Português (Brasil)

Sandumonense leva nome da cidade a torneios de capoeira em outros estados

Sandumonense leva nome da cidade a torneios de capoeira em outros estados

Data de Publicação: 25 de outubro de 2021 18:56:00 O professor de capoeira Rafael Macedo representa Santos Dumont através do Grupo Internacional 'Oficina da Capoeira', e promoverá um evento na cidade no dia 20 em novembro

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter

O capoeirista sandumonense Rafael Ferreira Macedo, conhecido como ‘Graduado Sid’, vem construindo uma forte atuação com o Grupo Internacional ‘Oficina da Copeira’. A marca, que está presente em 17 países, tem representação na cidade através do trabalho desenvolvido por Sid nas aulas que realiza no CT Rotatori.

Com esse trabalho, ele fez uma bela participação com a capoeira no evento “Um Eco na Cidade”, levando o nome de Santos Dumont à Nova Venécia, no Espírito Santo.

A ocasião marcou a finalização do projeto que vem sendo desenvolvido há um ano, com aulas gratuitas de capoeira para adolescentes e jovens daquela comunidade.

“Fui transmitir minha vivência com a capoeira em Nova Venécia, no Espírito Santo. Nos dias 09 e 12 de outubro, tivemos a oportunidade de fazer um trabalho de reflorestamento. Na quinta-feira fizemos uma oficina de capoeira para as crianças de lá, e no domingo fizemos uma troca de cordas”, conta Sid.

De acordo com o professor de capoeira, Santos Dumont receberá um evento do projeto no mês de novembro.

“No dia 20 de novembro, nós vamos realizar um evento aqui em Santos Dumont, uma entrega de graduação para as crianças que treinaram virtualmente durante a pandemia, e os que participaram do treinamento após a liberação das academias. Essas crianças vão fazer a troca de corda, vamos trazer os representantes do Oficina da Capoeira internacional, com o mestre Ray da cidade de Belo Horizonte, de outros países e das cidades da região também. O evento acontecerá no Agridoce Bistrô", disse o professor.

Já no dia 27 de novembro, Sid irá ministrar uma aula de capoeira para as crianças da cidade de Jacareí, no interior de São Paulo, durante o evento “11º Festival de Capoeira - Cultura Pura”, como representante do Grupo Oficina da Capoeira.

Esporte de origem brasileira

Para que não conhece, a capoeira é um tipo de luta que teve origem no Brasil a partir do século XVI. De grande expressividade para a cultura brasileira, tem como principais características a defesa pessoal, além de movimentos corporais bem ágeis. Nesse esporte, os praticantes exercitam bastante os pés e a cabeça.

Um importante atributo da capoeira para as outras artes marciais consiste na sua musicalidade. Além de aprender a lutar e jogar, os participantes tocam instrumentos de origem afro-brasileira como o atabaque, berimbau e o agogô, além de cantar as músicas típicas. Para ser um capoeirista completo, o praticante deve lutar de acordo com a musicalidade da luta.

A capoeira além de ser um exercício que desenvolve a coordenação motora, como outros esportes, melhora o aumento da frequência cardíaca, o desenvolvimento muscular, a queima de gordura, assim como a flexibilidade e a resistência física.

Após sua popularização, o esporte ganhou muitos adeptos em todo o mundo. Em Santos Dumont, o esporte contribui para a socialização de adultos, mas também de jovens e crianças em idade escolar. 

As aulas de capoeira no CT Rotatori são realizadas por Graduado Sid e pelo estagiário Juninho.

 

Fotos: Arquivo Pessoal Rafael Macedo

Edição: Gláucia Rabello

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário