Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 4 de janeiro de 2023 17:55:00 04 de janeiro de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

  PELÉ

Como esperado, o nosso querido Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé foi se encontrar com o criador. Várias foram as homenagens, os elogios e as reverências a este atleta incomparável. Seu exemplo como atleta é insubstituível, dedicado, criativo e excepcional. Lembro-me dele quando jogava pelo Cosmos nos Estados Unidos, já em fim de carreira.  Morre Pelé e nasce uma lenda. O futebol mundial sentirá sua falta, pois ele sempre foi uma referência para qualquer atleta do mundo esportivo. Que nosso Deus o tenha em um bom lugar. Obrigado, Pelé, por tudo que você fez pelo Brasil!

  BENTO XVI

O papa emérito Joseph Aloisius Ratzinger da Igreja Católica Apostólica Romana faleceu no dia 31 de dezembro passado. Aos 14 anos ele ingressou na Juventude Hitlerista e seu passado nazista sempre foi lembrado pela mídia. Em 1943 ingressou no Exército Alemão até que desertou e foi conduzido a um campo de trabalhos forçados nos arredores de Burgenland na Áustria. Após a derrota alemã foi preso pelos aliados e liberado em 19 de junho de 1945. Em 29 de junho de 1951 foi ordenado sacerdote pelo Cardeal Faulhaber, Arcebispo de Munique, juntamente com seu irmão. Fez uma longa carreira dentro da Igreja, o lema de seu pontificado era “Cooperadores da Verdade”. Seu pontificado iniciou-se em 18 de abril de 2005, vencendo Jorge Mário Bergoglio por 47 votos a 10. Bergoglio o sucedeu após sua renúncia em 11 de fevereiro de 2013. Com a renúncia, Bento XVI torna-se o papa emérito da igreja até sua morte. Minhas condolências ao povo católico.

  LULA

Depois de tanta polêmica do sobe ou não sobe, no rufar dos tambores de golpe, Lula subiu mesmo a rampa do Palácio do Planalto. Ele começou no último dia 1º de janeiro o seu terceiro governo, praticamente se igualando aos feitos do então presidente Getúlio Vargas.

A princípio, Lula governará com um Congresso hostil, mas não se sabe até quando, pois sabe lá como são os políticos. Hoje brigam e amanhã estão lambendo os adversários. Tudo pelos seus interesses e conveniência.

O que espero deste governo que agora assume o poder, é que facilite o trabalho, que tenha responsabilidade em seus gastos, divida o bolo da arrecadação com os mais pobres e fomente o desenvolvimento. É isso que espero que Lula implemente no Brasil. No mais, espero que trabalhe duro.

  BOLSONARO

Ao deixar o Brasil não vejo que o presidente Bolsonaro saiu fugido do país, mas o reconhecimento da derrota eleitoral. Neste caso os seus atos falam mais altos do que as palavras. Acho que em seu governo houve erros e acertos. As estatais começaram a dar lucro, contrariando a administração de seus antecessores. Foi um governo que combateu duramente a corrupção. No futuro, se não houver impedimento, voto nele.

  BETINHO

O prefeito Betinho (Cidadania) deus início aos seus dois últimos anos de governo. Em sua administração ainda há muito o que fazer, pois estamos nos recuperando de um período de pandemia. Somente agora há condições de um planejamento sério e eficaz para a cidade. É hora de pensar sério no equilíbrio fiscal, porque ainda é incerto o que o governo federal fará na política fiscal do país. Nomes começam a ser ventilados para suceder Betinho. Mesmo que o assunto não seja discutido abertamente, há interessados. 

  LUIZ FERNANDO

É grande a expectativa da posse do deputado Luiz Fernando Ramos Faria (PSD) no próximo dia 1º de Fevereiro. Luiz Fernando foi o principal fomentador do desenvolvimento de Santos Dumont e de cidades da região. Com sua posse, um novo período de prosperidade virá para nosso município. Pois, com certeza, emendas do Orçamento da União beneficiarão Santos Dumont. Tenho plena certeza de que nosso parlamentar trabalhará por nossa terra.

  ZEMA

O governador Romeu Zema (Rede), que também tomou posse no dia 1º de Janeiro, tem pela frente mais quatro anos para recuperar as finanças do Estado. Ele que fez um excelente trabalho na recuperação de boa parte das contas públicas, respeitou limites constitucionais, garantiu o pagamento de royalties de municípios e a folha dos servidores. Claro que não deu para agradar todo mundo. Infelizmente estão em sua pauta de trabalho querer privatizar empresas públicas como a Cemig, a Copasa e até mesmo a Educação que é de sua responsabilidade constitucional. Para que isso aconteça, ele terá que contar com o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

  FERNANDO HADDAD

O ministro da Economia do Brasil, Fernando Haddad (PT), mal assumiu o posto é já pensa em junto com a Argentina criar uma moeda única para o bloco do Mercosul. A proposta em tese parece muito boa, porém sua execução com certeza vai ser contestada pelo Parlamento. Isso porque atualmente a Argentina vive um processo inflacionário e sua moeda, o peso argentino, não vale nada. Nestas condições será que o ministro da economia quer que o Brasil se aventure a assumir todos os déficits da economia da Argentina? 

CARNAVAL

É grande a expectativa dos carnavalescos no atual momento para que haja o Carnaval este ano. O presidente da Associação de Blocos e Escolas de Samba Sandumonense (ABESSD), Marcello Guerra, renovou seu ânimo quanto a realização da Festa de Momo. Não se sabe ainda a disposição do prefeito Betinho em realizar o evento, uma vez que estamos a pouco tempo da comemoração.  Falta entre as parte agendar uma reunião e discutir sua realização. Enquanto isso não acontece o tempo urge.

TRISTE NOTÍCIA

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que o governo vai pôr fim ao saque-aniversário do FGTS, criado pelo governo Bolsonaro, para resgatar o caráter de proteção social do fundo na hora do desalento do desemprego. O trabalhador que juntamente com os empresários são os grande pagadores de impostos,  mais uma vez são preteridos quando vão usar o seu próprio dinheiro. Mas todos sabem, governo é governo.

MILICIANO

É muito curiosa essa notícia que foi divulgada pelo Jornal o Globo desta quarta-feira (04). A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, fez campanha em 2018 ao lado do ex-PM Juracy Prudêncio, condenado a 22 anos por homicídio e chefiar milícia. Autorizado à época a deixar a cadeia para trabalhar, ele ganhou cargo na Prefeitura de Belford Roxo (RJ), comandada pelo marido da ministra, que nega ter praticado ato ilícito.

Pode até não ser ilegal, mas joga luz sobre as ações dos membros do atual governo. Não é ilegal, mas é muito, mas muito estranho.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário