Português (Brasil)

Macrorregião da qual Santos Dumont faz parte avança para a Onda Amarela

Macrorregião da qual Santos Dumont faz parte avança para a Onda Amarela

Data de Publicação: 17 de junho de 2021 20:24:00 SD segue até o dia 22 de junho sob a vigência do decreto que limita horário de funcionamento de atividades, comerciais ou não, até às 19h30

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter

A macrorregião Sudeste, da qual Santos Dumont faz parte, avançou para a Onda Amarela do Minas Consciente. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (17) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado.

De acordo com a avaliação estadual, a macrorregião Sudeste apresentou melhora nos índices da doença e se junta à macrorregião do Vale do Aço como as únicas de Minas Gerais nessa etapa intermediária do programa. As outras 12 macrorregiões do estado estão na Onda Vermelha. Na média estadual, a taxa de incidência cresceu 13% nos últimos 14 dias.

Das macrorregiões que estão na onda vermelha, cinco apresentam dados mais preocupantes e, por isso, estão enquadradas nos critérios de classificação pelos cenários epidemiológico e assistencial. Assim, as macros Sul, Centro-Sul, Leste do Sul, Oeste e Nordeste – esta última a partir desta semana – passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas.

 A situação das microrregiões ainda não foi divulgada. Vale ressaltar que as prefeituras podem escolher qual fase seguir quando há diferença entre as classificações das micros e macrorregiões, desde que uma delas não seja a Roxa, que é impositiva e mais restritiva.

Situação de Santos Dumont

Atualmente, Santos Dumont está sob a vigência do Decreto 3.465 que é válido até o dia 22 de junho. O documento determina a restrição de horário de funcionamento de atividades, comerciais ou não, até às 19h30 no município. A decisão continua válida, inclusive, para supermercados, padarias e templos religiosos. Após esse horário, apenas farmácias, postos de combustíveis, atividades industriais e empresas concessionárias de serviço público de transporte estão permitidas a manter o funcionamento. 

O Portal 14B noticiou nessa semana que o início de junho é um dos mais críticos da cidade em relação à pandemia. SD bateu três recordes de casos confirmados em 15 dias. Uma reunião do Comitê Municipal de Combate à Covid-19 está marcada para a próxima semana para uma nova avaliação da cidade.

Regras gerais

Enquanto na Onda Roxa apenas serviços considerados essenciais podem operar, nas ondas Vermelha e Amarela todas as atividades têm autorização para funcionar, desde que a macrorregião não esteja enquadrada como "cenário epidemiológico e assistencial desfavoráveis".

Na Onda Amarela, em espaços fechados e com atendimento ao público, a capacidade é de uma pessoa a cada 4 metros quadrados, e a distância linear, de 1,5 metro. Além disso, nessa etapa é permitido a realização de eventos com até 100 pessoas. Já em relação aos hotéis e atrativos culturais e naturais, eles podem funcionar com 75% da capacidade ocupada.

Foto de capa: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário