Português (Brasil)

Colunista - Gilberto Freire

Data de Publicação: 5 de junho de 2021 12:49:00 Observatório social da semana.

Compartilhe este conteúdo:
 por Gilberto Freire - colunista

MANIFESTAÇÕES

No último domingo (30) o país foi marcado por manifestações da oposição ao governo em todo o país. Nada mais natural para uma democracia. Num dia as pessoas manifestam pró-governo, no outro contra. Mas infelizmente em Pernambuco não foi bem assim. Alguns militares designados para salvaguardar as manifestações de qualquer problema acabaram tumultuando a manifestação.

Tiros com balas de borracha e spray de pimenta atingiram a vereadora do Recife, Liana Cirne (PT) nas imediações da Avenida Guararapes, ponto próximo ao local de finalização do ato. Além de Liana, outros protestantes foram atingidos pela ação da PM. Entre eles, um senhor que estava indo em direção ao centro do Recife. Um repórter do Diario também foi atingido com um tiro de bala de borracha na cabeça (foto).

As autoridades policiais não podem usar contra manifestações dois pesos e uma medida. Senão vira bagunça. O governador Paulo Câmara (PSB) determinou ao Estado Maior da Polícia Militar que apure responsabilidades, e determinou também o afastamento do comandante da operação e dos policiais envolvidos.

FFB

Neste tempo de crise quem tem demonstrado pleno vigor é a Fundação Futuro Brasil, presidida por Reinaldo Cabral com a ajuda de sua esposa Sandra. A fundação tem mantido parte de suas atividades em funcionamento, sempre respeitando as normas sanitárias. Fico na torcida para que tão logo essa crise passe, a fundação retome plenamente suas atividades. E parabenizo todos os colaboradores da instituição, na pessoa do presidente Reinaldo Cabral e de Sandra. Um forte abraço!

COVID-19

Os casos de ocupação da UTI do hospital voltaram a ser alarmantes. Infelizmente as pessoas não têm buscado preservar sua própria saúde e nem a de terceiros. Estamos pertos de ultrapassar a marca de 500 mil mortes no país, sem perspectiva de parar. Essas mortes estão saído muito caro ao país, mas principalmente às famílias que perdem seus entes queridos. Quando será que o nosso povo abrirá seus olhos...

COMÉRCIO

Com o aumento dos casos de Covid na cidade, outro fator para trazer incertezas à população é a possibilidade do comércio novamente ser fechado. A situação é muito triste, não só por conta das mortes que estão acontecendo por toda a cidade, mas também por entregar a população a sua própria sorte. O prefeito Betinho ainda não publicou decreto fechando o comércio, mas essa é uma opção que até o momento fica em aberto.

PREJUÍZOS

Caso o comércio venha a parar por conta de um decreto municipal assinado pelo prefeito Betinho, teremos uma terceira onda de prejuízos financeiros. Sem falar da terceira onda de mortalidades.

Amargando prejuízos atrás de prejuízos, não há comércio que consiga sobreviver. Mata-se as pequenas e médias empresas, depois é só acabar com as maiores que também estão tendo dissabores.

CRISE

Outra situação bastante complicada e que vai afetar a rotina das famílias é a possibilidade da crise hídrica. A falta de chuvas, que poderiam abastecer reservatórios no sudeste, estão levando autoridades a pensarem na possibilidade de racionamento, como o que foi implantado em 2001, último ano do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Se a falta de chuvas persistir e nada for feito poderemos ter um apagão energético.

Na terça-feira (01) a Agencia Nacional de Águas (ANA) declarou situação crítica de escassez hídrica em áreas de cinco estados: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

O governador de Minas, Romeu Zema, está muito preocupado com a situação e essa semana visitou na região de Alfenas a represa de Furnas e cobra medidas das autoridades federais, pois segundo ele, Minas não pode se sacrificar sozinha. A cada dia que passa sem chuvas a situação vai ficando difícil.

CAMPEONATO

Para quem gosta de um bom futebol, amanhã, às 16 horas, teremos Futebol. O Grêmio recebe na ‘Arena Grêmio’ a equipe do Flamengo; e no mesmo horário, no Estádio São Januário, teremos o jogo Fluminense x Cuiabá. Com certeza teremos um jogão.

A transmissão da competição será dividida em quatro canais diferentes e em serviços de streaming: TV Globo (tv aberta), Sportv (tv paga), Premiere (on demand) e TNT Sports (tv paga).

CLUBE CABANGU

Eleição no Clube Cabangu no último domingo 30/05, definiu a cara da nova diretoria, que passou a ser composta por Alexandre ‘Lecranchê’ e a querida amiga Tia Rose. Nós do Portal 14B e JM felicitamos essa equipe que tem muito a oferecer ao clube.

2022

O que iremos esperar para o ano de 2022? Teremos momentos difíceis para o próximo ano, pois praticamente falta pouco mais de 6 meses para encerrar 2021. A vacinação da população segue a passos de tartaruga, e assim como vai, vai continuar no próximo ano. Se teremos normalidade no dia a dia, sinceramente não sei. Mas as eleições do próximo ano começou a mexer com o imaginário de todo mundo.

O que precisamos são de projetos viáveis para a política de nosso sofrido país. Pois é aqui em nossa cidade é que nos deparamos com as dificuldades. Assim como 2020, 2021 não foi lá grande coisa, o próximo ano não promete. Gostaria muito que todos os meus amigos e leitores deste semanário e de nosso Portal 14B tenha mesmo prosperidade e vida farta. Hoje estou desacreditado na política, pois o que acontece pelo poder não é um desavença política apenas. Todos os políticos querem estar acima da lei, e em obter um poder absoluto. Para isso pisam, matam quem quer que for, pois fazem tudo pelo poder. As brigas de nada tem haver comigo ou com você, tem é com o poder.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário