Português (Brasil)

Testagem de Covid-19 no Centro de Triagem ainda não tem previsão de retorno em Santos Dumont

Testagem de Covid-19 no Centro de Triagem ainda não tem previsão de retorno em Santos Dumont

Data de Publicação: 24 de janeiro de 2022 19:27:00 Secretário de Saúde informou que os insumos ainda não chegaram em Santos Dumont, todavia afirmou que pretende implementar a testagem em pelo menos quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) quando os testes estiverem na cidade

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Sem testes de Covid-19 há três dias, o Centro de Triagem (CT) em Santos Dumont não voltará a disponibilizar o serviço nesta terça-feira (25), como havia previsto a Secretaria de Saúde. O Portal 14B conversou, na noite desta segunda (24), com José Geraldo de Almeida, diretor da pasta, que alegou atraso na entrega dos insumos.

"A compra do lote com 5 mil testes foi feita e os insumos vão vir de São Paulo. Teriam que chegar hoje, mas não chegaram. Entramos em contato com o fornecedor e estamos aguardando uma posição. Por enquanto, não temos uma previsão para o retorno da testagem no Centro de Triagem", disse.

Durante todo o mês de janeiro, a procura por testes que detectam a doença foi alta no município. Há duas semanas, o Portal 14B mostrou que quase 2 mil atendimentos haviam sido feitos no Centro de Triagem nos primeiros 10 dias do ano. O crescimento da demanda levou a Secretaria a limitar a quantidade de testes no CT, sendo distribuídas 75 fichas na parte da manhã e 75 na parte da tarde. O local também passou a operar como novo protocolo, sendo feita uma triagem ainda na fila de espera.

Testagem nas Unidades Básicas de Saúde

Apesar de não ter uma data específica para o retorno da testagem no CT, José Geraldo afirmou que assim que os testes chegarem na cidade uma parte será distribuída a pelo menos quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

"Está praticamente certo, acredito que tenha uma demanda reprimida por testes e na hora que o serviço estiver disponível, temos que desafogar o Centro de Triagem. Por isso devemos disponibilizar testes em pelo menos quatro UBS's: Córrego do Ouro, Bairro da Glória, Vila Esperança e São Sebastião", informou o secretário.

Uma reunião nesta terça-feira (25) deve definir a nova coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que também fica responsável pelos postos de saúde, já que o cargo está vago desde que a servidora Verônica Bordonal saiu, há quase um mês.

Uma das reclamações da população é justamente a falta de testagem nos bairros e a quantidade de 10 fichas disponibilizadas para atendimento nos postos de saúde. Segundo os moradores, o número é insuficiente, principalmente, nas UBS's que atendem mais de um bairro.

 

Foto: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário