Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 8 de abril de 2022 14:43:00 08 de abril de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista

 

A que ponto nós chegamos

Existem ministérios que deveriam receber atenção especial do governo federal e ficarem isentos das influências nefastas de dirigentes de partidos, deputados e senadores inescrupulosos: o da Educação e o da Saúde, por estarem ligados diretamente aos interesses da população no que se refere à formação educacional das crianças e adolescentes e da saúde da população. Esses dois cargos deveriam ser ocupados por professores e médicos de elevada formação moral, conhecimentos técnicos, com espírito de liderança e sem vínculo com os profissionais da política e nem da direção dos partidos políticos desse país.

Esses ministérios recebem verbas milionárias e têm objetivos específicos. Jamais elas poderiam ser manipuladas de acordo com os interesses de deputados e senadores oportunistas, dos dirigentes dos seus partidos, daqueles que ocupam esses cargos e, muito menos, de pastores evangélicos.

Essas denúncias feitas contra o Ministério da Educação na aplicação desses recursos são muito graves e merecem uma investigação rigorosa dos órgãos competentes, com providências urgentes por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro. Por incrível que pareça, até barras de ouro dos prefeitos exigidas para facilitar a liberação dessas verbas foram denunciadas.

Vivemos em um país onde a maioria das escolas públicas está desconectada aos meios digitais, com vários prédios necessitando de reformas, com carência de material didático e com professores desatualizados, com necessidade de valorizar mais os professores em termos salariais e no oferecimento das condições de trabalhar nessa nobre missão de ensinar, além da necessidade de informatizar todas as escolas com acesso à internet e rever com mais cuidado esse Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na atualidade é muito grande o número de brigas, agressões e até crimes praticados por alunos contra colegas e até contra os seus professores dentro das salas de aulas. A Justiça precisa encontrar um meio de dar um paradeiro nisso urgentemente.

A prática de esportes é útil e necessária, mas para isso, é preciso construir mais quadras poliesportivas nas escolas. Também seria necessária a construção de creches e dotar as escolas de mais cursos profissionalizantes. Também é necessário buscar uma maior participação dos pais nos movimentos desenvolvidos pelas escolas.

O problema na educação chegou a um ponto que não tem mais condições de acobertar esses escândalos que vêm ocorrendo no MEC.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu demissão do cargo, mas os problemas não se encerram com essa medida, as investigações devem prosseguir os repasses das verbas devidamente apurados, os responsáveis devidamente identificados e punidos exemplarmente. Esse assunto virou caso de polícia. A Polícia Federal e o Ministério Público devem ser acionados para apurar minuciosamente essas denúncias feitas na aplicação das verbas do MEC.

Esse fato deixa claro que a política não combina com a religião. Isso é a mesma coisa de querer misturar o azeite com a água.

Vamos aguardar o desdobramento dessas apurações e as medidas que serão tomadas pela Justiça e o governo federal. Eles nos devem essa definição.

Clézio Paulo de Sá

 

Dupla comemoração

 

Dia 06 de abril me deu oportunidade de comemorar os aniversários de duas pessoas importantes na minha vida: o meu filho Rodrigo Corrêa de Sá e o meu genro, Sérgio Osório de Freitas. Seus familiares não deixaram essa data passar em branco: se reuniram com os aniversariantes e cantaram a tradicional música: ‘parabéns para você’.

Gente fina

A atuante advogada Maria Helena Mendes tem uma participação elogiável na vida dessa cidade.  Dra. Maria Helena lecionou no Curso ‘Técnico em Contabilidade do Colégio Santos Dumont’ e fundou o curso ‘Cultura Inglesa’ nessa cidade. Ela tem atuação elogiável no Rotary Club de Santos Dumont e está sempre participando dos principais eventos sociais promovidos pela Igreja Matriz de São Miguel e Almas.

Seu aniversário, no dia 08 de abril, foi a razão maior pelos inúmeros cumprimentos que ela recebeu. 

Educação personificada

A Letícia Sá Fortes Fonseca marcou presença no Fórum dessa cidade como titular do Cartório de Registro Civil. Com aquele sorriso discreto, ela tratava a todos com muita educação e desfruta da amizade e admiração de todos sandumonenses. Ele festejou idade nova no dia 07 de abril ao lado dos seus familiares.

Muita alegria

A presença do Dr. Guilherme Ladeira nas ruas da cidade fez a alegria dos seus inúmeros amigos, inclusive batendo ponto no Bar do Botelho para tomar aquele tradicional cafezinho. Dia 06 de abril, Dr. Guilherme comemorou seus 85 anos de vida ao lado dos seus familiares.

Atento ao dízimo

O Carlos Henrique Hauck Duarte se dedica muito à igreja Matriz de São Miguel e Almas, controlando com muito critério a receita do dízimo dessa matriz. Sua prestação de contas é minuciosa e faz o sorteio de um brinde aos dizimistas nas missas celebradas aos domingos às 8.00 horas. Ele foi o aniversariante do dia 07 de abril.

Dedicação

Edésio Paulino de Miranda dedicou toda a sua vida ao Jornal Mensagem. Aposentou mas sempre visita os amigos relembrando os bons momentos vividos nas oficinas desse semanário. Seu aniversário foi no dia 08 de abril. 

Honrou a terra

A Marcília Queiroz não ganhou o The Voice Brasil Mais, mas representou de maneira brilhante a cidade de Santos Dumont nessa difícil competição musical. Ela também projetou o nome da cidade em todo território nacional. Ele fez por merecer todas as homenagens e aplausos dos sandumonenses.

Atualizados

Em tempo de eleições os termos fake news e mitomania, a arte de pegar mentiras, vão entrar em evidência nesse país até o final do pleito eleitoral no final de outubro. Através da insistência, os candidatos tentarão convencer os eleitores que só falam a verdade e cumprem o que prometem. E como tem gente que acredita nessas falácias.

Marcou presença

O padre José de Anchieta Moura Lima marcou presença nessa cidade pelo belo trabalho de evangelização que realizou como pároco da Igreja São Sebastião. Por ser uma pessoa carismática e se comunicar bem com as pessoas, ele angariou muitos amigos em Santos Dumont. Daí o grande número de mensagens que recebeu no dia 02 de abril, quando festejou mais um ano de vida. Hoje padre Anchieta ocupa o cargo de administrador paroquial da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.

Lixeira

O prefeito Carlos Alberto de Oliveira, o popular Betinho, sempre zeloso com a saúde e a educação, poderia montar um projeto de instalação de lixeiras nas principais ruas e praças da cidade. Nem que para isso recorresse ao apoio das principais empresas desse município.

Queremos paz

O Brasil se aproxima de ter novos representantes nos governos federal e estaduais nos próximos quatro anos. O destino do país está nas mãos dos eleitores. Muda ou continua? Eis a questão. Eu sei apenas que o país precisa reencontrar seu clima de paz entre suas instituições, segurança, harmonia e desenvolvimento social e econômico. Os eleitores deveriam pensar bem nisso antes de digitar os números de seus candidatos nas urnas eletrônicas, no dia 03 de outubro.

Regredir jamais; progredir sempre.

Coisas da vida

O ex-juiz Sérgio Moro já foi o personagem mais querido e admirado do Brasil. Hoje é rejeitado por grande parte dos filiados do partido União Brasil, que até agora ainda não acrescentou nada em termos de eleição. Pelo contrário, só perdeu representantes no Congresso Nacional.

Perigo

O Papa Francisco manifestou desejo de visitar a Ucrânia nesse período de guerra contra a Rússia. Antes de pousar em Kiev, ele deveria conversar com Putin, marcando o dia e a hora dessa visita. Caso contrário, poderá ir e não voltar.

Notáveis

Dois sandumonenses marcaram presenças na telinha da TV- Globo nos últimos anos: o professor João Luis e a cantora Marcília Queiroz.

Os moradores dessa cidade têm muito orgulho de tê-los como conterrâneos.

Milagres virtuais

De acordo com os pedidos e os dízimos enviados, alguns “pastores” estão realizando milagres e enviando aos seus fiéis através da TV, da internet, facebook, WhatsApp e até pelo Sedex. E tem gente que acredita.

Em evidência

Em tempo de eleições, os caciques donos dos principais partidos cantam para os parlamentares que trocaram de partidos nessa janela eleitoral de março: “Você pagou com traição a quem lhe deu a mão...”.

 Isso faz parte do atual sistema político brasileiro, onde os partidos são apenas detalhes.

Projetos

Até agora estamos vendo e assistindo muitas acusações, fake news e trocas de partidos sob várias alegações dos candidatos. O mais importante não fizeram: apresentarem projetos consistentes para melhorar as condições de vida dos trabalhadores, abertura do mercado de trabalho e o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Paraíso

Este ano o que mais vamos ouvir dos candidatos serão promessas de aperfeiçoamento da saúde pública, da educação, saneamento básico, habitação, qualidade de vida, mais empregos e correção de salários.

Depois... aí é outra história.

Disputa difícil

Que o povo anda descrente com os homens que comandam os destinos desse país todos nós já sabemos, a prova é que se fizerem uma pesquisa sobre qual o Poder mais desacreditado perante a população e provavelmente var dar um empate técnico, com dois pontos percentuais para mais e dois para menos.

Está feia a coisa nesse país.

Não é moleza não

Quem vibrou pensando que a Seleção Brasileira vai encontrar moleza enfrentando a Sérvia, Suíça e Camarões na fase de Grupos Copa do Mundo do Catar, poderá estar bem enganado. Esses países se classificaram porque apresentaram um bom futebol. Eles também têm muitos méritos.

Desgastes

Esses anúncios de que Sérgio Moro e João Dórea desistiram de ser candidatos à presidente da República abalou a política brasileira e, também, as candidaturas deles nessas eleições de 2022. Eles já podem cassar outro rumo na vida pública.

Justiça Social

Enquanto o Estado anuncia um reajuste de 10 % nos salários dos seus funcionários, a ANS concede aos planos de saúde autorização para reajustar as mensalidades de seus usuários em 18%. Com isso, milhares de pessoas vão ter que abandonarem seus planos e utilizar os serviços elogiáveis do SUS, sobrecarregando ainda mais os seus atendimentos médico-hospitalares.

Deus não é político

Que nesse país tem muitos padres e bispos socialistas e militantes do PT, ninguém tem dúvida, mas daí o Lula dizer que Deus é petista é uma terrível blasfema. Deus e o seu filho Jesus Cristo não se envolviam com políticos, pregavam apenas a paz, a fraternidade, a reflexão e a oração, nos ensinando o caminho da salvação.

Pega mal

Muito louvável o trabalho de vacinação contra a gripe na Faculdade de Santos Dumont, o único reparo fica por contra daquele monte de britas e areia em frente à barraca da vacinação. Ele dá um aspecto desagradável ao local e pode causar acidentes nos idosos que ali comparecem.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário