Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 14 de outubro de 2022 16:37:00 14 de outubro de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista...

 

A Política se transformou em uma guerra santa

Um dos artigos de nossa Constituição reza que o Brasil é um país laico, ou seja, existe liberdade para a prática de todas as religiões. Esse princípio se identifica perfeitamente com um dos pontos marcantes do cristianismo: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.”

Inspirados nesse princípio, os evangelizadores orientavam os seus seguidores a rezarem e praticarem a caridade, compartilhando a vida com os seus irmãos menos favorecidos; os excluídos pela sociedade, desempregados e famintos.

Ir às missas e aos cultos era missão sagrada pelos cristãos, principalmente nos finais de semana. Através da religião os católicos, evangélicos e seguidores de outras religiões buscavam a paz e purificar seus espíritos na esperança de um dia subir ao Céu e viver ao lado do seu Criador.

Os tempos mudaram e, com ele, os objetivos de muitos pastores e padres se desvirtuaram e esqueceram de cuidar dos seus rebanhos para se envolverem na política como candidatos a cargos eletivos, cabos eleitorais e até assessores de políticos e militantes de partidos.

Essa ligação da religião com a política não combina por uma série de fatores, a começar pelo princípio de que usar os microfones da igreja pera defender os ideais filosóficos de partidos ou de candidatos, se posicionando a favor de candidatos A, B ou C, certamente irá desagradar uma grande parte dos seus seguidores que comungam com ideias diferentes. Uma grande maioria das pessoas tem boa formação intelectual e opinião definida sobre a política, não se sujeitando a serem manobrados politicamente.

Não resta dúvida de que esses religiosos ainda exercem muita influência sobre os seguidores fanáticos e se aproveitam disso para induzi-los a votar nos seus candidatos e partidos preferidos com objetivos de tirarem proveito da situação.

Nesse diapasão, a campanha política de 2022 ficou monopolizada por apenas dois candidatos populistas e de larga experiência na política nacional. Os candidatos, de maneira sábia, estão utilizando esses evangelizadores para se projetarem entre os cristãos, com a finalidade de conseguirem os votos necessários para se elegerem, transformando essa campanha numa verdadeira “guerra santa”.

O certo é que esses candidatos deveriam concentrar suas campanhas expondo programas de governo, falarem dos problemas enfrentados pelo país, das dificuldades de seu povo e de projetos para solucioná-los. A religião e a política têm seus objetivos bem definidos e não devem ser misturados. Deixem os cristãos livres de pressões para que possam exercer os seus direitos cívicos com plena liberdade.

Felizmente o Brasil é um país laico e a democracia vem funcionando perfeitamente nesses últimos quarenta anos. Seus eleitores estão cientes de seus direitos de escolherem seus candidatos livremente, sem ameaças e pressões de quem quer que seja.

Vamos torcer para que o vencedor faça um bom governo e cumpra tudo aquilo que prometeu ao povo durante a campanha.  

Clézio Paulo de Sá

 

Tudo pela Educação

A querida amiga na luta pela grandeza da Escola Estadual Presidente João Pinheiro (o famoso ‘Estadual’), Adriana Volpi, comemorou, no dia 09 de outubro, mais um aniversário. Adriana tem sua vida ligada ao setor educacional de Santos Dumont e uma participação ativa na sociedade sandumonense.

Sempre Ligada

Márcia Nunes Vasconcelos marcou presença no time de vôlei do Tangará na década de 50. Foi aluna do Colégio São José, casou e foi morar em Barbacena onde se encontra há vários anos. Mas sempre esteve ligada aos fatos que ocorrem em Santos Dumont e sempre que possível vem visitar amigos e parentes. Em família, ela comemorou aniversário no dia 11 de outubro.

Muito Atenciosa

Outra pessoa que marcou época em Santos Dumont como professora foi a simpática e atenciosa Marília de Souza Carvalho. Além de ser uma educadora exemplar, Marília participava dos movimentos ligados à Igreja Matriz de São Miguel e Almas. Hoje ela reside em Juiz de Fora, mas sempre marca presença nesta cidade onde tem inúmeros amigos e familiares. Ela comemorou aniversário no dia 13 de outubro.

Educadora Exemplar

A Maria Sônia Mansur Albanese era uma professora que se identificava muito com seus alunos e tinha na língua portuguesa, na natureza e na poesia uma paixão toda especial. Ela foi a aniversariante do dia 15 de outubro.

Cirurgiã Dentista

A dedicada e competente cirurgiã-dentista, Aretusa Fernandes, está curtindo muito a filha e a sua profissão. Ela, hoje, estará recebendo amigas e familiares por um motivo muito especial: dia do seu aniversário, 15 de outubro.

Fé, muita fé

Rezar não é obrigação. Rezar é o prazer de falar com Deus.

Coleta de Lixo

A coleta de lixo deveria ser feita no centro da cidade às 7 horas, ou então depois das 19 horas. Isso evitaria o congestionamento no trânsito nas ruas centrais da cidade. Os moradores e comerciantes também deveriam colaborar, colocando o lixo na calçada apenas uma hora antes do caminhão passar. Vamos manter a cidade limpa.

Pura Gozação

Estão dizendo que os candidatos convidados para os debates nos programas das tv’s, antes de entrarem no palco, olham desconfiados para todos os lados e perguntam aos assistentes se o padre Kelman (???) já saiu.

Estradas e Ruas

As estradas vicinais e as ruas dos bairros que não foram recuperadas até agora, vão daí para pior. As mais danificadas receberam apenas medidas paliativas para não ficarem intransitáveis. Ainda há tempo para se realizar uma grande operação tapa-buracos antes das chuvas.

Profecia

A meta do PT era permanecer 30 anos no poder. Ele já permaneceu 14 anos à frente do governo, foi forçado a sair, mas se o Lula ganhar essas eleições o PT poderá chegar aos 22 ou até atingir a meta projetada com a sua reeleição e a do seu, sucessor.

Nossa Senhora Aparecida

Foi um sucesso a festa da padroeira do Brasil em Santos Dumont. O simpático bairro recebeu centenas de pessoas e a festa programada foi um sucesso. De parabéns os organizadores desse evento. 

Volta ao Ninho

É isso que está fazendo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, responsável pelo maldito processo da reeleição, com o PT, partido do qual ele foi um dos fundadores e se criou como político.

Alerta sobre Golpes

As pessoas, principalmente os idosos, precisam ficar atentas com as pessoas estranhas que oferecem ajuda nos bancos, casas lotéricas e nas ruas ou através de telefonemas prometendo vantagens e solicitando dados pessoais: senhas, CPF e endereços. Agora, os golpes mais em evidência são praticados através do Pix e os empréstimos consignados. Saiam fora dessa gente.

Institucionalizada

Depois das eleições, vendo os nomes de alguns políticos reeleitos deputados, senadores e a cargos de executivos, chega-se a conclusão de que o povo não está nem aí pela prática da corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil. Tudo indica que a prática desses delitos foi regulamentada no país.

Está ficando no papel

Depois de analisar os nomes dos políticos que concorreram a cargos eletivos nessas eleições de 2022, ficou a impressão de que a festejada Lei da Ficha Limpa está funcionando apenas no papel. Os corruptos estão virando heróis e os heróis transformados em vilões.

Papagaio de Pirata

O senador Randolpho Rodrigues, em baixa no cenário político nacional, está dando uma de papagaio de pirata. Está procurando espaço na mídia colando a sua imagem junto a Lula em todas as aparições dele nas tv’s e nas solenidades programadas pelo PT.

Curtindo Aposentadoria

A simpática jornalista Tida Grillo está curtindo sua merecida aposentadoria viajando pelo Brasil. Depois de marcar presença em Brasília, com direito a visitar o presidente Bolsonaro, ela rumou para Itacaré, na Baía de Camamu. Aproveite bem, você merece.

Romaria

Mais de dez ônibus deixaram a cidade nos dias 10 e 11 de outubro rumo a Aparecida do Norte. Centenas de sandumonenses têm na Padroeira do Brasil a sua santa de devoção e atribuem a Ela inúmeros milagres que receberam, principalmente em relação à cura de vários tipos de doenças.

Falecimentos

Duas senhoras muito queridas nessa cidade faleceram no dia 09 de outubro: Aparecida Amaral e a dona Terezinha Freitas.

Chegando ao fim

Graças a Deus essa terrível campanha política está chegando ao fim. Muita baixaria, agressões e difamações para o meu gosto. Questão de nível dos candidatos. Pelo visto, essa decantada terceira opção não vai acontecer tão cedo no Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário