Vacinas da Pfizer serão entregues a Santos Dumont
Data de Publicação: 31 de maio de 2021 23:04:00 Essa é a primeira vez que o município vai receber o imunizante da empresa norte-americana. Nesta semana chegarão doses da Coronovac e AstraZeneca.
|
Por Peterson Escobar - Repórter
Santos Dumont vai receber pela primeira vez uma remessa de vacinas contra a Covid-19 da empresa norte-americana Pfizer. Segundo a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), serão 1.596 doses destinadas ao município. A vacina produzida pela farmacêutica Pfizer, em parceria com a empresa alemã BioNTech, conta com um esquema de duas doses, assim como a CoronaVac e a AstraZeneca que já vem sendo aplicadas nos sandumonenses.
A chegada da nova remessa de vacinas na região está prevista para hoje (31) às 14h30 em Juiz de Fora e será distribuída no decorrer da semana aos municípios vizinhos, incluindo Santos Dumont que receberá a remessa da Pfizer terça-feira (08/jun). De acordo com a SRS-JF, além da vacina da Pfizer, SD vai receber também uma nova remessa de doses da AstraZeneca e da CoronaVac (Somente para aplicação da segunda dose).
Ainda na última sexta-feira (28), a coordenadora da Vigilância em saúde, Odinéia Amorim, já havia admitido ao Portal 14B a possibilidade de uso da Pfizer na cidade. "Vamos nos renunir hoje - sexta-feira - para vermos certinho as diretrizes para utilizarmos a vacina da Pfizer aqui em Santos Dumont. Até então sabemos que agora ela pode ser armanezada em temperatura de 2ºC a 8ºC, o que nos dá uma margem de aplicação das doses por alguns dias. Então a partir do momento que recebermos, teremos que utilizá-las rapidamente nesse período para que não haja perdas", disse Odinéia.
Liberação da Pfizer
O Ministério da Saúde só liberou a utilização da Pfizer em todos os municípios do país na última sexta-feira (28), depois da definição das novas condições de conservação e armazenamento do imunizante. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da Pfizer nas cidades fora as capitais, desde que a vacina seja mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC.
Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisavam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Tais condições não permitiam que Santos Dumont e outras cidades do interior pudessem receber esse imunizante.
Distribuição da Pfizer na região
A partir da remessa desta segunda, outras 73 cidades mineiras vão passar a receber o imunizante contra a Covid-19 da Pfizer. A lista inclui cidades com população entre 30 mil e 78.999 habitantes, com cinco municípios da macrorregião Sudeste: Além Paraíba, Carangola, Cataguases, Leopoldina e Santos Dumont. Na atual carga, são 60.840 doses da vacina que vão partir do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, em direção às unidades regionais de saúde. A remessa da Pfizer será destinada à imunização de pessoas com deficiência permanente, comorbidades, trabalhadores do transporte aéreo e das Forças de Segurança e Salvamento.
A inclusão de novos municípios partiu de análise da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS). O critério para a seleção das cidades incluiu, além do tamanho populacional: ter equipe capacitada para a administração da vacina; os municípios deverão estar distantes no máximo 2h30 da capital, por trajeto aéreo ou rodoviário, se utilizando de veículo refrigerado; as unidades de saúde devem comprovar mecanismos de agendamento para vacinação; a lista de usuários indicados à vacinação deve ser de duas vezes o total de vacinas disponibilizadas àquela unidade.
Distribuição das vacinas em Santos Dumont
De acordo com a coordenação da Vigilância em Saúde, embora a SRS tenha anunciado 1.596 doses, o quantitativo da Pfizer ainda não foi oficializado ao município. Uma reunião ocorrerá no fim desta segunda-feira (31) para tratar sobre o assunto. A expectativa de Odinéia Amorim, coordenadora do departamento, é que SD avance na vacinação com a chegada das novas doses. Atualmente a cidade está prestes a terminar a vacinação das pessoas com comorbidades. Na sequência, passará para novas prioridades como: Pessoas com deficiência permanente, profissionais da educação e ligados a ao setor, motoristas dos coletivos urbanos, caminhoneiros, agentes da segurança pública, detentos e outros grupos.
Odinéia ainda alertou para a impossibilidade das pessoas escolherem qual das vacinas tomar, problema que surgiu nas últimas semanas no município. A administração dos imunizantes e suas aplicações compete aos profissionais da Secretaria de Saúde envolvidos na campanha.
Matéria atualizada em 01/junho - Jornalista Marco Evangelista
Foto de capa: Marco Verch (via Flickr)

Brasil retoma produção de insulina depois de duas décadas
Portal 14B: Presidente Lula acompanha inauguração de nova fábrica que terá capacidade para suprir a demanda nacional e favorecer o acesso de 1,9 milhõ Saiba Mais +
Descontinuação na produção nacional de insulina afeta abastecimento em Santos Dumont, diz Secretaria de Saúde
Portal 14B: Pasta informa que mantém diálogo constante com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e com o Ministério da Saúde para resolver o proble Saiba Mais +
Prefeito e autoridades de Saúde representam Santos Dumont no Conexão Minas-Saúde Regional em Juiz de Fora
Portal 14B: Evento reuniu gestores de cidades da região em evento na Faculdade Suprema, nessa quinta-feira (10) Saiba Mais +
Queda na arrecadação: Ivan Amorim detalha situação do Hospital Misericórdia de Santos Dumont
Portal 14B: Provedor vai viajar a Brasília nas próximas semanas e pretende se reunir com o deputado Luiz Fernando Faria e com o ministro da Saúde, Ale Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|