Três UBS passam a contar com tratamento odontológico
O atendimento nas UBS da Vila Esperança e do Córrego do Ouro será de segunda à sexta-feira. Já na unidade de São João da Serra o atendimento acontece às terças e quartas-feiras
Por Redação
Três Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão passar a contar com tratamento odontológico em Santos Dumont. Segundo a Prefeitura, o serviço que começará a funcionar nos próximos dias será disponibilizado nas UBS de São João da Serra, na zona rural, e em duas UBS urbanas localizadas nos bairros Vila Esperança e Córrego do Ouro.
Nos três locais o atendimento será incorporado ao Programa de Atenção Básica do município. Segundo apuração do Portal 14B, das 13 UBS da cidade, apenas a unidade do bairro da Glória oferecia até então o serviço de odontologia em atenção primária. A partir de agora, portanto, serão quatro unidades à disposição da população com atendimento odontológico.
A coordenadora do Programa Sáude da Família (PSF), Verônica Bordonal, falou sobre a importância dos moradores terem acesso a esse tipo de serviço: "A saúde começa pela boca, pelo cuidado dos dentes. É fundamental ter esse atendimento disponível para a população".
Nos postos da Vila Esperança e do Córrego do Ouro, o atendimento acontecerá de segunda à sexta, enquanto na unidade de São João da Serra o atendimento será realizado em dois dias da semana: às terças e quartas-feiras.
Segundo a Prefeitura, serão disponibilizados atendimentos da rede de atenção primária e preventiva além de todos os tipos de atendimentos básicos. Limpeza, obturação e extração são alguns exemplos de atendimentos realizados no programa. Em virtude da pandemia de Covid-19, os atendimentos estão sujeitos a possibilidade ou não de realização, de acordo com os protocolos de biossegurança do Programa Minas Consciente. Há atendimentos nos quais o paciente fica muito exposto a um possível contágio, e, por isso, os protocolos sanitários preveem restrições a depender da faixa e risco de contaminação de cada momento. Em determinadas ondas, apenas atendimentos de emergência são permitidos.
O início das atividades está sendo viabilizado através da contratação de novos profissionais que atuarão nas unidades. O Edital 002/2021 conta com o cadastro de reserva para profissionais da área, que nos próximos dias começarão a ser chamados pelo Departamento de Recursos Humanos para a contratação e início da prestação do serviço.