Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 15 de julho de 2022 15:10:00 15 de julho de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista

 

Maracanã, Santuário do Futebol Brasileiro

O Maracanã sempre foi considerado o “templo sagrado do futebol”. Ele já abrigou jogos internacionais memoráveis e já teve mais de 183 mil torcedores em jogo entre Flamengo x Fluminense. Hoje está sendo objeto de conflito entre os três principais clubes do Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama.

Por ser um patrimônio público, o Maracanã não poderia ser gerido por apenas dois clubes, o Flamengo e o Fluminense, embora essa concessão seja concedida através de uma concorrência feita pela prefeitura do Rio de Janeiro.

Aquele que já foi o maior estádio do mundo sofreu inúmeras reformas, e com a realização da Copa do Mundo de 2014, teve sua capacidade reduzida para apenas 65 mil torcedores, se transformando em arena, conforme determinação da FIFA.

Não resta dúvida de que ele ficou mais confortável com a extinção da geral e a colocação das cadeiras numeradas.

No Maracanã os jogos ganham mais alegria e motivação por parte dos torcedores. Nesse aspecto não podemos esquecer os tempos em que os “geraldinos e arquibaldos” ditavam a alegria reinante nos jogos. A geral era o local em que ingresso era mais barato, os torcedores assistiam aos jogos em pé, mas davam um charme especial nos jogos do popular Maraca.

Todos os jogos dos grandes clubes eram realizados no Maracanã. Com isso tivemos clássicos batizados com nomes sugestivos: o Fla x Flu era chamado ‘clássico das multidões’; o Flamengo x Vasco, o clássico dos milhões; Botafogo x Fluminense o ‘clássico vovô’; e o Vasco x América, o ‘clássico da paz’. Cada um com a sua história e o seu charme, que agradava muito os torcedores. Foi o período em que os três clubes, juntamente com o América e Bangu, transformaram o campeonato carioca no mais charmoso do Brasil.

Por ser um espaço público, o Maracanã deveria ser administrado pelo município, pelo estado, pela Federação Carioca ou até mesmo pela CBF, que nadam em dinheiro às custas dos clubes.

Não se justifica essa disputa judicial entre os três principais clubes do Rio de Janeiro. Eles não possuem estádios para abrigar seus milhares de torcedores nos jogos com os principais clubes do Brasil, cujo público oscila entre 40 e 60 mil torcedores.

Diante disso, os dirigentes dos clubes e da Federação Carioca precisam sentar e dialogarem em busca de solução que venha de encontro aos interesses dos clubes e dos torcedores.

Nesse período em que os clubes atravessam grande crise financeira, não se justifica perder renda em consequência dessa disputa tola pelo poder.

Vamos reviver aquela época em que os torcedores desfilavam com suas bandeiras pelas ruas da cidade em direção ao Maracanã para vibrarem com os seus clubes do coração.

É tempo de união e paz em prol da grandeza do nosso esporte preferido e lembrar sempre que o Maraca é nosso.

Clézio Paulo de Sá

 

Em plena recuperação

A dedicada enfermeira Luíza Garcia, depois de se submeter a uma cirurgia, já se encontra em casa em plena recuperação. Provavelmente ela terá participação ativa nas eleições desse ano. Gente fina.

Destaque

O nosso destaque dessa semana fica por conta do Cap. José Pereira Dias, aniversariante do dia 11 de julho. Cap. Dias foi um digno representante da Polícia Militar em Minas Gerais. Como sempre, a comemoração foi junto aos seus familiares.

Muito charme

É o que mostra a linda Roberta Volpe Marques. Sempre alegre e esbanjando simpatia, ela faz a alegria de seus familiares e amigos. Roberta, cercada de muito carinho, festejou aniversário no dia 11 de julho.

À professora com carinho

A professora Marlene Grunewald marcou sua presença na história da educação de Santos Dumont, lecionando geografia nas principais escolas dessa cidade. Hoje, desfruta de sua justa aposentadoria ao lado dos filhos e netos e curtindo passeios por vários países do mundo. Ela festejou aniversário no dia 10 de julho.

Pura beleza e simpatia

Assim definimos a querida Paula Kingma que, ao lado dos amigos e familiares, festejou aniversário no dia 10 de julho. Seus pais estavam na maior felicidade. Paula dirige com muito talento e dedicação a sua Casa de Festas I 9 Fest Eventos.

Níver’s em dose dupla

  

As sandumonenses Vanise Amaral e Giovanna Martoni também festejaram aniversários nesse mês de julho: Vanise no dia 15 e Giovanna no dia 16. Elas são muito queridas nessa cidade pela maneira simpática e educada com que se relacionam com as pessoas.

Níver

O comunicativo Luciano Biazuti foi o aniversariante do dia 13 de julho. Sua esposa Patrícia e os demais familiares não deixaram a data passar em branco.

Foi Bolsonaro

A violência também chegou ao Japão. O assassinato do ex-premier Shinzo Abe abalou o mundo pela sua brutalidade. Ele fazia um pronunciamento político quando foi atingido com dois tiros, na cidade de Nara. Os políticos da esquerda e a imprensa tendenciosa do Brasil querem atribuir à Bolsonaro a ordem para matar o ex-premier japonês.

Violência na política

O clima em nosso meio político anda tão tenso que começa a ceder espaço para a violência nessa campanha de 2022. Ainda não foi comprovado oficialmente que esse crime que resultou na morte de um secretário do PT teve objetivo político, mas serviu de alerta aos candidatos que estão contratando seguranças para protegê-los em suas campanhas pelas cidades desse país. O fanatismo e a ignorância embrutecem as pessoas.

Verbas secretas

O Brasil é um país democrático, sendo assim, os deputados e senadores que se intitulam verdadeiros representantes do povo não poderiam compartilhar com esse processo escuso que criou esse maldito orçamento secreto. Caminho fácil para a corrupção.

Escárnio

Essa proposta que tramita no Congresso que vai permitir que deputados e senadores possam assumir outros cargos durante o exercício de seus mandatos não passa de um verdadeiro estelionato eleitoral. Cargos diplomáticos e cargos em diretorias e conselhos de empresas estatais devem exigir capacidade técnica, competência e idoneidade moral dos candidatos a ocuparem essas funções. As mordomias, os salários atraentes, as gratificações e outros benefícios mexem com as ambições da maioria dos nossas parlamentares. Caso isso seja aprovado, será uma verdadeira afronta aos eleitores. Uma imoralidade e um assalto aos cofres públicos. Esses caras só querem cargos e salários e não trabalho.

Moralidade

Nos países desenvolvidos, os parlamentares que assumem cargos públicos e ministérios perdem os seus mandatos. Certíssimo. Aqui isso jamais ocorre, pelo contrário, eles querem ocupar todos os cargos possíveis. Nossa política é uma vergonha.

Grande descoberta

Os participantes do Festival Led-Luz na Educação descobriram que as crianças pobres e ricas têm direito a professores treinados, escolas equipadas e acesso à banda larga. Resta saber quem vai fazer? Quando vai fazer? De onde virá o dinheiro para fazer? O problema é sair das palavras para a ação.

Pobreza

Ela sempre existiu nos países pobres e em desenvolvimento, só que agora, em consequência da pandemia da Covid-19 e da guerra da Ucrânia ela se agravou em todos os países, inclusive naqueles mais desenvolvidos. A principal causa da desigualdade social é o desemprego. O resto vem em consequência.

Tragédia tendenciosa

A imprensa tendenciosa noticia como tragédia o fato do Brasil possuir 50 candidatos militares. E daí? Ele terá também centenas de candidatos corruptos, oportunistas e criminosos. Quem vai decidir isso são os eleitores em outubro.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário