Português (Brasil)

19 de agosto - Dia Mundial da Fotografia

Data de Publicação: 19 de agosto de 2021 16:40:00 Profissional ou amador, todo fotógrafo quer comemorar o Dia Mundial da Fotografia... Tirando fotos!

Compartilhe este conteúdo:

 Por Mariana Figueiredo - Estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello  

A fotografia é uma das maiores invenções da humanidade, revolucionando a sociedade a partir de meados do século XIX, mais precisamente em 1837, após umas das primeiras fotografias da história ter sido feita, pelo francês Louis Daguerre.

A escolha do dia 19 de agosto para celebrar a data é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, o equipamento antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção ao mundo.

O que ajudou o ano de 1839 a se consagrar como o Ano da Invenção da Fotografia, foi a invenção do calótipo, outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot.

Dois séculos se passaram, e as máquinas usadas para registrar imagens sofreram inúmeras mudanças, sendo o tamanho e o peso os mais evidentes, afinal, hoje em dia, todo mundo tem um smartphone com câmera na palma da mão.

A paixão continua a mesma, a de registrar e eternizar momentos. Nessa paixão, Priscila Paiva, sandumonense de 39 anos, encontrou seu ganha pão.

"A fotografia apareceu na minha vida muito cedo, desde bem pequena meu tio tinha uma máquina fotográfica (era assim que falava na época) e fazia muitas fotografias de tudo, tenho muitas lembranças boas e muitas fotos reveladas e eu amo isso, conseguir recordar."

Priscila trabalha com fotografia desde 2013, a maternidade intensificou seu gosto pela arte, mas a profissionalização veio com a chegada de seu sobrinho, a primeira criança que ela fotografou no estilo "newborn" (fotografia de recém-nascido).

"Depois disso não larguei mais, me sinto muito honrada com esse dom de capturar momentos das famílias sabe, de transmitir um sentimento através dela. É bom demais!!!", relata Priscila, emocionada por fazer parte dos momentos especiais de tantas famílias.

Com o início da pandemia em 2020, o número de ensaios despencou de março até dezembro, quando então a campanha de Natal fez o trabalho de Priscila voltar às redes.

"Mas não é a mesma coisa… Mesmo agora voltando os ensaios com mais frequência. Eu amo crianças e gosto do contato com eles, o que a pandemia me tirou, por medida de segurança. Acabo não chegando tão perto... Fico arrasada."

Quem quiser acompanhar o trabalho da Priscila Paiva, basta conferir o perfil no Instagram: @pararecordarfotografia.

Há ainda quem use a fotografia como hobby, como Marcos Lamas. O sandumonense, que é analista de sistemas e “não vive dos cliques”, desde criança os têm como parte de sua vida e os encara com a seriedade de um profissional.

"A fotografia tá na minha vida desde criança, sempre gostei, mas comecei a levar a sério há cerca de 15 anos quando precisava de um hobby, justamente para me desconectar desse mundo rápido que a gente vive, do estresse do trabalho", conta Marcos.

O fotógrafo acredita que a arte da fotografia está no olhar e não no equipamento: "Hoje em dia, com o celular na mão todo mundo é um pouquinho fotógrafo e acho isso incrível, mas apesar disso eu investi em meus equipamentos com o passar do tempo e me especializei através de cursos".

O analista conta com algumas premiações, como uma edição do Brasília Photo Show, uma premiação no evento Olhar de Minas 2014 e uma participação em um evento internacional em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Para acompanhar o trabalho de Marcos Lamas, basta conferir o perfil no Instagram: @marcoslamas.

Fotos: Priscila Paiva / Marcos Lamas

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário