Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 11 de março de 2022 13:00:00 11 de março de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter

 

  COPASA

A Cia de Saneamento de Minas Gerais levou uma boa notícia para moradores de algumas ruas no bairro Quarto Depósito. A empresa deu início a operação tapa-buraco, fazendo a recomposição asfáltica em locais que ela mesmo veio a intervir, com expansão de sua rede. Tudo indica que a empresa vai recompor a pavimentação em outras regiões da cidade. Foto: Rua Dr. Constantino Horta.

  VAZAMENTO

Tão logo a Copasa fez a recomposição asfáltica de algumas ruas no bairro Quarto Depósito, uma de suas principais vias apresentou vazamento. A torcida agora é para que empresa faça o conserto de sua rede e volte a recompor o pavimento sem demora.

MAIS RECURSOS

Essa semana o prefeito Betinho recebeu correspondência do deputado Júlio Delgado, informando que indicou recursos do Orçamento Geral da União (OGU) 2022, por meio de emenda parlamentar para incremento temporário de custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial para cumprimento de metas, no valor de R$ 250 mil reais.

A Prefeitura deverá fazer inserção de sua proposta ao ministério da saúde para efetivação da ação. Os recursos foram atendidos a pedido do João da Ruralvet

FATURAMENTO CAI

Como reflexo do comprometimento do escoamento da produção provocado pela intensidade das chuvas no início do ano, o faturamento da indústria mineira caiu 9,8% em janeiro frente a dezembro. Foi a maior queda para o mês desde o início da série histórica da pesquisa Index em 2004, realizada pela Fiemg. Os temporais interditaram rodovias e ferrovias e quase causaram um apagão logístico, afetando a cadeia de suprimentos. A maior retração no faturamento foi registrada na indústria de transformação (9,5%). O segmento extrativo apresentou recuo de 5,9%, com o impacto das chuvas na logística e na segurança das mineradoras.

Esse o foi o destaque do jornal Diário do Comércio de Belo Horizonte nesta quinta-feira (10).

  PRINCESAS

Olha o tamanho da sensibilidade. A Fundação Futuro Brasil para a Criança e o Adolescente realizou no dia 09 de março o ‘Encontro das Princesas’ em homenagem ao ‘Dia Internacional da Mulher’. O encontro contou com a brilhante participação de Sara Cabral e diversas e lindas princesas, que propiciaram uma constelação de alegrias.

Parabéns ao diretor presidente Reinaldo Cabral e sua atuante diretoria por manter uma instituição tão querida para a população de nossa cidade.

  FEBRE AFTOSA

Olha só que notícia importante para o nosso pecuarista. Minas Gerais e mais dez estados da federação estão na lista de enquadrados na nova estratégia de vacinação contra a febre aftosa neste ano.

Conforme diretriz do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os órgãos de defesa de agropecuária do país - que compõem o bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Aftosa - deverão, na primeira etapa, vacinar bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. Na segunda rodada de vacinação serão imunizados animais de todas as idades. O objetivo é garantir a oferta de imunizantes. Para segurança do nosso gado é importante que se faça este monitoramento durante a vacinação.

  GUERRA

A invasão russa na Ucrânia está nos impondo outra realidade. Com a guerra e as sansões, a Rússia que é a 11º economia do mundo, impossibilitando aquele país de vender seu petróleo, gás e outros produtos acabou gerando uma crise financeira global. Com a alta do petróleo no mercado mundial, elevou-se praticamente o preço de tudo, já que o mercado precisa de combustíveis para transportar bens e ofertar serviços. Aqui no Brasil há alta dos combustíveis é sentida na gasolina e a tradicional corrida aos postos para abastecer, gás GLP, agora no trigo e no já anunciado café. O governo já corta impostos e pensa em subsidiar os combustíveis, isso caso a guerra se prolongue. Uma coisa é certa, vêm novos aumentos por aí, pois quase tudo precisa ser transportado pelo Brasil a fora.   

  PACHECO

O senador Rodrigo Pacheco (PSD) anunciou na quita-feira (10) que não será candidato a presidência da República este ano. Ele que foi apontado com uma possível terceira via acabou declinando do convite do presidente da legenda Gilberto Kassab. “Tenho que dedicar toda a minha energia a conduzir o Senado neste ano fundamental para a tão desejada reconstrução de nosso país’, disse Rodrigo a imprensa justificando sua desistência a disputa eleitoral.

Independente desta situação, Rodrigo Pacheco acolheu nossa cidade uma vez que aqui conseguiu muitos votos para que chegasse ao Senado. Sempre com a colaboração do ex-deputado Luiz Fernando (PP), o ex-prefeito Bebeto (PP) e o vereador Flávio Faria (PTB).  

DISPUTA ESTADUAL

Temos um novo coadjuvante na disputa eleitoral para o governo de Minas que é o empresário e prefeito de Betim Vittorio Medioli (PSD). Ele como pré-candidato entra da disputa, enfrentando o governador Romeu Zema (Novo) e o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD). Por questões de legenda a única pessoa em nossa Câmara a ter dois pré-candidatos na disputa pelo governo de Minas é a vereadora Sandra Cabral (PSD). Ninguém sabe ainda qual o nome de preferência da parlamentar.

O trio de pré-candidatos são relativamente bem sucedidos e querem marcar a história de Minas. Até aqui Romeu Zema tem sido bem sucedido ao normalizar o pagamento do funcionalismo, porém ainda se depara em questões de reajustes salariais na máquina pública do governo. Ainda há muito tempo para as eleições de outubro e o governo tem que dar solução as demandas do funcionalismo, mas para isso que tem que negociar.

FEDERAÇÃO PARTIDÁRIA

Olha o que está acontecendo nos partidos de esquerda. Com a federação partidária e meses de negociação, o PT, PCdoB e PV aprovaram acordo para se unirem. O PSB, no entanto, que abriga o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin para formação de uma chapa com o ex-presidente Lula, descartou a união com o PT. Enquanto isso a federalização do PT, PCdoB precisa passar pela aprovação em cada uma das legendas. Lembrando que o prazo para registro da união no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) termina em 31 de maio próximo.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário