Português (Brasil)

Coluna do dia 28-04-2021

Data de Publicação: 28 de abril de 2021 17:38:00

Compartilhe este conteúdo:

ASFALTO

Como esperado, o prefeito Betinho compareceu aos trabalhos de pavimentação da Rua 13 de Maio na última sexta-feira (26). Tão logo o asfalto foi colocado na via os moradores já estavam pleiteando redutores de velocidade. Isso mostra que quando o progresso chega, outras reivindicações chegam juntas.

CPI

Agora não tem jeito, o presidente da República Jair Bolsonaro terá que conviver, mesmo que temporariamente, com CPI instalada pelo Senado. Ela ainda não investigou nada e o relator Jader Barbalho já manifestou voto pela cassação do presidente, juntamente com seu colega Tasso Jereissati, que seguiu o mesmo caminho também manifestando seu voto pela cassação, mas com a Comissão não tendo colhido uma prova sequer. Como é sabido, a Comissão pretende fazer um julgamento político. Se vai fazer mesmo, como será que Jader Barbalho pretende julgar seu próprio filho, governador também acusado de desvios públicos? O que não falta a essa comissão é conflito de interesses.

CÂMARA

Na última segunda-feira foi iniciada a reunião ordinária da Casa. Desde que começou o ano legislativo nunca houve tantos projetos a serem votados na Casa. Cinco projetos terão suas votações iniciadas a partir desta segunda-feira.

PRESIDÊNCIA

Quem vem surpreendendo na administração da Câmara Municipal é o seu presidente Luciano Gomes, popularmente conhecido como Luciano do Gás. Essa é a primeira vez que o parlamentar tem a oportunidade de administrar o Legislativo de Santos Dumont e vem realizando essa função muito bem.

TRABALHANDO

É interessante perceber que nossos vereadores mesmo com a pandemia, estão produzindo projetos de interesse popular. No dia 05/04 o vereador Flávio Faria conseguiu a aprovação do Plenário da Câmara Municipal de seu pedido ao prefeito Betinho, solicitando que ele institua um programa municipal de Auxilio Emergencial. Como a proposta envolve questões financeiras, essa deveria ser de iniciativa do Poder Executivo. Segundo a sugestão do vereador, o Auxilio Emergencial seria no valor de R$ 150 reais. A bola agora está com o prefeito Betinho.

Outra proposta bastante interessante é do vereador José Abud Neto, que na última segunda-feira (19), solicitou às empresas financeiras da cidade que prorroguem o vencimento dos empréstimos consignados em até 120 dias, acolhendo a proposta do governo federal.

A população não sabe, mas há parlamentares trabalhando sério mesmo na pandemia.

 

FAZENDO BONITO

O prefeito José Maria Novato tem feito um grande trabalho em Ewbank da Câmara. O prefeito tem feito de tudo por sua cidade no combate ao coronavírus. E não mediu esforços para articular a abertura da atividade comercial em sua cidade. Parabéns pelo esforço e também pela coragem.

EB

No dia 19/04 foi um dia muito importante para militares da ativa e da reserva do Exército Brasileiro, pois a data é reconhecida como a de sua formação. Nosso Exército nasceu da união de três povos: brancos, negros e índios. A data foi celebrada internamente pelos militares do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado – “Reais Dragões das Minas”, hoje sob o comando do capitão Geovani Zanovello de Souza.

21 DE ABRIL

Outra importante data é o “Dia de Tiradentes”, ponto alto da Inconfidência Mineira, um dos principais movimentos de independência em nosso período colonial. Infelizmente a independência não aconteceu, mas nos gravou na alma nosso sentimento de liberdade. O movimento teve seu fim, mas imortalizou na história o nosso Tiradentes, que a mando da coroa portuguesa foi enforcado na fatídica data.

22 DE ABRIL

Essa data também é muito importante, mas no corre corre do dia a dia acaba não sendo lembrada, mas deveria. Em 22 de abril de 1500, segundo os historiadores, aconteceu o descobrimento do Brasil. Nosso país é “Gigante pela própria natureza”, mas com 500 anos de história continua sendo vítima de seu passado colonialista. Hoje percebemos que a forma como Portugal explorou nosso país era absolutamente errada. Não houve interesse de desenvolver suas colônias, mas apenas usar a política de terra arrasada. Em séculos de exploração Portugal nunca quis mudar nossa realidade, exemplo disso podemos constatar na política utilizada por eles durante o processo de independências de suas ex-colônias na África.

DIA DO TRABALHO

Outro ano de pandemia e mais uma vez os nossos trabalhadores não têm o que comemorar. No dia 1º de Maio – Dia do trabalho, os trabalhadores se deparam com o aumento do desemprego, também com a queda de renda e um mercado estagnado ou em recessão.

Diante desta situação caótica o Poder Executivo cogita mais uma vez não realizar as festividades do Dia do Trabalho. Essa triste medida pode ser tomada para garantir a segurança sanitária de quem costuma prestigiar esse evento. Ainda não há uma decisão oficial, mas estamos chegando a maio e o momento requer ainda mais prudência por parte das autoridades.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário