesmo sem menção ao pleito, equivale à promoção de candidatura e constitui ato de campanha eleitoral de natureza pública;

Data a partir da qual e até 5 de outubro de 2024, as candidatas, os candidatos, os partidos, as federações e as coligações poderão fazer funcionar, entre 8h (oito horas) e 22h (vinte e duas horas), alto-falantes ou amplificadores de som;

Data a partir da qual e até 3 de outubro, poderão ser realizados comícios e utilizada aparelhagem de sonorização fixa, entre 8h (oito horas) e 24h (vinte e quatro horas), com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 (duas) horas;

Data a partir da qual, até as 22h (vinte e duas horas) do dia 5 de outubro de 2024, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata na qual se utilize outros meios de locomoção das pessoas, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio;

Data a partir da qual e até 4 de outubro, serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 (dez) anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tabloide. Fiquem atentos!

   MPOX

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou para esta quarta-feira (14) o comitê de emergência para avaliar o cenário de surto de mpox na África e o risco de disseminação internacional da doença. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na última quarta-feira (7), em seu perfil na rede social X.

A decisão de convocar o comitê de emergência levou em conta o registro de casos fora da República Democrática do Congo, onde as infecções da doença estão em ascensão há mais de dois anos e agora ameaça outros países. Aqui no Brasil o Ministério da Saúde começa a discutir medidas para conter a doença, até o momento foram registrados 709 casos, com 16 óbitos.

SUPLEMENTAÇÃO

A Câmara Municipal de Santos Dumont resolveu autorizar a Prefeitura a suplementar o orçamento da cidade em 10%. Se não o fizesse, despesas com merenda e transporte escolar não poderiam ser pagas pela Prefeitura. Tal operação com a devida autorização Legislativa permite que a Prefeitura honre compromissos, uma vez que recursos não utilizados possam ser liberados para pagar despesas correntes. A Câmara Municipal teve sensibilidade, uma vez que existe interesse público em questões econômicas.

   EVERALDO

O ex-vereador Everaldo Ferreira de Paula, é atualmente chefe da Contabilidade da Prefeitura Municipal. A participação dele na reunião com os vereadores para discutir a importância de suplementar o orçamento atual foi por demais esclarecedora. Há 38 anos o servidor trata deste assunto que é de interesse público, e os parlamentares confiam nas explicações do ex-vereador. Pois caso não fosse autorizada a suplementação, algumas despesas não poderiam ser pagas e por final criaria um ambiente de descrédito para a Prefeitura. Isso não interessa a ninguém. 

   CONRADO

O vereador diante de um novo pedido de suplementação do orçamento, temeu que a Prefeitura não tenha capital suficiente para honrar compromissos como a folha de pagamento. No entanto, Everaldo descartou tal possibilidade, uma vez que a Prefeitura fez estudos das despesas até dezembro, com sua devida capitalização. Assim sendo, o vereador ao conversar com seus pares, optou por retirar sua vista do PL 35/2024, permitindo que este fosse votado e aprovado.

  COLIGAÇÃO

Conversas de bastidores dão como certo a visita do ex-presidente Bolsonaro a Santos Dumont. Caso venha, tal situação poderá impulsionar a direita na cidade. Na verdade, a vinda do “Mito” à cidade é um sonho acalentado e latente em alguns políticos de direita. Não podemos nos esquecer que Bolsonaro esteve em Santos Dumont e saboreou um café na Padaria da Vovó antes de ser presidente.

As possibilidades estão aí e tudo pode acontecer.

   MRS

A decisão da empresa em solicitar de alguns moradores no bairro Quarto Depósito para que desocupem seus imóveis às margens da ferrovia, tem causado descontentamento. No entanto, o que justifica tal pedido é a questão de segurança dos próprios moradores. O que se sabe é que alguns moradores construíram garagens próximas à ferrovia. Em caso de acidentes na linha férrea dentro de sua área de concessão é de responsabilidade da empresa e isso é o que a empresa tenta evitar.

  DONA ROSA

Infelizmente tivemos a triste notícia do falecimento de dona Rosa. Ela que sempre foi exemplo para alguns e admirada por outros nos deixou essa semana. Abaixo do céu tudo tem o seu tempo e desse seu tempo ela soube muito bem cativar amizades, cultivar amor dos seus e a admiração do povo de Santos Dumont. Que Deus a tenha e conforte seus familiares.  

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário