Português Italian English Spanish

Coluna Cidade SD

Data de Publicação: 4 de junho de 2021 20:41:00
A resenha dos fatos mais importantes da semana - 04 junho 2021

 

 

Por Rodrigo Sá - Colunista 

Repercussão

Foi extremamente positiva a repercussão do lançamento do Portal 14B. Recebemos milhares de acessos logo no primeiro dia na rede, com centenas de mensagens de apoio e incentivo parabenizando a RMJ pela iniciativa e pelo projeto que pretende colocar a comunicação em nossa cidade em outro patamar.

Credibilidade, independência e inovação são as palavras chaves desse projeto voltado exclusivamente para a população de Santos Dumont e sua microrregião.

Museu

Após aprovado pela Câmara por unanimidade, o projeto que autoriza o repasse de até 1,5 milhão de reais ao Museu de Cabangu inicia uma nova etapa: a busca pelos recursos.

O prefeito Betinho já confirmou que está disposto a sacrifícios para viabilizar boa parte da verba necessária com o caixa da Prefeitura, mas está empenhado em buscar parcerias e apoio político para complementar os valores que são importantes para garantir um novo momento na história da cidade.

Gonzagão

O vice-prefeito Gonzagão é um dos mais animados com o desenvolvimento do turismo na cidade. Além de acompanhar pessoalmente todo o trâmite visando a aprovação deste projeto pela Câmara (sempre acompanhado do secretário de Turismo Fabrício Andrade), ele vem fazendo contatos com empresários dispostos a investirem na cidade.

Gonzagão já garantiu investimentos nas áreas de hotelaria e turismo rural, e agora pretende buscar recursos também para complementar a reforma do Museu Cabangu.

O Projeto

O projeto de reforma do Museu é ousado e engloba, além da revitalização de todo o parque, a construção de novas áreas de lazer e a implantação de atrativos que possam atrair turistas que buscam mais do que a história sobre o Pai da Aviação.

Liderados por Sandro Vilela, a equipe da Fundação Casa de Cabangu vem reorganizando a parte documental e já está viabilizando a aprovação do projeto junto aos órgãos patrimoniais, como o IPHAN.

Grandes Problemas

A Prefeitura precisa resolver dois grandes problemas relacionados à contenção de encostas e captação de águas pluviais que vem atormentando a população: um na Rua Pedro Ribeiro, no bairro Santo Antônio (foto), e outro na Rua Machado de Assis, no bairro Córrego do Ouro.

São obras complexas, caras e que exigem um minucioso trabalho de engenharia, mas que são fundamentais para garantirem a segurança de moradores e ainda para melhorarem o trânsito nestes importantes bairros de nossa cidade.

Sec. Obras

Por falar em obras municipais, o secretário Oscar Toledo incorporou com louvor a função de gestor público. Visita diariamente as obras da Prefeitura, atende a todos com atenção mas sem prometer o que não pode cumprir, e o que é mais importante, se mostra super empolgado com cada conquista que a Prefeitura consegue visando a melhoria da qualidade de vida da população.

Rádio Cultura

Em recente pesquisa de audiência realizada no país, a Rádio Cultura de Santos Dumont ficou muito bem classificada, ficando em 18º lugar geral na região englobando todas as rádios (AM e FM), e em 21º lugar em todo o estado entre as rádios AM.

Isso é fruto do excelente trabalho realizado pelo jornalista Sérgio Rodrigues e sua equipe, que em poucos anos conseguiram mudar de patamar nossa querida e tradicional rádio.

Copasa

Até quando a Copasa vai seguir ignorando a importância da qualidade de vida de nossa população? Temos que reconhecer que em relação à qualidade da água somos até bem atendidos, mas o bom serviço prestado para por aí.

Trata-se de uma empresa omissa na relação com a comunidade, relapsa nos serviços de manutenção das redes e completamente incompetente na manutenção das vias públicas estragadas diariamente por ela.

Como as autoridades ainda não foram capazes de tomar uma providência, em breve a população vai perder a paciência e agir por conta própria na represália contra essa empresa que tanto mal faz à nossa comunidade.

Capitão Nestor

A mais recente prova do descaso da Copasa com a população foi reportada pelo Portal 14B na última semana. Uma obra na Rua Capitão Nestor revoltou os moradores pela morosidade na sua conclusão e pelos transtornos causados. Além disso, as reclamações dos moradores são simplesmente ignoradas pela empresa.

No mais, podem esperar para conferir o péssimo serviço de recapeamento que será feito no local, o que é rotina em todas as ruas da cidade.

Fila nos Bancos

Impressionante como os bancos continuam sem conseguir prestar um atendimento de qualidade à população. São rotineiras as filas nos bancos quase que diariamente, muito pela contínua diminuição do número de funcionários em todas as instituições.

Um dos setores que mais faturam no país, senão o que mais fatura, os bancos vem ano a ano reduzindo seus quadros e automatizando os atendimentos. Mas num momento de pandemia deixar seus clientes sofrerem em filas intermináveis por falta de funcionários é quase um crime.

Incoerência

Entendo que bancos e supermercados são serviços que não podem parar, mas permitir o funcionamento destes setores onde as aglomerações são diárias, e volta e meia determinar o fechamento de outros setores onde o atendimento é quase individual é uma covardia com profissionais que dependem deste trabalho para sobreviver.

Irritação

O prefeito Betinho anda p. da vida com a atuação de uma certa pessoa que sempre conseguiu ser influente nos departamentos da Prefeitura. Ele já avisou que se algum de seus assessores diretos atender qualquer demanda desta pessoa estará imediatamente fora do governo.

Congelamento

No último final de semana o PT organizou uma manifestação no calçadão pedindo, entre outras coisas, ‘congelamento de preços’ e ‘aumento do valor do auxílio emergencial’. Isso só pode ser brincadeira...

Todo mundo sabe que congelamento de preços é o maior gatilho para a volta da inflação, o que sempre foi um terror para a população de baixa renda e para a economia de qualquer país.

Quanto ao aumento do auxílio emergencial, acho até justo, mas temos que saber de onde tirar o dinheiro. Afinal, se era para ‘ficar em casa’, economia a gente tem que ver depois né...

Entre a cruz e a espada

Não sou defensor do governo atual, mas imagino a dificuldade que o Ministro da Economia deve enfrentar para fechar o orçamento do país.

Num momento de crise e recessão mundial, a pressão é por auxílios e liberação de recursos, mas sem cortar verbas de nenhum setor da economia. Assim, só sobra a ideia genial do Lula, que é mandar ‘imprimir’ dinheiro. No entanto, qualquer pessoa que entende um pouquinho de economia sabe as consequências que isso traria para o país.

Estação Ferroviária

As obras de restauração da Estação Ferroviária serão um presente para a população. Com a supervisão da AMA-SD, que fez o projeto e viabilizou os recursos junto à MRS, a obra segue avançando, mas não existe previsão de conclusão devido aos problemas encontrados a cada passo.

Se fosse uma reforma simples a obra seria mais rápida, mas uma restauração demanda paciência, cuidado e serviços especializados em cada passo.

Expectativa

A expectativa fica por conta das ações que a Prefeitura fará no entorno da estação, muito degradada pela presença constante de mendigos e usuários de drogas. A Secretaria de Desenvolvimento Social vem agindo com eficiência e dando atenção aos moradores de rua nos últimos dias, e a Polícia Militar deve seguir o mesmo caminho, mantendo vigilância constante no local para inibir o uso de drogas.

Nova rua

A Prefeitura garante que está em andamento, com apoio e aprovação da MRS, o projeto de abertura de uma via no local ligando a Praça da Estação ao bairro Graminha.

Segundo o prefeito Betinho, a ideia inicial era uma via de mão única, mas agora o projeto prevê uma rua com mão dupla, com capacidade para atender o tráfego até de caminhões de grande porte.

Acordo

Proprietária de uma significativa faixa de terra por onde passará a via, o Educandário vem negociando com a Prefeitura, através de seus representantes em São Paulo, o valor justo para a desapropriação da área necessária, e logo que todos os trâmites burocráticos sejam concluídos as obras serão retomadas. Segundo a Prefeitura, a licença ambiental, outro entrave para a obra, já foi solicitada e está próxima de ser concedida.

Pfizer

A chegada de um lote de vacinas da Pfizer animou sandumonenses que não confiam na Coronavac e nem na Astrazenica. Mas essa animação não durou muito, já que como era de se esperar, não é possível escolher qual vacinar tomar na hora de se imunizar.

No mais, temos que acreditar e confiar em todas as vacinas aprovadas pela ANVISA e torcer para que a maioria da população seja imunizada o quanto antes.

Vacinação

O ritmo de vacinação na cidade está lento mas contínuo. Muita gente anda na bronca com a Superintendência Regional de Saúde, que estaria privilegiando a cidade de Juiz de Fora na distribuição das vacinas.

Numa conta simples, realmente a vizinha cidade vem recebendo muito mais vacinas que Santos Dumont, levando-se em conta a proporção de população com o número de vacinas liberadas a cada lote que chega na SRS.

Desperdício

Por falar em Juiz de Fora, foi de causar espanto a notícia da perda de quase 18 mil doses de vacinas num momento tão delicado. A justificativa foi que as perdas não atingiram esse número e que a culpa pelo desperdício são das seringas disponibilizadas pelo Governo do Estado, que não seriam apropriadas para os frascos, o que foi refutado pela Secretaria de Estado de Saúde.

Na boa, desculpa esfarrapada. Se verdadeira, a falha tinha que ter sido constatada e corrigida lá atrás, e não depois de tanta perda.

Covid

Por falar em Covid-19, o ex-vereador ‘Vagnor da Ponte-Preta’ passou um susto ao ser infectado pelo coronavírus. Ele foi muito bem medicado e atendido do hospital de Santos e Dumont e foi mais um a vencer a luta contra o vírus.

Em recuperação

Também o diretor executivo da ACE/CDL, Luis André Jardim da Silveira, nosso particular amigo, venceu a luta contra a Covid. Ele nos revelou que a doença é cruel e debilita mesmo as pessoas, mas venceu e está em franca recuperação junto à sua família.

A alegria só não foi completa porque ele perdeu sua mãe, a estimada dona Edith, de 94 anos, para este famigerado vírus.

Força amigo, Deus sabe o que faz...

Leiteria

Com muitas mudanças, mas sem perder a tradição. Assim podemos resumir a nova gestão da Leiteria São Luiz, agora sob a administração do José Rodrigues Pinheiro Dória, o popular Zito.

Com seu jeito atencioso de tratar a todos, Zito vem levando cada vez mais pessoas para saborear as delícias da Leiteria, que já se tornou um dos point`s da cidade nos almoços de domingo.

Articulação

Por falar na Leiteria, o ex-prefeito Bebeto Faria anda a mil nas articulações políticas pelo estado de Minas Gerais afora. Ele vem fazendo contatos, participando de reuniões e já está organizando a campanha de seu irmão, Luiz Fernando, que será candidato a deputado federal em 2022.

A receptividade tem sido a melhor possível, já que Luiz Fernando é reconhecido como um dos deputados que mais recursos viabilizou para as pequenas e médias cidades do interior mineiro durante seus mandatos como parlamentar.

Níver

Um abraço ao amigo César Romero, um dos mais conceituados colunistas deste país, que foi o aniversariante do dia 04. Aproveito para agradecer a nota em sua coluna no Tribuna de Minas no último domingo, elogiando e incentivando a nova empreitada junto ao Portal 14B.

Foi Notícia no JM’

A partir desta coluna iremos relembrar algumas fotos que foram notícias no Jornal Mensagem há tempos.

Não temos como precisar data das fotos, não temos os nomes de todos os que estão em algumas destas fotos, a qualidade é peculiar da época, mas tentando organizar os arquivos do JM me deparei com milhares destes registros que relembram bons momentos e pessoas que foram notícia em nossa cidade. Algumas nos deixaram, mas ficaram a saudade e as lembranças. Vamos compartilhar com vocês alguns destes momentos em uma seleção aleatória.

Espero que se divirtam como eu...

Peter Pedro, Wanderley Alves de Oliveira, Soraya Maria Chaves Pedro Fernandes Barreto e Aggeo Quintino Mazilão

Tenente Sobrinho e cabo Veiga, dois dos policiais mais respeitados de nossa cidade, ainda nos tempos do ‘rapa’ em Santos Dumont

Deoclides Neto, Cláudio Almeida, Sandra Cunha, Dr. Nogueira, Mafalda Chevitarese, Elizângela Mendes e Rita Fontes, durante solenidade da Comenda João Gomes

Leonardo Hauck, Márcio Genilhú, Atílio Rotatori, Flavinho Costa, Waltinho Moraes, Beto Pinheiro, Robson Nascimento, Divino Quintino, Dimas Carvalho e Fabrício Tavares, no Clube Cabangu

Drs. Almir Ferreira de Moraes, Rejaine Hauck, Lydia Grillo Corrêa Abdalla, Ângelo Carvalho de Moraes e Jairo de Castro Nascimento, em solenidade da OAB

  7 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Parabéns pela Iniciativa.Deus abençoe o trabalho!Jairo Advogado

Parabéns Rodrigo e Equipe, o portal foi mto bem vindo... parabéns pelo excelente trabalho que sempre fez! Forte abraço a toda equipe.

Parabéns Rodrigo!Textos muito bem elaborados e coerentes. Matérias realmente interessam à população, sem futilidades.

Parabéns muito bem redigidas as informações Gostaria de sugerir dados sobre a covid em nossa cidade.Obrigado

Parabéns pela qualidade e comprometimento de sempre! Muito orgulhosa desse projeto e da sua dedicação, já é um sucesso!

Parabéns, Rodrigo! As primeiras edições já demonstram o salto de qualidade jornalístico tanto no formato quanto no conteúdo, além da boa seleção de matérias que nos cativa e nos mantém informado sobre o que de importante vem rolando em Santos Dumont e microrregião!

Parabéns pela abrangência das informações O povo de SD e adjacências está, agora, bem informado! Sucesso!!