Português (Brasil)

Dia Mundial dos Animais é celebrado hoje

Data de Publicação: 4 de outubro de 2021 21:52:00 A data comemora o nascimento de São Francisco de Assis conhecido por ser o santo protetor dos animais

Compartilhe este conteúdo:

 Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello

O Dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 04 de outubro, juntamente com o nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia, e conhecido por ser o protetor dos animais.

São Francisco se referia aos animais como irmãos, por isso, nada mais justo que seu dia seja celebrado junto com os bichinhos que dão tanto amor a nós, humanos.

A juiz-forana Amanda Costa é "mãe de pet" e explica a importância de seu cachorro em sua vida:

"Quando eu adotei o Thor, descobri que os antigos donos batiam nele, por isso ele tinha medo de humanos. Com o tempo, eu ganhei a confiança dele e junto ganhei meu melhor amigo. Não importa o que esteja acontecendo à nossa volta, ele está sempre do meu lado."

Mais que um simples dia dos animais, a data é um alerta para a importância da preservação de todas as espécies. 

A ONG Cão Comunitário, que cuida dos animais de rua e abandonados, foi criada em Santos Dumont no ano de 2019. Inicialmente, a ONG disponibilizava ração e água em vários pontos da cidade para os cachorros de rua, mas com o tempo, os pedidos de resgate foram surgindo e o trabalho da organização ficou maior do que imaginavam.

Priscila Novaes é membro da ONG e explica:

"Hoje vivemos de doação, não temos ajuda governamental ou de empresas privadas. Por isso, dependemos de ter dinheiro e pessoas para nos ajudar com lar temporário (custeado pela ONG) para conseguirmos fazer os resgates."

Para entrar em contato com a ONG basta acessar o perfil no Instagram @caocomunitario.

Confira abaixo algumas ações que você pode tomar para se tornar um aliado na luta pela preservação animal:

- Com a intenção de adquirir um pet, adote, não compre;
- Após a adoção, seja um tutor responsável;
- Não financie instituições que explorem animais (circos que usem animais em seus espetáculos, por exemplo);
- Não use roupas feitas com pele ou pêlos de animais;
- Não compre cosméticos e maquiagens de marcas que testam em animais.

Maus-tratos aos animais

Maltratrar animais é crime, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605). E a pena para quem praticar atos violentos contra animais aumentou a partir de setembro de 2020. A reclusão passou a ser de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.

Se você presenciar uma situação que coloque um animal em risco, denuncie. Você pode se dirigir à uma delegacia ou fazer a denúncia por telefone, ligando para a Polícia Militar (190). Se as vítimas forem animais silvestres ou de espécies exóticas, o Ibama deve ser acionado, você pode ligar para o número 0800 061 8080.

 

Foto: Internet

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário