Português (Brasil)

Coluna Cidade SD

Data de Publicação: 27 de agosto de 2021 17:31:00 A resenha dos fatos mais importantes - 27 de agosto de 2021

Compartilhe este conteúdo:

 

 

  Por Rodrigo Sá - Colunista 

Vacina Obrigatória

A Prefeitura de Juiz de Fora tornou obrigatória a vacinação dos servidores públicos municipais contra a Covid-19. Um decreto com tal exigência, foi assinado pela prefeita Margarida Salomão, na última terça-feira (24).

A decisão leva em conta o parecer do STF, que considera o direito à vida e à saúde, acima dos direitos de liberdade de consciência e de convicção filosófica e individual.

Os servidores devem apresentar o comprovante de vacinação na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, e quem não cumprir o decreto, estará cometendo ‘falta disciplinar’.

Desordem

Em Santos Dumont, todos os avanços obtidos a ‘duras penas’ no combate à Covid-19, podem ser perdidos em razão da falta de consciência de pessoas que insistem em agir como se a pandemia estivesse acabado.

Foram impressionantes as cenas vistas no último domingo na Ponte Preta, quando várias pessoas se aglomeraram, curtindo o dia como se a pandemia não existisse mais. Muita cerveja, carros com o som nas alturas e conversas descontraídas marcaram o momento, expondo a irresponsabilidade de alguns, que pode levar a decisões que sairão caro a todos.

Fiscalização

Antes que as pessoas cobrem pela fiscalização, podemos afirmar que os fiscais da Prefeitura estão trabalhando sim, e muito. Acontece que são muitas as festas clandestinas e aglomerações, e o número de fiscais se torna insuficiente para tanta desordem. Além disso, numa aglomeração como a registrada na Ponte Preta, os fiscais se sentem até intimidados e sem saber como agir diante de tanta gente.

O certo é que uma atitude precisa ser tomada, para que cenas como essa não se repitam e coloque em risco todos os avanços que conseguimos no combate à covid-19.

Juiz de Fora

O problema da falta de consciência não é exclusivo de Santos Dumont. Em Juiz de Fora foram registradas cenas semelhantes no Alto dos Passos, redutos de bares e restaurantes badalados da cidade no sábado à noite.

Foram muitas as reclamações de moradores relacionadas às aglomerações, música alta, carros em portas de garagens e barulho até altas horas, problemas que não eram registrados há pelo menos dois anos.

Emendas

O ex-deputado Luiz Fernando tem sido muito requisitado nas últimas semanas por prefeitos e lideranças políticas de várias cidades mineiras, em busca de emendas parlamentares para seus municípios. Isso, devido ao seu relacionamento em Brasília com as principais lideranças políticas do país, principalmente com o presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco.

E Santos Dumont?

Luiz Fernando também foi procurado por lideranças de Santos Dumont e se dispôs a ajudar, mas parece que sua ajuda não foi muito bem-vinda em alguns gabinetes da Prefeitura. Apesar de alguns secretários defenderem a importância das verbas para o desenvolvimento da cidade, alguns assessores do prefeito fizeram de tudo para ‘melar’ a viabilização de qualquer emenda vinda por indicação de Rodrigo Pacheco. Não sei se por interesses particulares ou por ciúmes políticos.

Isso ainda vou tentar apurar junto ao prefeito Betinho.

Réplica do 14-bis

A Secretaria de Turismo de Santos Dumont está negociando, com alunos do sistema FIEMG Juiz de Fora, a confecção de uma nova réplica do 14-bis para ser colocada em exposição permanente na praça Cesário Alvim.

À frente do projeto, está o sandumonense Vander Montesse, que já foi secretário de Educação no governo do Dr. Pacífico, e coordenou a construção da réplica exposta na praça Demoiselle, no trevo Sul da cidade.

Mais Novidades

Além da nova réplica, que deverá ser tão perfeita quanto a anterior, está em negociação a recuperação da torre Eiffel, também feita pelos alunos da antiga Escola Profissional. À frente desta negociação com a FIEMG, está o vice-prefeito Gonzagão.

Videoclipe

Foi enorme a repercussão da notícia veiculada no Portal14B, sobre o videoclipe que o conjunto 14-bis está produzindo com a música gravada pelos sandumonenses Fabrício Andrade e Chafic Lays, em homenagem a Alberto Santos Dumont e à nossa cidade.

A expectativa é que o clipe seja lançado no dia 23 de outubro.

O projeto foi viabilizado através de parceria da Prefeitura com comerciantes locais, sob a liderança de Fabrício, que além de ser autor da música, é o atual de secretário de Turismo do município.

Expectativa

A implantação da unidade da ACISPES na cidade, pode ocasionar uma mudança nos cargos de primeiro escalão no governo local. Apesar desse assunto ser um tabu dentro da Prefeitura, alguns entraves burocráticos para a indicação de diretorias na ACISPES, podem gerar alteração na composição da equipe da Secretaria de Saúde.

Fiscalização

Muitas reclamações de empresários do setor de bares e restaurantes vêm sendo registradas com relação à atuação dos fiscais que atuam no combate à Covid-19. A bronca seria com a imparcialidade de alguns fiscais, que estariam tendo dois pesos e duas medidas ao aplicarem as multas, isso dependendo do infrator.

A coordenação da fiscalização precisa ficar atenta às reclamações, já que defendemos ferrenhamente o trabalho dos fiscais, mas não podemos aceitar perseguições e muito menos ‘alívio’ para os amigos.

Estamos de olho e queremos dar nome aos bois.

Verdadeira Função

Gostaria de ver nossos vereadores realizando mais as funções para as quais foram eleitos. Raro algumas exceções, a maioria não apresenta projetos relevantes para a comunidade, e as fiscalizações são geralmente rasas e muitas vezes só acontecem quando provocadas pela comunidade.

Entretanto, sei o quanto é difícil ser vereador em uma cidade do interior, onde muitas vezes os integrantes do legislativo são pouco ouvidos pelo executivo, e precisam sempre prestar contas a seus eleitores. Com isso, a cobrança diária acaba sendo sobre pequenos problemas, como buracos, manutenção de estradas, limpeza e capina, etc.

Trabalho e Criatividade

Para mudar isso é preciso trabalho, estudo e criatividade. Com isso é possível entender os entraves da administração e buscar caminhos que contribuam para sua otimização.

Erosão Perigosa

Uma erosão causada pelo entupimento de uma rede de captação de águas pluviais, que liga aquele morro do bairro das Flores ao rio das Posses, abriu uma cratera no Campo do Mineiro.

A rede passa sob o campo, atravessa por baixo de dezenas de casas e da linha férrea, desaguando no rio, na rua 13 de Maio.

O receio é que um novo entupimento ocorra, abalando as casas e colocando em risco suas estruturas. O resultado seria imprevisível.

Providências

Procurada pela nossa reportagem, a Prefeitura afirmou que fará os devidos reparos, mas está analisando a parte técnica para saber o que deverá ser feito, para assim iniciar os trabalhos.

Acesso

A prioridade da atual administração é fazer a ligação da praça da Estação ao bairro Graminha, o que aliás está demorando mais do que foi prometido.

Mas concluindo tal obra, existe a intenção de se tentar ligar os bairros Flores e Vila Esperança, o que seria excelente para as duas comunidades, além de ajudar demais o trânsito na cidade.

Emprego

A Prefeitura está à procura de um terreno com topografia e tamanho específicos, visando a implantação de uma nova empresa na cidade.

A empresa é de médio à grande porte, está atualmente localizada em Juiz de Fora, e a ligação de seu proprietário com a cidade, bem como a necessidade de expansão do negócio, podem viabilizar essa mudança.

Não vamos revelar por enquanto o nome da empresa para evitar especulações que poderiam atrapalhar as negociações, mas esperamos em breve anunciar com alegria o desfecho disso tudo.

Empresa Cidadã

Por falar em geração de empregos e desenvolvimento da cidade, a Dow, antiga CBCC (como éramos felizes nessa época), poderia ser mais parceira do município.

Em minha modesta opinião, além dos poucos empregos gerados atualmente, a empresa retribui muito pouco tudo o que a cidade lhe oferece.

Hoje, essa multinacional possui um patrimônio enorme, que está totalmente sem utilização e poderia ser destinado ao município para vários fins.

Exemplos

Começando pela antiga ‘Escolinha CBCC’, que deveria abrigar a sede do Executivo, abrindo espaço para um centro cultural na atual sede; passando pelas antigas instalações da fábrica, local que poderia ser destinado a dezenas de pequenas empresas geradoras de emprego e renda. Tipo um mini distrito industrial.

Claro, tudo feito com muito estudo e seguindo as regras ambientais vigentes.

Temos ainda, aquele terreno ao lado da antiga ‘Piau’, local ideal para se construir a sede própria da Câmara.

Tudo isso depende da boa vontade dos americanos (e dos brasileiros que comandam aqui), ou de uma decisão do prefeito, em desapropriar o que ele achar mais importante e ‘mandar ver’.

Painel de Led

Foi muito positiva a repercussão do novo painel de led, instalado pela RMJ no centro da cidade. Valorizou nosso município com um ar de modernidade, se criou um novo canal de comunicação da Prefeitura com o cidadão, e possibilitou aos empresários locais, levarem aos consumidores a diferenciação de suas marcas e seus produtos.

Sucesso Total

Todos nós sabemos, mas não quero destacar novamente o sucesso que é a ‘Feirinha’ das quartas-feiras na praça Cesário Alvim. Além das opções de compras de produtos frescos e a preços diferenciados, o local virou ponto de encontro de amigos, que toda semana se encontram pelas barraquinhas e vez por outra param na barra do Trajano para comer aquele pastel com caldo de cana.

Típico programa de cidade do interior que a gente adora.

Pesar

Recebemos com pesar a notícia do falecimento de Elder Caldas, no último dia 22. Ele foi vítima de um câncer que rapidamente o debilitou, não dando a ele chances de reagir.

À família, nossos sinceros votos de pesar.

Comoção

Outra notícia que gerou comoção na cidade, foi a morte do jovem Joubert Nepomuceno. Ele era muito querido por seus amigos e amado pela família, e sua perda será muito sentida por todos.

Ele foi vítima de um acidente automobilístico, com causas que ainda estão sendo investigadas.

Academia

Uma nova e moderna academia, destinada exclusivamente ao público feminino que busca saúde, bem-estar e aquele corpo bonito, está chegando na cidade.

Trata-se da Up Girl Academia, da educadora física Ediane Pizziollo.

Nova Sede

Esta semana, a delegada Regional de Polícia Civil, Dra. Flávia Mara Carvalho, esteve reunida com o prefeito Betinho. Em pauta, a busca de uma nova sede para a Delegacia de Polícia Civil de Santos Dumont.

Também participaram da reunião o delegado Cléber Faria, o procurador Jurídico Dr. Adalberto Dimas, o vice-prefeito Gonzagão, os secretários José Geraldo e José Lúcio, e o vereador Keilon Mazilão.

Melhor Estrutura

Uma melhor estrutura de trabalho para os policiais, e um atendimento mais confortável e humanizado para a população, é o objetivo da nova sede. Segundo Dra. Flávia, a atual sede não comporta mais a Delegacia, que tem o objetivo de tornar-se regional em um futuro breve.

Alguns locais estão sendo analisados, e a Prefeitura já sinalizou positivamente no sentido de colaborar com o Estado na viabilização da nova sede.

História

A atual sede da 5º Delegacia de Polícia Civil, funciona na casa onde morou o ex-prefeito José Antônio Pedro, local que guarda muitas memórias, foi palco de encontros memoráveis e reuniões importantes na história política da cidade.

17º Batalhão

Uma notícia veiculada recentemente no jornal Tribuna de Minas preocupou os sandumonenses: a possível saída do 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha e do 4º Depósito de Suprimentos do Exército Brasileiro, hoje localizados em Juiz de Fora, que podem ser deslocados para Pouso Alegre.

A princípio, isso não interfere em nada no nosso 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, mas ligou logo o sinal de alerta. Já estamos tão calejados em perder as coisas boas de nossa cidade, que uma notícia dessas já nos deixa atentos.

Perder o Exército em Santos Dumont seria mais um duro golpe para a cidade.

Idade Nova

Um abraço ao dileto amigo Ricardo Dung Laginestra, aniversariante do dia 23 de agosto. Ricardo é uma pessoa diferenciada, que enche de alegria todos os lugares onde chega. É bom marido, bom pai e bom amigo.

Na foto, Ricardo com sua esposa Elenice e sua filha Maria Eduarda Mendes de Almeida Laginestra.

Foi Notícia no JM’

Dando seqüência à publicação de fotos que foram notícias no Jornal Mensagem num passado recente, a coluna desta semana traz mais alguns registros que merecem ser relembrados:

Registro dos bons tempos dos carnavais no Grêmio Mário de Lima

Major Perini, Dr. Nogueira, Sargento Máximo e Newton Hermógenes,

sendo registrados pelo repórter Célio Bode

Evento que reuniu membros da FESJ e Prefeitura, Silte Henriques, Altair Henriques, Sebastião Deon, Dalton Abud, Kennedy Campos, Tomás Castelo Branco, Newton Hermógenes, Marcos Valério, Geraldo Antônio e Sérgio Cipriano

Vander Montesse, Marisa Fontes e o ex-prefeito Evandro Nery

O ex-vereador Loreto Brasil discursa na Câmara observado pelo

ex-deputado Wilson Modesto Ribeiro, o Sacadura

José Antônio Pedro com a pioneira da aviação feminina,

Anézia Pinheiro Machado, e Mônica Castelo Branco

José Modesto, Oscar Toledo, o ex-governador Hélio Garcia e Evandro Resende

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Como de sempre excelentes reportagens. Parabéns