Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 25 de fevereiro de 2022 15:20:00 25 de fevereiro de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter

  É GUERRA

A notícia da invasão russa na Ucrânia correu como rastilho de pólvora pelo mundo. Não sou favor da guerra, mas vejo que os russos têm lá suas razões para garantir a segurança de seu povo, mesmo que passe por cima dos interesses dos povos vizinhos, no caso a Ucrânia que já manifestou seu interesse de ingressar na OTAN.

Essa história é bem antes da Ucrânia obter sua independência em 1994. As preocupações russas vêm da experiência de 1940, quando a Alemanha Nazista cooptou para sua esfera de influenciar países como: Bulgária, Hungria, Romênia e dividiu a Polônia com os russos soviéticos.

As fronteiras comuns da Alemanha Nazista com a União Soviética se estendia do Báltico até o Mar Negro, mas mudou drasticamente em 21 de julho de 1941, quando os alemães sobre comando de Hitler invadiram o território soviético. O saldo desta invasão em perdas humanas para os russos foi estimado em 40 milhões de mortos. Não é 4 mil, ou 40 mil, mas 40 milhões. Não podemos nos esquecer que nas guerras napoleônicas os “franceses” invadiram a Rússia, por isso Emmanuel Macron não é um bom interlocutor pois, é visto pelo Kremilin como um ex-inimigo. A mesma situação é do chanceler Olaf Shotz, porem a Alemanha atual não quer guerra, o que quer mesmo é desenvolvimento, e acabou ficando entre a cruz a e espada. 

Hoje a Ucrânia é um estado tampão entre a Rússia e os países da OTAN, e se, seu status mudar a escalada da violência pode ser mudada.    

ESTÁ DE OLHO

Diante do que acontece no conflito europeu, quem fica observando os acontecimentos e a disputa de braços são os chineses. Tudo por conta da possibilidade de um futuro conflito em Taiwan. Os chineses observam a determinação russa e dos membros da OTAN para a questão da Ucrânia. Em breve com certeza ouviremos o rufar dos tambores de guerra.   

  CÂMARA

O presidente da Câmara Luciano Gomes (Cidadania), parece que ficou inclinado as propostas de adesão da Associação de Poderes Legislativo da Zona da Mata e Vertentes (Apolegis). Depois de uma conversa com o presidente da Câmara de Matias Barbosa Anselmo (PT), parece que a questão vai avanças em nosso Legislativo. Mas a palavra final de adesão será do plenário.

  APLICATIVO

A proposta de regulamentação dos aplicativos foi discutida pelo prefeito Betinho (Cidadania), com vereadores e representantes da categoria. A proposta dos aplicativos parece que não foi bem vista pelo prefeito, que tem outro pensamento em relação ao tempo de uso de veículos. A categoria reivindica 10 anos ou mais, já o prefeito quer 10 anos com redução progressiva até chegar a 6 anos. Por fim na reunião ocorrida nesta semana as negociações não avançaram. Na verdade, não há muito espaço para negociar, o projeto que tramita há mais de um ano tem mesmo é que ir à votação e cada vereador vota de acordo com sua consciência.

FISCALIZAÇÃO

Caso o projeto seja aprovado na Câmara, um ponto que ainda é obscuro, é quanto a fiscalização. A Prefeitura no momento não possui fiscais e deverá contratar novos apenas no próximo concursos público que ainda não tem data definida. Segundo o prefeito Betinho, isso será em breve.

  TRÂNSITO

É importante destacar que os projetos necessários para os trânsitos de Santos Dumont se organizem, passou pelas mãos do secretário Paulo Barreto, que agora é coordenador dos Postos de Saúde e empenhou nas negociações para que os projetos fossem aprovados. Com aprovação do Legislativo, foram aprovados o JARI, a contratação de agentes de trânsito. Está para ser votado a regulamentação dos aplicativos e em um futuro breve a municipalização. Paulinho conseguiu avançar com essas matérias. Sua sucessora Valquíria Carvalho como todo secretário que chega, terá muito o quê fazer.

  CARNAVAL 2017

Quem marcou presença no Carnaval 2017 pela Império Colorido, sendo um dos principais destaques da escola de samba, foi a querida delegada Dra. Kênia Oliveira Almeida. Como podemos ver no registro fotográfico da época ela não só marcou presença, mas deixou marcado aquela data com muita elegância. 

  BLOCO DO URUBU

Quem marcou presença no Carnaval 2017 no bloco do Urubu, foi o amigo marco Evangelista, atualmente diretor do grupo Rede Municipal de Jornalismo. Na verdade, não sei se a fantasia é urubu ou jacaré, mas que o Markão estava feliz, isso estava.

  JACARÉ

No mesmo ano olha quem estava se divertido desfilando pelo Jacaré. Os doutores Geane Alves e Evandro Sarrubi, emprestaram toda sua alegria a Festa de Momo. Lembro-me que na ocasião desta foto o entusiasmo do jovem casal estava contagiando muita gente. Bons tempos.  

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário