Português (Brasil)

Sec. de Saúde de JF descumpre liminar judicial e bebê Eloah só foi encaminhada na manhã deste sábado

Sec. de Saúde de JF descumpre liminar judicial e bebê Eloah só foi encaminhada na manhã deste sábado

Data de Publicação: 3 de setembro de 2022 14:00:00 Apesar de liminar determinando transferência imediata para UTI neonatal, recém-nascida foi transferida para o Hospital Maternidade Therezinha de Jesus e passará por procedimento cirúrgico no início da tarde

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter...

 

No início da tarde deste sábado (03), a pequena Eloah Gabrielly começou a ser preparada para passar por uma cirurgia. Apesar de atraso, a recém-nascida natural de Santos Dumont, foi transferida ainda nessa manhã para o Hospital de Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) em Juiz de Fora. 

A chegada de Eloah ao hospital demorou mais que o esperado, mesmo após a Justiça da 2ª Vara da comarca de Juiz de Fora conceder uma liminar que determinava a transferência imediata da pequena para uma UTI neonatal de uma unidade hospitalar na noite de sexta (02). Somente no final da manhã deste sábado (02) a família conseguiu que a recém-nascida fosse transferida.

De acordo com o Hudson Danilo, pai da menina Eloah, o secretário de Saúde de Juiz de Fora descumpriu a ordem do juiz. "Ele não correu atrás de nada, ontem era meia noite e a gente estava saindo de JF para ir para Santos Dumont, porque não moramos aqui e mesmo como o mandado nada tinha sido resolvido", conta.

Ainda de acordo com Hudson, a situação se estendeu pela manhã deste sábado e só foi resolvida após a advogada Dra. Nayara Alvim dos Reis entrar com um novo pedido para a liberação de um leito para a Eloah. Este novo pedido foi atendido e a criança se encontra na unidade do HMTJ.

"Agora depois de muito tempo e com ajuda do povo, porque não foi nem Prefeitura nem nada não, foi o povo que conseguiu tirar ela da UPA e encaminhar ela para a maternidade", desabafa o pai de Eloah.

Eloah Gabrielly passou quatro dias internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte de Juiz de Fora. Ela chegou com um quadro de vômito e foi diagnosticada com estenose hipertrófica de piloro, doença que a impede de se alimentar de forma convencional.  

Sustos durante a noite de sexta-feira

Os pais de Eloah passaram por dois sustos com a menina na noite desta sexta-feira. Como ela ainda não havia sido transferida para uma unidade UTI neonatal, a pequena seguia internada na UPA.

Segundo relatos do pai, um episódio de engasgo o deixou bastante aflito. "Ela engasgou com o vômito, tive que chamar o enfermeiro correndo pra desengasgar. Ela quase perdeu os sentidos, ficou muito vermelha", relata Hudson.

O episódio que trouxe maior preocupação para os pais da pequena Eloah foi a situação com o braço da bebê. "Ela estava em pé no meu colo e notei que o braço estava muito inchado. Pedi a enfermeira pra olhar se estava com acesso ainda, quando tirou os curativos que estavam em volta da mão, o seu braço estava muito inchado", lembra com pesar.

Hudson conta que os funcionários da UPA, para amenizar o inchaço, realizaram compressa no braço da bebê.

Insatisfação com a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora

A felicidade da família de Eloah, após a liminar que concedia a ida da pequena para UTI neonatal de imediato, durou pouco. O pai da pequena relata que a ordem judicial não foi cumprida e a criança seguiu internada na UPA por muito tempo.

Diante dessa situação, a advogada Dra. Nayara, solicitou um mandado de prisão contra o secretário de Saúde de Juiz de Fora pelo crime de descumprimento, de acordo com o artigo 330 do código penal, além de fixação de multa por hora de descumprimento. De acordo com Dra. Nayara os pedidos estão sendo analisados pelo juiz.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde afirma que: "mesmo com a liminar, é preciso encontrar a vaga para realizar a transferência. A partir do momento que ela chega na PJF, a regulação já começa a busca. Não é um procedimento simples", justifica.

 

Imagens: Reprodução

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

GRAÇAS A DEUS FOI RESOLVIDO O PROBLEMA DA BEBÊ.