Português (Brasil)

Você conhece o bairro Vila Esperança?

Data de Publicação: 16 de outubro de 2021 10:46:00 O quinto bairro da nossa série especial é amado pelos moradores e conhecido por toda a cidade

Compartilhe este conteúdo:

 Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello 

Quem nunca ouviu falar no bairro Vila Esperança em Santos Dumont? 

O bairro, muito conhecido na cidade, está localizado próximo aos bairros Quarto Depósito e São Sebastião.

Uma curiosidade sobre o local é que algumas de suas ruas têm nome de cidades próximas de Santos Dumont, como a Rua Aracitaba e Rua Ewbank da Câmara, ou de distritos da área rural, como a Rua Conceição do Formoso e São João da Serra.

Estefanio Richelle é vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Esperança há três anos, e tem muitos planos para o bairro, como a realização de festas de rua após o fim da pandemia da covid-19.

"O bairro é tranquilo, as pessoas são tranquilas, quem não mora aqui tem uma visão negativa do bairro, tem uma visão de que aqui é perigoso, mas podem visitar que verão que não é assim e serão muito bem recebidos", afirma Estefanio.

Revitalização da Praça

O projeto de revitalização da Praça José Januário da Costa, na entrada do bairro Vila Esperança, aprovado pela MRS - operadora logística que administra a malha ferroviária do município, contou com a participação de moradores e da Agência de Desenvolvimento de Santos Dumont (Adesan).

Tamires Belchior, moradora do bairro e arquiteta responsável pelo projeto, conta sobre a importância dessa revitalização:

"A função da praça vai além do embelezamento do local, exerce um papel social muito importante. Nessas áreas acontecem a integração da família na comunidade, lazer, saúde e realça valores como o respeito ao próximo. Atualmente, estamos carentes de espaços públicos com qualidade, isso contribui para o oposto de tudo que foi dito”, analisa a arquiteta.

Uma reclamação recorrente dos moradores do bairro é que a praça, além de não ser apropriada espacialmente para atividades sociais, tornou-se um lugar perigoso.

"A Vila Esperança não tem apenas esses fatos tristes, ela é repleta de histórias e pessoas incríveis. Seus moradores merecem um local onde possam se divertir e construir suas memórias, dividir e multiplicar sua cultura. A nova praça vai renovar a vida no bairro", ressalta Tamires.

Saúde

A Vila Esperança conta com uma Unidade Básica de Saúde, localizada na rua Antônio Paticie.

Na UBS, os moradores recebem atendimento primário, imunização, exames ginecológicos, serviços de atenção pré-natal, controle de doenças crônicas,  teste e tratamento da Covid-19, pequenos procedimentos e entrega de medicamentos.  

Educação

A Vila Esperança possui uma instituição de ensino fundamental I, a Escola Estadual Professora Joana Cunha, que recebe alunos em sua maioria, do próprio bairro.

A infraestrutura da escola, localizada na rua São João da Serra, conta com oito salas de ensino, biblioteca, laboratório de informática, refeitório e área verde.

"A escola era pequena mas, justamente, por ter só o pessoal daqui da região todo mundo se dava muito bem, eu adorei os anos que passei aqui e quando tiver filhos, quero que também estudem na Joana Cunha", diz Larissa Freitas, de 22 anos, moradora do bairro.

Esporte

O time com a maior torcida de Santos Dumont, o atual campeão da Copa Cultura - tradicional torneio de futebol amador de Santos Dumont é da Vila Esperança. O time Renascer é representado pelas cores amarelo e preto, e seu mascote é o tigre.

O Renascer foi vice-campeão durante anos, até que em 2019, o time alcançou o primeiro lugar na Copa Cultura. Com a pandemia do novo coronavírus o torneio está interrompido, mas segundo a direção da Copa, em breve retornará aos campos da cidade.

O policial Danilo Lemos, é membro da diretoria do time e conta que em dia de jogo, é uma festa na Vila Esperança.

"O pessoal tem o costume de ir a pé da Vila até o Campo do Social, a torcida empurra o time, existe toda uma paixão pelo time por parte do pessoal da Vila. A gente sempre perdia a final, nos pênaltis, então em 2019 foi uma festa."

Comércio

A Vila Esperança possui algumas mercearias e padarias, entretanto, a população se beneficia com a proximidade da Vila com o bairro São Sebastião, que possui um comércio muito rico de variedades.

Religião

O bairro conta com duas comunidades católicas. A Santa Maria Madalena, localizada na Rua Professor Severino e a Comunidade Santa Cruz. Além delas, uma filial da Igreja Evangélica Assembleia de Deus que reúne fiéis na rua Ewbank da Câmara.

 

 

Fotos: Mariana Figueiredo / Tamires Belchior / Danilo Lemos

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário